quinta-feira, 4 de agosto de 2011

São João Maria Vianney, Patrono do Clero

O Santo Cura d’Ars foi um vigário inflamado de amor de Deus e zelo pelas almas, e pôde comunicar à sua paróquia algo desse amor, de modo a transformá-la de tíbia em fervorosa. Por isso ele é o patrono do clero, e especialmente dos párocos.
Aos 25 anos João Maria recebeu a primeira tonsura. Cerca de cinco anos mais tarde foi aceito para a ordenação sacerdotal, de maneira quase milagrosa. Com as perseguições da Revolução Francesa, o país estava à míngua de padres. Por isso, o vigário-geral de Lyon sentiu-se inclinado à indulgência para com aquele seminarista tão esforçado.



Residência onde viveu o santo na cidade de Ars



A maior parte dos homens perdera o costume de fazer a comunhão pascal, nos muitos anos que ficaram sem sacerdote, e muitos deles não cumpriam essa obrigação essencial havia 15 ou 20 anos.
A luta contra o trabalho aos domingos foi também tenaz, durou quase oito anos, e ainda assim não conseguiu aboli-lo de todo. Em vez de seguir o preceito dominical, iam trabalhar em suas terras aos domingos. O Santo dizia a respeito disso com muita propriedade: “Deixai uma paróquia sem padre por 20 anos, e nela se adorarão os animais”.

corpo de Santo Cura`Dars

Nenhum comentário:

Postar um comentário