terça-feira, 27 de agosto de 2013

27 de Agosto de 2013

Dia 27 de agosto - Santa Mônica (332-387)


Mônica nasceu no norte da África e sempre foi cristã.  Casou-se, porém, com um pagão de nome Patrício, com quem teve três filhos.  Um deles, mais tarde viria a ser um dos personagens mais importantes da Igreja: Santo Agostinho.
O marido a fez sofrer bastante, mas Mônica confiava em Deus e pedia sempre a graça da conversão de seu marido, o que veio a conquistar um ano antes de seu falecimento.  Viúva, Mônica passou a concentrar sua atenção nos filhos, sobretudo em Agostinho que se revelava um jovem rebelde, apesar da extrema inteligência.
Uma bolsa de estudos levou Agostinho à Universidade de Cartago, onde aprendeu doutrinas totalmente contrárias à cristã e entregou-se à libertinagem.  Quando descobriu o tipo de vida que Agostinho levava, Mônica o proibiu de voltar para a casa.
Durante 17 anos viveu afastada do filho, apenas rezando por sua conversão.  Quando completou 29 anos, Agostinho seguiu para Roma, onde pretendia ensinar retórica. Mônica, convencida que ali conquistaria a conversão do filho, o seguiu.  Em Roma, Agostinho torna-se amigo do Bispo Ambrósio que o conquistou com suas pregações. Convertido, o rapaz reconciliou-se com sua mãe, de quem passou a ser o grande companheiro até a morte dela.
Santificando minha vida:
O exemplo de Mônica nos leva à imagem da mãe que nunca desiste de seus filhos. Peçamos, hoje, a Deus, que os exemplos que mãe que temos em nossas vidas sejam sempre marcas do amor de Deus que também não desiste de seus filhos.
Oração à Santa Mônica:
Santa Mônica de vós foi dito com razão, a respeito da conversão do vosso filho Agostinho: “Não pode ficar sempre perdido um filho de tantas lágrimas.” Olhai agora para o meu coração angustiado por causa do comportamento de meu filho (a).  Tenho sofrido tanto desgosto.  Santa Mônica, intercedei por mim e por meu filho (a).  Livrai-o (a) do tóxico, do vício e das más companhias.
Juntai as vossas lágrimas com as minhas, para comover o coração de Deus.  E assim o meu filho(a) vai voltar para o bom caminho da fé e da bondade.  Eu confio em Deus e na vossa intercessão de mãe junto a ele.  Minha Santa Mônica, implorai ao Pai do Céu, para que chame de volta o meu filho(a), que certamente não está feliz. Concedei essa alegria ao meu coração amargurado.  Santa Mônica, rogai por nós. Santo Agostinho, rogai por nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário