sexta-feira, 23 de março de 2012

Arquidiocese de Natal e Câmara Municipal debatem sobre Saúde Pública

Audiência na Câmara de Vereadores discute temática da Campanha da Fraternidade
Foto: José Bezerra

A audiência pública sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2012, proposta pelo vereador Franklin Capistrano, aconteceu na manhã de hoje, 20 de março, às 9h30, no auditório da Câmara Municipal de Natal. Presidida pelo vereador Franklin, a Mesa da audiência contou com a presença do Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha; coordenador da CF 2012, Pe. Alcimário Pereira; Secretária Municipal de Saúde, Maria do Rosário; pelo autor do hino da CF 2012, Roberto Lima; e pelo representante da Defensoria Pública e do Governo do Estado, Felipe Pereira.

Dois momentos marcaram a audiência: o primeiro, com falas do Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha; do coordenador da Campanha, Pe. Alcimário Pereira; do autor da letra do hino da Campanha, Roberto Lima; e do representante da Defensoria Pública, Felipe Pereira. Dom Jaime destacou a importância do envolvimento dos poderes públicos nos debates provocados pela Campanha da Fraternidade. “É preciso entendermos que Saúde não significa só ausência de doenças; não se pode promover a saúde só curando as doenças. É preciso investir na prevenção”, destacou Dom Jaime.

O Pe. Alcimário Pereira, chamou a atenção para um dos objetivos da campanha. “Fazer com que a população se conscientize da importância de lutar pelo direito à Saúde”. Roberto Lima explicou o sentido do hino da Campanha, escrito a partir do método ver, julgar e agir. Felipe Pereira destacou o aspecto da saúde em que a Defensoria atua. “Agimos juridicamente, quando é negada a assistência às pessoas em algumas especialidades”, disse.

O segundo momento foi a apresentação de vídeos da Campanha e o debate. Os vereadores Assis Oliveira, Sargento Regina e Raniere Barbosa destacaram a importância de trazer o tema da Saúde Pública para o debate. Para Raniere, “é preciso sair das visitas e dos discursos e ir à luta para evitar a privatização da Saúde Pública”.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário