sábado, 31 de outubro de 2015

Evangelho do dia


A escolha dos primeiros lugares - Lc 14,1.7-11

Num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. Estes o observavam. Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares. Então contou--lhes uma parábola: “Quando fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar. Pode ser que tenha sido convidado alguém mais importante, e o dono da casa, que convidou os dois, venha a te dizer: ‘Cede o lugar a ele’. Então irás cheio de vergonha ocupar o último lugar. Ao contrário, quando fores convidado, vai sentar-te no último lugar. Quando chegar então aquele que te convidou, ele te dirá: ‘Amigo, vem para um lugar melhor!’. Será uma honra para ti, à vista de todos os convidados. Pois todo aquele que se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado”.link http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&id=5394#ixzz3q8USh2BQ

ECC comemora 35 anos na Arquidiocese de Natal


Os casais que participaram dos Encontros de Casais com Cristo ao longo dos últimos 35 anos na Arquidiocese de Natal estão sendo convidados para participarem do encontro de comemoração, dia 29 de novembro, na Catedral Metropolitana de Natal. 

A equipe dirigente da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz e Lagoa d'Anta convida os casais para participarem das comemorações. Os interessados devem procurar os casais da equipe dirigente para fazer a inscrição.

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Evangelho do dia



Curar em dia de sábado - Lc 14,1-6

Num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. Estes o observavam. Em frente de Jesus estava um homem que sofria de hidropisia. Tomando a palavra, Jesus disse aos doutores da Lei e aos fariseus: “Em dia de sábado, é permitido curar ou não?”. Eles ficaram em silêncio. Então Jesus tomou o homem pela mão, curou-o e o despediu. Depois lhes disse: “Se algum de vós tem um filho ou um boi que caiu num poço, não o tira logo daí, mesmo em dia de sábado?”. E eles não foram capazes de responder a isso.link http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&id=5393#ixzz3q2h0FsxU

Sínodo da Família


A família é a confirmação da bênção de Deus. Nesse olhar, vivemos este tempo especial da graça de Deus, que é a Assembleia Sinodal sobre a família, em Roma, de 04 a 25 de outubro de 2015, com o tema: sobre “a vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo”.
O Sínodo dos Bispos é um grande organismo da Igreja Católica, instituído há 50 anos pelo Papa Paulo VI, no final do Concílio Vaticano II. Ele retoma, de tempos em tempos, os grandes temas do Concílio e atualiza suas reflexões. 
Participam das assembleias do Sínodo, sobretudo bispos, representando as Conferências Episcopais de todo o mundo, escolhidos por seus pares para representá-los. Mas um certo número de bispos participantes também são escolhidos pelo próprio Papa, conforme previsto no Regulamento do Sínodo. Além dos bispos, há outras pessoas convidadas, de acordo com o tema; há sempre vários teólogos, peritos no tema, e também convidados de Igrejas cristãs não católicas. A assembleia do Sínodo é convocada e presidida pelo Papa; ele, no entanto, não coordena pessoalmente os trabalhos, mas confia essa tarefa a presidentes delegados. 
O Papa convoca o Sínodo, justamente, para ouvir a Igreja, por meio dos participantes da assembleia sinodal. Depois, ele fala por meio da Exortação Apostólica Pós-sinodal. A missão do Sínodo é a busca da comunhão e de caminhos comuns para a vida e a missão da Igreja. Esta entende que a família merece um lugar destacado nas preocupações dela mesma, mas também dos governos e responsáveis pela vida dos povos. A família é uma realidade que diz respeito a todos.
Nessa missão, a Igreja, conforme afirma o Papa Francisco, se insere como um “hospital de campanha”, em plena guerra de ideologias e de perigosas relativizações. Acolhe os feridos para qualificar homens e mulheres no desempenho de tarefas educativas, vivendo o amor e por amor, à luz da fé. Busca, assim, fazer com que cada casa, lugar sagrado, seja antídoto para a deterioração na sociedade contemporânea.
Orientada por sua sólida doutrina, a Igreja Católica se desafia para encontrar modos e dinâmicas que façam da vida familiar um lugar capaz de formar homens e mulheres marcados pelo humanismo. Não se trata absolutamente de mudanças de práticas burocráticas, ou de relativizações pelas fragilidades da cultura contemporânea.
O Sínodo tem suscitado os mais diversos pontos de vista sobre diferentes temas relacionados com a família. Certos meios de comunicação, alguns grupos ou pessoas, tentam descrever o sínodo marcado por conflitos e diferenças nos debates dos temas. A finalidade do Sínodo é envolver a Igreja inteira na busca das respostas aos questionamentos feitos sobre o casamento e a família na Igreja e na sociedade contemporânea. As diferenças no modo de pensar são uma riqueza. As posições diversas não devem ser interpretadas como conflitos, mas como contribuições na busca do caminho comum e formas mais adequadas de acompanhar pastoralmente as pessoas e as situações atuais relacionadas com a família.
As reflexões Sinodais apontam para uma renovada valorização do casamento e da família, para um maior interesse pastoral em relação à família, com atenção as situações de dor e sofrimento. Esperemos seus resultados na graça de Deus, e os acolhamos com alegria para enfrentar com audácia e misericórdia os desafios do mundo de hoje, a fim de que a Igreja possa acompanhar as famílias, em fidelidade aos desígnios de Deus.


Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena – Bispo de Guarabira(PB)

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Evangelho do dia



O caminho de Jesus para o Pai - Lc 13,31-35

Naquela hora, alguns fariseus aproximaram-se e disseram a Jesus: “Sai daqui, porque Herodes quer te matar”. Ele disse: “Ide dizer a essa raposa: eu expulso demônios e faço curas hoje e amanhã; e no terceiro dia chegarei ao termo. Entretanto, preciso caminhar hoje, amanhã e depois de amanhã, pois não convém que um profeta morra fora de Jerusalém. Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes eu quis reunir teus filhos, como a galinha reúne os pintinhos debaixo das asas, mas não quiseste! Vede, vossa casa ficará abandonada. Eu vos digo: não mais me vereis, até que chegue o tempo em que digais: ‘Bendito aquele que vem em nome do Senhor’”.

Santo Padre informa a criação de um novo dicastério


O Santo Padre anunciou nesta quinta-feira, 22 de outubro, a criação de um novo dicastério direcionado a família.
"Decidi instituir um novo Dicastério com competência em relação aos leigos, a família e a vida, que substituirá o Pontifício Conselho para os Leigos e o Pontifício Conselho para a Família, e ao qual será anexada a Pontifícia Academia para a Vida", disse.
O novo dicastério deve substituir os Pontifícios Conselhos para os Laicos e para a Família.

A medida é considerada parte de uma reforma da Cúria Romana, conduzida pelo próprio Francisco desde março de 2013, quando iniciou seu Pontificado.
"A esse propósito, constituí uma comissão para tal que providenciará a redação de um texto que determine canonicamente as competências do novo Dicastério, e que será submetido à discussão do Conselho de Cardeais, que se realizará no mês de dezembro próximo", lembrou.
Além disso, o novo dicastério acolherá a Pontifícia Academia para a Vida, instituição fundada em 1994 por São João Paulo II.
Conteúdo publicado em gaudiumpress.org

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Evangelho do dia



Os doze apóstolos escolhidos por Jesus - Lc 6,12-19

Naqueles dias, Jesus foi à montanha para orar. Passou a noite toda em oração a Deus. Ao amanhecer, chamou os discípulos e escolheu doze entre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: Simão, a quem chamou Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado zelote; Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, que se tornou o traidor. Jesus desceu com eles da montanha e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e uma grande multidão de gente de toda a Judéia e de Jerusalém, e do litoral de Tiro e Sidônia. Vieram para ouvi-lo e serem curados de suas doenças. Também os atormentados por espíritos impuros eram curados. A multidão toda tentava tocar nele, porque dele saía uma força que curava a todos.link http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&id=5391#ixzz3ptaSKA4O

Natal construirá réplica da capela das aparições de Fátima


Comitiva natalense com Dom Antônio Marto (Foto: cedida)

O bispo da Diocese de Leiria-Fátima, em Portugal, Dom Antônio Marto, aprovou, na noite desta segunda-feira, 26, a construção da réplica da capela das aparições de Nossa Senhora de Fátima, na capital potiguar. A capela será construída na Paróquia Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no Parque das Dunas, zona norte de Natal.
A aprovação se deu por ocasião da visita do Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, ao Santuário de Fátima. Nessa viagem, Dom Jaime está acompanhado do Prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, e esposa, Andréia Ramalho; dos Padres João Maria do Nascimento, pároco da Paróquia Santuário de Nossa Senhora de Fátima, Valdir Cândido de Morais, pároco da Catedral, e Carlos Sávio Ribeiro, diretor da Rádio Rural de Natal, além de alguns fiéis. “Tivemos esse momento muito fraterno e acolhedor com Dom Antônio Marto, que nos presenteou com uma réplica da imagem de Nossa Senhora de Fátima. Com essa imagem, vamos dar início ao processo de construção da réplica da capela das aparições”, disse Dom Jaime, após a visita ao bispo de Leiria-Fátima.


Nesta terça-feira, 27, o grupo embarca para Roma, e retorna a Natal no dia primeiro de novembro.

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Evangelho do dia

O grão de mostarda - Lc 13,18-21

E Jesus dizia: “A que é semelhante o Reino de Deus, e com que poderei compará-lo? É como um grão de mostarda que alguém pegou e semeou no seu jardim: cresceu, tornou-se um arbusto, e os pássaros do céu foram fazer ninhos nos seus ramos”. Jesus disse ainda: “Com que mais poderei comparar o Reino de Deus? É como o fermento que uma mulher pegou e escondeu em três porções de farinha, até tudo ficar fermentado”.link http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&id=5390#ixzz3plVryjfT

Sínodo: violência doméstica é problema mundial

Cidade do Vaticano (RV) – A violência doméstica foi um dos temas debatidos pelos padres sinodais, seja em plenário, seja nos círculos menores.
Em entrevista à Rádio Vaticano, o Arcebispo de Manaus (AM), Dom Sérgio Castriani, conta que ao expor o tema, vários outros bispos expuseram sua realidade, confirmando que a violência doméstica é um problema mundial:
“De fato, é uma realidade o abuso sexual de crianças e adolescentes, a violência contra as mulheres, e também o tráfico de pessoas. Depois, vários outros bispos tocaram no assunto, foi impressionante isto, de como este é problema mundial. Não é um problema só nosso do Brasil nem da Amazônia em particular, mas é um problema no mundo todo. Vários bispos do Oriente Médio, da África, colocaram isso, e também da Europa. Mas o sentido não é só apresentar o lado negativo, mas também o lado positivo, aquilo que a pastoral familiar está fazendo. E aquilo que a Conferência dos Religiosos do Brasil também está fazendo. Em Manaus, nós temos um programa com universidades e poder público de acompanhamento dessas crianças abusadas sexualmente – um trabalho que tem dado bons resultados. É um caminho. E o trabalho da Rede ‘Um grito pela vida’, que é das consagradas. Então meu objetivo era apresentar, de um lado, a situação da violência, que se confirmou. Aliás, há lugares no mundo onde a violência é muito maior. Nós tivemos testemunhos de bispos africanos, Boko Haram, Isis, estupros coletivos na Índia, é uma coisa que espanta muito, como no século 21 ainda tem tanto problema de violência. E a proposta é que a pastoral familiar e que a Igreja estejam atentas a isto. Nós temos os meios, não só sozinha, mas com profissionais qualificados, para atender esses casos na pastoral familiar.”
Na entrevista, Dom Sérgio fala ainda do trabalho da Igreja na prevenção da violência e da miséria, que está na raiz do problema.

Fonte: Rádio Vaticano 

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Evangelho do dia

Mulher, estás livre da tua doença - Lc 13,10-17

Jesus estava ensinando numa sinagoga, num dia de sábado. Havia aí uma mulher que, dezoito anos já, estava com um espírito que a tornava doente. Era encurvada e totalmente incapaz de olhar para cima. Vendo-a, Jesus a chamou e lhe disse: “Mulher, estás livre da tua doença”. Ele impôs as mãos sobre ela, que imediatamente se endireitou e começou a louvar a Deus. O chefe da sinagoga, porém, furioso porque Jesus tinha feito uma cura em dia de sábado, se pôs a dizer à multidão: “Há seis dias para trabalhar. Vinde, pois, nesses dias para serdes curados, mas não em dia de sábado”. O Senhor respondeu-lhe: “Hipócritas! Não solta cada um de vós seu boi ou o jumento do curral, para dar-lhe de beber, mesmo que seja em dia de sábado? Esta filha de Abraão, que Satanás amarrou durante dezoito anos, não devia ser libertada dessa prisão, mesmo em dia de sábado? " Essa resposta envergonhou todos os inimigos de Jesus. E a multidão inteira se alegrava com as maravilhas que ele fazia.

https://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&id=5389

domingo, 25 de outubro de 2015

Seminário comemora Dia da Hispanidade

Card Espanidade

Uma programação especial será desenvolvida dia 28 próximo, das 8h30 às 11 horas, no Seminário de São Pedro, em Natal. A finalidade é comemorar a chegada de Cristóvão Colombo à América; o dia de Nossa Senhora da Pilar, padroeira da Espanha; e lembrar os países que falam a língua espanhola.

A programação iniciará às 8h30, com uma apresentação da banda de música da Polícia Militar; seguida de conferência sobre Variantes Linguísticas, com alunos do Curso de Letras, da UFRN; Mesa Redonda sobre a monja Sor Joana Inês de La Cruz, comemorando os 500 anos de Santa Teresa D’ávila; terminando às 11 horas, com celebração eucarística, em língua espanhola, presidida pelo Padre Agustin Calatayud Salon.

Evangelho do dia

Filho de Davi, tem compaixão de mim! - Mc 10,46-52

Chegaram a Jericó. Quando Jesus estava saindo da cidade, acompanhavam-no os discípulos e uma grande multidão. O mendigo cego, Bartimeu, filho de Timeu, estava sentado à beira do caminho. Ouvindo que era Jesus Nazareno, começou a gritar: “Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim”. Muitos o repreendiam para que se calasse. Mas ele gritava ainda mais alto: “Filho de Davi, tem compaixão de mim”. Jesus parou e disse: “Chamai-o!”. Eles o chamaram, dizendo: “Coragem, levanta-te! Ele te chama!”. O cego jogou o manto fora, deu um pulo e se aproximou de Jesus. Este lhe perguntou: “Que queres que eu te faça?”. O cego respondeu: “Rabûni, meu Mestre, que eu veja”. Jesus disse: “Vai, tua fé te salvou”. No mesmo instante, ele recuperou a vista e foi seguindo Jesus pelo caminho.https://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&id=5388

sábado, 24 de outubro de 2015

Arquidiocese de Natal comemora DNJ com show do cantor Zé Vicente

Zé Vicente animará o DNJ (Foto: site das Paulinas)

O Dia Nacional da Juventude (DNJ) será comemorado, na Arquidiocese de Natal, dia 31 de outubro, na Paróquia Jesus Bom Pastor, no bairro do Bom Pastor, na capital. A programação iniciará às 13 horas, com acolhida aos jovens, seguida de um momento de formação sobre o tema “Juventude construindo uma nova sociedade”. Às 15h, haverá celebração eucarística, presidida pelo Vigário Geral da Arquidiocese, Padre Edilson Nobre. Após a missa, acontecerá show com o cantor Zé Vicente, conhecido nacionalmente pelas músicas dedicadass, especialmente, à juventude. A programação segue até às 18 horas, com a apresentação de uma banda local.

A coordenação arquidiocesana sugere que os grupos se preparem para o evento, através do subsídio disponível no site dos Jovens Conectados. Em 2015, são festejados os 30 anos da realização do Dia Nacional da Juventude.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Evangelho do dia

Convertei-vos! - Lc 13,1-9

Nesse momento, chegaram algumas pessoas trazendo a Jesus notícias a respeito dos galileus que Pilatos tinha matado, misturando o sangue deles com o dos sacrifícios que ofereciam. Ele lhes respondeu: “Pensais que esses galileus eram mais pecadores do que qualquer outro galileu, por terem sofrido tal coisa? Digo-vos que não. Mas se vós não vos converterdes, perecereis todos do mesmo modo. E aqueles dezoito que morreram quando a torre de Siloé caiu sobre eles? Pensais que eram mais culpados do que qualquer outro morador de Jerusalém? Eu vos digo que não. Mas, se não vos converterdes, perecereis todos do mesmo modo”. E Jesus contou esta parábola: “Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha. Foi lá procurar figos e não encontrou. Então disse ao agricultor: ‘Já faz três anos que venho procurando figos nesta figueira e nada encontro. Corta-a! Para que está ocupando inutilmente a terra?’. Ele, porém, respondeu: ‘Senhor, deixa-a ainda este ano. Vou cavar em volta e pôr adubo. Pode ser que venha a dar fruto. Se não der, então a cortarás”.https://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&id=5387

Definido programa da festa de Nossa Senhora da Apresentação

O novenário acontecerá na Catedral Metropolitana (Foto: Brunno Antunes)

Está pronta a programação da festa de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira da Arquidiocese e da cidade do Natal. Os festejos acontecerão nas Paróquias de Nossa Senhora da Apresentação (antiga Catedral) e na Catedral Metropolitana, ambas na Cidade Alta, em Natal, no período de 11 a 21 de novembro. No dia 11, a programação de abertura iniciará às 17h, com louvores a Maria, na antiga Catedral, de onde sai a procissão das bandeiras com destino à Catedral Metropolitana. Às 19h30, será celebrada missa, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha. O noverário acontecerá de 12 a 20, às 19h, com a participação de bispos do Regional Nordeste 2, da CNBB. No mesmo período, na antiga Catedral, também haverá caminhada, às 5h, saindo da Igreja do Rosário, e louvores a Nossa Senhora, às 17h30, seguida de missa. Todas as noites, no pátio da Catedral Metropolitana, haverá funcionamento de quermesse.

A programação festiva será encerrada no dia 21, com uma vasta programação, que iniciará às 3h30, com procissão fluvial, no Rio Potengi, e encerrará às 18h, com missa, na Catedral Metropolitana.

As pessoas poderão acompanhar o novenário, assim como a programação de encerramento, no dia 21 de novembro, através da Rádio Rural de Natal AM 1090 e da Webtv Apresentação, no site da Arquidiocese de Natal.

Fonte: Arquidiocese de Natal

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Evangelho do dia

Buscai a reconciliação - Lc 12,54-59

Jesus dizia também às multidões: “Quando vedes uma nuvem vinda do ocidente, logo dizeis que vem chuva. E assim acontece. Quando sentis soprar o vento sul, logo dizeis que vai fazer calor. E assim acontece. Hipócritas! Sabeis avaliar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis avaliar o tempo presente? Por que não julgais por vós mesmos o que é justo? Quando, pois, estás indo com teu adversário apresentar-te diante do magistrado, procura resolver o caso com ele enquanto ainda a caminho. Senão ele te levará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e o oficial de justiça te jogará na prisão. Eu te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo”.https://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&id=5386

Nova Cruz celebra Jubileu de Sagração Episcopal de Dom Matias.

A Missa em Ação de graças aconteceu na noite da ultima quarta feira, 21 de Outubro, na Igreja Matriz da Imaculada Conceição em Nova Cruz, presidida pelo próprio D. Matias, que foi pároco desta regional durante 22 anos. Cerca de 20 Padres da Arquidiocese de Natal e de outras dioceses, inclusive a de São Paulo, concelebraram a Missa. Missa reuniu centenas de fiéis na Igreja Matriz de Nova Cruz.(Fotos Claudio Lima/ Pascom) 




Matias Patrício de Macedo nasceu em Santana do Matos (RN), em 14 de abril de 1936, filho de José Patrício de Macedo e de Luiza Valdenita da Cunha. Ainda criança, mudou-se com a família para Angicos, onde era vigário Padre Manuel Tavares, seu primeiro educador na fé. Em 1951, ingressou no Seminário de São Pedro, acolhido pelo Reitor Dom José Adelino Dantas. De 1957 a 1963 faz os cursos de Filosofia e Teologia no Seminário Maior de Fortaleza.
Foi ordenado sacerdote por Dom Eugênio Sales, na Catedral de Natal, em 21 de julho de 1963. Em dezembro deste mesmo ano, foi nomeado Vigário Cooperador de Ceará-Mirim. Em 10 de julho de 1964, assumiu a paróquia de Canguaretama e Pedro Velho, permanecendo até 1968, quando foi transferido para Nova Cruz, onde foi pároco por 22 anos. De outubro de 1973 a junho de 1974 participou, em Roma, de um Curso de Atualização Pastoral, na Pontifícia Universidade Salesiana.
Foi eleito bispo para Diocese de Cajazeiras a 12 de Julho de 1990, sendo ordenado por Dom Alair Vilar, então Arcebispo de Natal, na cidade de Nova Cruz, em 21 de outubro do mesmo ano. Governou a Diocese de Cajazeiras de 1990 a 2000, sendo então transferido para Campina Grande, como bispo coadjutor, em 2000, e Bispo Diocesano em 2001. Em 26 de novembro de 2003, foi transferido para a Arquidiocese de Natal, iniciando o ministério arquiepiscopal em 25 de janeiro de 2004, permanecendo até 21 de dezembro de 2011. É importante destacar que durante seu bispado, D. Matias ordenou: 58 padres (Natal), 25 padres (Cajazeiras), 4 (Campina Grande) e 01 Bispo – D. Francisco Canidé Palhano, da Bahia.




Fonte: Arquidiocese de Natal

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Evangelho do dia

A ação do Espírito Santo - Lc 12,49-53

Fogo eu vim lançar sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso! Um batismo eu devo receber, e como estou ansioso até que isto se cumpra! Pensais que eu vim trazer a paz à terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer a divisão. Pois daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas e duas contra três; ficarão divididos: pai contra filho e filho contra pai; mãe contra filha e filha contra mãe; sogra conta nora e nora contra sogra.
https://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&id=5385

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Missa de Dom Matias em Nova Cruz


Evangenlho do dia

Ficai preparados! - Lc 12,39-48

“Ficai certos: se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão, não deixaria que fosse arrombada sua casa. Vós também ficai preparados! Pois na hora em que menos pensais, virá o Filho do Homem”. Então Pedro disse: “Senhor, é para nós ou para todos que contas esta parábola?”. O Senhor respondeu: “Quem é o administrador fiel e atento, que o senhor encarregará de dar à criadagem a ração de trigo na hora certa? Feliz aquele servo que o senhor, ao chegar, encontrar agindo assim! Em verdade, vos digo: ele lhe confiará a administração de todos os seus bens. Ora, se um outro servo pensar: 'Meu senhor está demorando' e começar a bater nos criados e nas criadas, a comer, beber e embriagar-se, o senhor daquele servo chegará num dia inesperado e numa hora imprevista, ele o excluirá e lhe imporá a sorte dos infiéis. O servo que, conhecendo a vontade do senhor, nada preparou, nem agiu conforme a sua vontade, será chicoteado muitas vezes. O servo, porém, que não conhecendo essa vontade fez coisas que merecem castigo, será chicoteado poucas vezes. Portanto, todo aquele a quem muito foi dado, muito lhe será pedido; a quem muito foi confiado, dele será exigido muito mais!

https://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&id=5384

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Arquidiocese celebra 25 anos de episcopado de Dom Matias

Celebração aconteceu na Catedral Metropolitana, na tarde desta segunda-feira (19)


