sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Dia de Frei Galvão





O dia 25 de outubro é uma data para comemorar!  Afinal, hoje é celebrado o dia de Santo Antônio de Santana Galvão, mais conhecido como Frei Galvão, o primeiro santo nascido no Brasil.
Canonizado em maio de 2011, durante a visita do Papa Bento XVI ao Brasil, Frei Galvão é conhecido por suas pílulas milagrosas, indicadas para quem tem problemas de saúde ou na gravidez, para ajudar durante o parto.
Considerado o “arauto da paz e da caridade”, o santo nasceu em 1739, na cidade de Guaratinguetá, apesar ser de uma família com muitas posses, ele renunciou a tudo para entrar, aos 16 anos, no Convento de São Boaventura de Macacu, no Rio de Janeiro. Em 1761, fez seus votos e foi mandado para o Convento de São Francisco, em São Paulo.
Depois de uma vida dedicada a Cristo e às obras de caridade, Frei Galvão faleceu em 23 de dezembro de 1822 e foi sepultado na Igreja do Recolhimento, construção que ajudou a criar, conhecida hoje como Mosteiro da Luz.
A origem das pílulas remete-se a ocasiões em que o frei ajudou pessoas com problemas de saúde. Em um certo dia, ele foi procurado por um senhor muito aflito, porque sua mulher estava em um difícil trabalho de parto. Frei Galvão escreveu em três papelinhos o versículo do Ofício da Santíssima Virgem: Pos partum Virgo, Inviolata permansisti: Dei Genitrix intercede pro nobis (Depois do parto, ó Virgem, permaneceste intacta: Mãe de Deus, intercedei por nós). Entregou-os ao homem. A mulher ingeriu os papelinhos, que foram dobrados como pílula. A criança nasceu normalmente. Outro caso foi com um jovem que sofria com dores provocadas por cálculos visicais. Frei Galvão fez outras pílulas semelhantes e deu-as ao moço. Após ingerir os papelinhos, o jovem expeliu os cálculos e ficou curado. Desde então, os papelinhos foram muito procurados. Até hoje, o Mosteiro fornece para pessoas que têm fé na intercessão de frei Galvão.
Oração:
Intercedei para que, a vosso exemplo, eu promova a paz e a caridade em todos os momentos de minha vida. Amém.
Fonte:http://www.rio2013.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário