sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Festa da padroeira da Arquidiocese de Natal começa neste domingo



Imagem de Nossa Senhora da Apresentação

A partir de domingo, 11 de novembro, a Arquidiocese e a cidade do Natal festejam a padroeira, Nossa Senhora da Apresentação. Durante dez dias, os fiéis terão a oportunidade de participar de uma diversificada programação com caminhadas, missas, novenas, atendimento de confissões, reza do Ofício de Nossa Senhora e do terço, e atividades sociais, incluindo funcionamento de barracas e shows musicais.

O ápice dos festejos acontecerá no dia 21, feriado no município de Natal. Nesse dia, a programação terá início a zero hora, com uma vigília, na Pedra do Rosário. A partir das 3h30, acontecerá a procissão fluvial, pelas águas do Rio Potengi, com a imagem de Nossa Senhora da Apresentação. A procissão encerrará na Pedra do Rosário, onde, às 5 horas, será celebrada a missa, presidida pelo Vigário Geral da Arquidiocese, Padre Edilson Soares Nobre. Tradicionalmente, todos os anos, milhares de fiéis participam dessa celebração.

Ainda no dia 21, às 7h30, haverá missa, na antiga Catedral, presidida pelo Monsenhor Agnelo Dantas Barretto. Às 10 horas, na Catedral Metropolitana, haverá missa solene, presidida pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha. Às 14 horas, acontecerá a caminhada, intitulada '9º Natal Caminha com Maria', saindo do Santuário dos Mártires, no bairro de Nazaré, para a Catedral Metropolitana, onde haverá missa, também presidida pelo Arcebispo.
Durante os festejos, circula a XI edição da Revista Rosário do Potengi. Nesta edição, a revista traz uma matéria sobre o funcionamento da Paróquia da Catedral, criada em 29 de dezembro de 2009; artigos sobre o Ano da Fé, 50 anos da Campanha da Fraternidade e do Concílio Vaticano II; além da novena e do hinário da festa.

À luz do Ano da Fé e do Concílio

"Mãe da Apresentação, modelo perfeito de fé" é o tema escolhido para a festa de Nossa Senhora da Apresentação 2012. Segundo o pároco da Paróquia da Catedral, Padre Valdir Cândido de Morais, o tema está relacionado com o Ano da Fé, proclamado pelo Papa Bento XVI. "Julgamos que Maria foi quem mais professou sua fé, dando o sim ao projeto de Deus. Então, por isso, e em consonância com o Ano da Fé, escolhemos este tema", enfatizou.

Já, o lema é uma citação do Evangelho de Lucas, no texto conhecido como Magnificat: "Bem aventurada aquela que acreditou". "Uma vez que Maria deu seu sim ao projeto de Deus, ao mesmo tempo a alegria invadiu seu coração, e ela, por meio do Espírito Santo, tornou realidade o projeto de Deus, gerando o filho, Jesus Cristo", explicou o pároco.

Durante as festividades, a cada noite um subtema norteará a pregação da novena. Segundo o Padre Valdir, cada subtema é baseado no capítulo 8, da Constituição Dogmática Lumen Gentium, do Concílio Vaticano II. "Esse capítulo é dedicado à Bem Aventurada Virgem Maria, Mãe de Deus. A Lumen Gentium foi promulgada pelo Papa Paulo VI, em 21 de novembro de 1964, dia da apresentação de Nossa Senhora", comenta Padre Valdir.

Um convite ao projeto de Deus

De acordo com o pároco da Catedral, a festa de Nossa Senhora da Apresentação é momento que possibilita às pessoas a adesão ao projeto de Deus. "Somos uma Igreja em estado permanente de missão e estamos vivenciando as alegrias do Ano da Fé, proclamado pelo Papa Bento XVI, como também vivemos os 50 anos do Concílio Vaticano II. Neste clima de alegria, queremos que este momento da festa de Nossa Senhora da Apresentação possibilite a nossa adesão ao projeto de Deus, que tão bem foi aceito por Nossa Senhora", destaca Padre Valdir. E acrescenta: "A festa que vamos celebrar nestes dias é um grande momento de crescimento na nossa missão e, ao mesmo tempo, um momento propício para reacender nossa fé e receber as graças que nos vêm pela intercessão da Mãe, Maria Santíssima."


fonte: Arquidiocese de Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário