segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Primeira diocese da América Latina celebra 475 anos

Da Redação, com Rádio Vaticano

Arquivo
Catedral de Cuzco, ou Catedral Basílica da Virgem da Assunção, construída entre os anos de 1560 e 1664
 
O Papa Bento XVI nomeou o Cardeal Eduardo Vela Chiriboga, Arcebispo emérito de Quito, como seu enviado especial às celebrações pelo 475° aniversário da Primeira Diocese do Peru e da América do Sul, a atual arquidiocese de Cuzco, que se realizarão entre os dias 24 e 28 de outubro de 2012.

Comemorando os 475 anos de criação canônica da Diocese de Cuzco propomo-nos – afirma uma nota no site da Arquidiocese - viver e celebrar diferentes acontecimentos jubilares no caminho da renovação missionária.

A Diocese de Cuzco e sua Catedral, sufragânea de Sevilha, foram criadas pelo Papa Paulo III, no dia 13 de janeiro de 1536, com a Bula “Illius fulti praesidio”.

No dia 18 de janeiro de 1537, Paulo III nomeou Frei Vicente de Valverde, O.P, como o primeiro Bispo de Cuzco. Com este fato nasceu a Diocese, que se estendia de Santa Fé (atual Colômbia) até o Chile.

O atual arcebispo de Cuzco, Dom Juan Antonio Ugarte Pérez, disse que “temos que lembrar que seremos a primeira Arquidiocese do Peru que celebrará os 475 anos, assim que é importante dar incentivo e exemplo aos que virão com os demais jubileus”.
 
FONTE:  http://noticias.cancaonova.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário