segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Museu dedicado a João Paulo II recebe cópia da Bíblia de Gutenberg

Rádio Vaticano

Arquivo
Página do Antigo Testamento da Bíblia impressa por Gutenberg 
 
O "Museu das Moedas e Medalhas" dedicado a João Paulo II foi inaugurado em 11 de agosto de 2011, em Czestochowa, na Polônia. Nele podem ser admiradas mais de seis mil medalhas e moedas com a efígie do Papa polonês.

Agora, a coleção foi enriquecida com uma cópia da Bíblia Gutenberg de Pelplin. O tomo, impresso nos anos 1452-1455, é um dos 19 exemplares sobrevividos até os nossos dias. À distância de um ano da abertura, o fundador e diretor do Museu, Krzysztof Witkowski, disse ter a alegria do fato de a coleção conservar agora "uma tão especial cópia da Bíblia".

"O exemplar que se encontra em nossa coleção – afirma ainda Witkowski – é diferente de todas as cópias feitas precedentemente. Os impressos e cópias que pareciam novos foram feitos por franceses e alemães. A cópia de que dispomos é totalmente original: impressão em relevo, manhas de umidade e até mesmo o caractere do tempo."

"Trata-se de uma cópia que contém todos os traços de sujo e aquilo que é deixado pela passagem do tempo. A cópia da nossa coleção é numerada com o número 5", ressaltou. A cópia da impressão da Bíblia de Gutenberg foi doada ao Papa João Paulo II em 2003.

FONTE: http://noticias.cancaonova.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário