segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Semana Mundial da Água quer uso consciente do recurso

Rádio Vaticano


Com o tema “Segurança Hídrica e Alimentar”, foi aberta neste domingo, 26, na Suécia, a Semana Mundial da Água 2012. A proposta é aumentar a conscientização para a importância do recurso. A sede do evento, que termina no próximo dia 31, é o Instituto da Água em Estocolmo, na Suécia. A ocasião promete ser uma introdução do Ano Internacional da Cooperação da Água, que será marcado em 2013.

Segundo informa a Rádio ONU, desde 1991, anualmente, a Semana Mundial da Água oferece uma oportunidade única para a troca de opiniões, experiências e práticas entre as comunidades científica, empresarial, política e cívica.

Através de análises sobre a água e os desafios relacionados ao seu impacto na saúde, no clima e na economia, o objetivo do evento é fornecer respostas concretas em escala global que sejam sintonizadas a particularidades locais.

A Ong WWF-Brasil afirma que o país (que tem cerca de 14% de toda água doce disponível) é peça chave no “quebra-cabeça da conservação do planeta”.

Em março passado, quando participou do VI Fórum Mundial da Água em Marselha, na França, o Pontifício Conselho da Justiça e da Paz reafirmou que “a água, como elemento essencial para a vida”, não deve ser considerada como “uma simples mercadoria”, mas um bem destinado a todos.

Para promover a atuação do direito à água nos países em desenvolvimento, a Santa Sé convidou a comunidade internacional a adotar novas modalidades de financiamento, como por exemplo, utilizar capitais obtidos da eventual taxação de transações financeiras.

FONTE: http://noticias.cancaonova.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário