sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Seminário de São Pedro celebra 95 anos de formação de sacerdotes


Fachada do quase centenário Seminário de São Pedro

Uma programação especial está sendo planejada, culminando com missa solene no dia 20 de fevereiro, momento em que serão ordenados quatro diáconos transitórios da Arquidiocese
Atuar na formação de novos sacerdotes. Esse é o propósito do Seminário de São Pedro, da Arquidiocese de Natal, que comemora este ano, 95 anos de fundação. Sob o tema "Seminário de São Pedro: 95 anos oferecendo mãos ungidas para o serviço da fé", uma programação especial está sendo planejada, com a realização de um tríduo preparatório, no período de 17 a 19 de fevereiro, no próprio Seminário, na av. Campos Sales, bairro Tirol, em Natal. A cada noite do tríduo, a celebração terá como presidente e concelebrantes, ex-alunos do Seminário. As atividades culminam no dia 20, com missa solene, às 17h, na Catedral Metropolitana, momento em que serão ordenados quatro diáconos transitórios da Arquidiocese.Segundo o reitor do Seminário, o padre José Nazareno, a comemoração da data representa uma oportunidade de dar graças a Deus pelos cristãos e padres formados na  instituição. "Acredito que o número de jovens que foram formados em nossa casa e foram ordenados, encontra-se muito acima dos 200 padres. Este é um momento propício para enaltecer a generosa e incansável doação dos reitores, demais formadores e fiéis leigos, que nestes quase 100 anos contribuíram imensamente para a formação de santos sacerdotes", comemora.
De acordo com o seminarista João Batista, que será um dos ordenados diáconos transitórios no dia 20 de fevereiro, a formação no Seminário representou para ele um divisor de águas. "Sou muito grato pela formação recebida no Seminário. Fui um dos mais jovens seminaristas a ingressar. Entrei no Seminário aos 17 anos, no ano de 2007. A formação recebida lá contribui para moldar o perfil de homens que possam estar sempre a serviço da Igreja no mundo atual, marcado por tantos desafios. Só tenho a agradecer, realmente", enfatiza.

Foto: José Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário