quinta-feira, 31 de maio de 2012

Catedral de Natal conquista recorde brasileiro





A Catedral Metropolitana de Natal-RN entra em 2012 para o RankBrasil — empresa que registra recordes brasileiros—por ser a catedral com maior vão livre em concreto protendido, com a marca de 60 metros. 
Também conhecida como Catedral Nova ou Catedral Nova Cidade, a igreja foi inaugurada em 21 de novembro de 1988 e é dedicada a Nossa Senhora da Apresentação.

A área total da Catedral em planta é de 3.250 m² e por sua beleza arquitetônica e concepção estrutural, a obra é vista até hoje como extremamente moderna. Marconi Grevy desenvolveu o projeto arquitetônico. O estrutural é de autoria do engenheiro civil José Pereira da Silva e coautoria dos engenheiros civis Flávio César da Costa Pereira e Fábio Sérgio da Costa Pereira.

Ele explica que o concreto protendido foi utilizado para permitir vencer um vão livre de 60 metros, em cobertura com vigas curvas de altura variável: “Foi um desafio por ser a primeira obra de concreto protendido executada em Natal, com toda a equipe técnica, inclusive operários, radicada na cidade”. 
O engenheiro fala ainda sobre a importância de fazer parte do RankBrasil por um recorde conquistado através da Catedral. “O registro de uma obra emblemática para a engenharia estrutural nacional e para a cidade de Natal é um reconhecimento marcante”, destaca. 

Dificuldades - Entre os problemas enfrentados para executar o projeto, o engenheiro menciona a complexidade da Catedral, a equipe técnica estritamente local e a necessidade de fixação de escoramento e formas de madeira com até 25 metros de altura, sem nenhum acidente. 

Outro obstáculo tem relação com a Matemática: “Na época, o cálculo estrutural foi desenvolvido apenas com a utilização de régua de cálculo e máquina manual de calcular, da marca Facit”. 

Pela escassez de recursos e dificuldades de ordem construtiva, a obra foi executada de forma bastante lenta. Conforme o engenheiro, a Catedral ficou pronta em cinco anos. 

Concreto protendido - A Catedral de Natal foi edificada sem pilares ou vigas no seu interior, no sistema construtivo denominado concreto protendido. 

De acordo com José Pereira, o concreto protendido é recomendado para todas as obras com grandes vãos, nas mais diversas formas, com reduzidas dimensões e deformações. 

A obra - A obra foi toda executada por administração direta da Arquidiocese de Natal, com equipe técnica dirigida pelo engenheiro Malef Carvalho e supervisionada pelo autor do projeto estrutural. 

Uma das curiosidades da obra, segundo José Pereira, é que pela primeira vez foram utilizadas fundações excêntricas, constituídas de tubulões a céu aberto, parte deles servindo apenas de contrapeso. 
Visita do papa - Em 13 de outubro de 1991, a Catedral Metropolitana de Natal recebeu o papa João Paulo II, durante a sua terceira visita ao Brasil. 

Natal Luz - No ano de 2005, a Catedral teve a iluminação do projeto Natal Luz, da Eletrobras. A igreja foi escolhida para obter a decoração especial entre 70 monumentos selecionados em 55 cidades do Brasil. 
A escolha da Catedral aconteceu pela sua moderna arquitetura e por estar localizada no coração da cidade. Ao todo 100 mil lâmpadas e 500 metros de cordão luminoso decoraram a edificação. 


Fonte: http://www.avozdaserra.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário