sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Medalha de São Bento


A medalha de São Bento foi colocada no altar mor da Matriz de São Bento neste dia 03 de Setembro. A mesma foi pintada por André vocacionado e coroinha de nossa Paróquia. Quem chegar na Igreja matriz identificará logo o santo padroeiro. Na medalha está as letras iniciais da oração de São Bento e a Cruz. "A Cruz Sagrada seja a minha Luz. Não seja o dragão o meu guia. Retira-te satanás. Nunca me aconselhes coisas vãs. É mau o que tu me ofereces. Bebe tu mesmo o teu veneno.
  Na haste vertical da cruz lêem-se as iniciais C S S M L: Crux Sacra Sit Mihi Lux - "A Cruz sagrada seja minha luz". Na haste horizontal lêem-se as iniciais N D S M D: Non Draco Sit Mihi Dux - "Não seja o dragão meu guia". No alto da Cruz está gravada a palavra PAX ("Paz"), que é lema da Ordem de São Bento. Às vezes, PAX é substituído pelo monograma de Cristo: I H S. À partir da direita de PAX estão as iniciais: V R S N S M V: Vade Retro Sátana Nunquam Suade Mihi Vana - "Retira-te, satanás, nunca me aconselhes coisas vãs!" e S M Q L I V B: Sunt Mala Quae Libas Ipse Venena Bibas - "É mau o que me ofereces, bebe tu mesmo os teus venenos!".

André


Nenhum comentário:

Postar um comentário