Ministério da Saúde
A campanha tem como objetivo incentivar às mães brasileiras a amamentar até os dois anos ou mais
O ministro da Saúde, Alexandre
Padilha, e o presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, Eduardo
Vaz, lançaram, nesta quarta-feira, 1º , no Rio de Janeiro, a Campanha
Nacional de Amamentação 2012. O evento integra a 21º Semana Mundial de Amamentação, que ocorre até o dia 7 de agosto, com comemorações em todo o País.
Durante a ocasião, Padilha anunciou R$ 45 milhões para investir na qualificação do pré-natal em 2.120 municípios. As ações fazem parte da estratégia Rede Cegonha, lançada em 2011, para ampliar e qualificar a assistência prestada às gestantes e aos bebês no Sistema Único de Saúde (SUS).
Durante a ocasião, Padilha anunciou R$ 45 milhões para investir na qualificação do pré-natal em 2.120 municípios. As ações fazem parte da estratégia Rede Cegonha, lançada em 2011, para ampliar e qualificar a assistência prestada às gestantes e aos bebês no Sistema Único de Saúde (SUS).
“As
mães que enfrentaram dificuldades de amamentar no passado foram
fundamentais para reforçar a importância de conscientizar as mulheres
sobre os benefícios do aleitamento hoje”, lembrou o ministro Alexandre
Padilha durante o lançamento da campanha que este ano tem como tema
“Amamentar hoje é pensar no futuro”.
A madrinha deste ano é a cantora Wanessa, mãe de José Marcus, nascido em janeiro. “Agradeço profundamente a você Wanessa por ter aceitado este convite. O Ministério da Saúde tem sempre gratidão e alegria em saber que mulheres como você nos ajudam a acabar com mitos sobre aleitamento materno”, declarou Padilha.
A madrinha deste ano é a cantora Wanessa, mãe de José Marcus, nascido em janeiro. “Agradeço profundamente a você Wanessa por ter aceitado este convite. O Ministério da Saúde tem sempre gratidão e alegria em saber que mulheres como você nos ajudam a acabar com mitos sobre aleitamento materno”, declarou Padilha.
A
campanha produzida pelo Ministério da Saúde e a SBP tem como objetivo
incentivar às mães brasileiras a amamentar até os dois anos ou mais e de
forma exclusiva até os sexto mês de vida do bebê. “Foi a maior
descoberta da minha vida este dom que é amamentar. Se a mulher pode e
tem saúde para amamentar não há motivo para não fazê-lo”, destacou
Wanessa. O leite materno é um dos maiores aliados no combate à
mortalidade infantil. Só na última década, o Brasil reduziu a taxa em
47%, graças a um conjunto de políticas públicas voltada para a família, a
gestante e a criança.
Nesta
campanha, serão distribuídos cartazes e folhetos aos municípios de todo
o país, com a imagem da madrinha Wanessa amamentando o seu primeiro
filho e com orientações para as mulheres sobre como amamentar e quais os
benefícios dessa prática. Também foram produzidas peças para a
internet, televisão e rádio.
A
Semana Mundial de Amamentação é uma estratégia idealizada pela Aliança
Mundial para Ação em Aleitamento Materno (Waba, a sigla em inglês) e
ocorre em cerca de 150 países. Esse ano, o tema escolhido são os 10 anos
da “Estratégia Global para a Alimentação de Lactentes e Crianças de
Primeira Infância” (OMS e Unicef) e seu objetivo é aprimorar as práticas
alimentares, melhorando o impacto na sobrevivência, no crescimento e no
desenvolvimento, na saúde dos bebêscomo um todo.
FONTE: http://noticias.cancaonova.com
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