Celebração na Catedral Metropolitana (Foto: Luiza Gualberto)

Na tarde desta segunda-feira (19), fiéis, religiosos e religiosas, além do clero da Arquidiocese de Natal, se reuniram na Catedral Metropolitana, para celebrar os 25 anos de Sagração Episcopal do arcebispo emérito, Dom Matias Patrício de Macêdo. A missa em ação de graças foi presidida por Dom Matias e concelebrada pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha; Dom Heitor Sales, arcebispo emérito de Natal; Dom Antônio Carlos, bispo de Caicó (RN); Dom Manoel Delson, bispo de Campina Grande (PB); Dom Bernardino Marchio, bispo de Caruaru (PE); Dom Magnus Henrique, bispo de Salgueiro (PE); Dom José Gonzalez, bispo emérito de Cajazeiras (PB); Pe. Agripino Ferreira, administrador apostólico de Cajazeiras (PB); além do clero arquidiocesano.

A homilia foi proferida por Dom Jaime, que destacou aspectos da vida do pastor da Igreja, que tem a missão de apascentar, santificar e ensinar as suas “ovelhas”. “É um dia de render graças pelos 25 anos de episcopado do meu irmão no sacerdócio, Dom Matias Patrício de Macêdo. Dom Matias, em seu pastoreio, teve sempre a característica do espírito missionário”, destacou. Dom Jaime acrescentou: “Receba, Dom Matias, de todo o clero desta Arquidiocese, o reconhecimento e gratidão pela sua vida e pelo seu ministério”.
Segundo o arcebispo emérito, comemorar 25 anos de episcopado é sinônimo de gratidão. “Deus é bom demais. Ele nos concede essa graça de fazer com que a gente esteja vivo, não somente com 25 anos de bispo, mas com 52 de padre, porque não há bispo sem padre. E foi o que pedi a Deus, para fazer com que eu fosse padre. Ser bispo foi um acréscimo e, sem dúvida, agradeço a confiança que depositaram em mim”, frisa.
Dom Matias foi sagrado bispo no dia 21 de outubro de 1990, na cidade de Nova Cruz. Foi bispo da Diocese de Cajazeiras (PB) e de Campina Grande (PB) e arcebispo da Arquidiocese de Natal, de 2004 a 2011.

Evangelho do dia

Ficai de prontidão! - Lc 12,35-38

Ficai de prontidão, com o cinto amarrado e as lâmpadas acesas. Sede como pessoas que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento, para lhe abrir a porta, logo que ele chegar e bater. Felizes os servos que o Senhor encontrar acordados quando chegar. Em verdade, vos digo: ele mesmo vai arregaçar sua veste, os fará sentar à mesa e passará para servi-los. E caso ele chegue pela meia-noite ou já perto da madrugada, felizes serão, se assim os encontrar!

https://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&id=5383

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

FAHS abre inscrições para processo seletivo





Fachada da Faculdade Dom Heitor Sales, situada na Av. Câmara Cascudo (Foto: José Bezerra)

A Faculdade Dom Heitor Sales abre inscrições para o processo seletivo para os cursos de Licenciatura em Filosofia e de Bacharelado em Teologia. As inscrições podem ser realizadas até o dia 10 de dezembro, no site da Faculdade, no endereço www.fahs.edu.br, ou, pessoalmente, na sede da própria instituição, situada na Av. Câmara Cascudo, na Cidade Alta, em Natal, no horário das 8 às 21 horas. A taxa de inscrição é de R$ 30,00.
Segundo o diretor da FAHS, Padre Valquimar Nogueira, alunos do Ensino Médio podem apresentar a nota da redação do ENEM de um dos últimos três anos para concorrer no processo seletivo e os portadores de diplomas de cursos superiores, apresentando os documentos prescritos no Edital.

A prova será aplicada dia 12 de dezembro, das 9h às 12 horas. O resultado será divulgado no site da Faculdade, dia 15 de dezembro, e as matrículas para os aprovados, serão feitas no período de 16 a 18 de dezembro.
Os interessados em participar do processo seletivo também podem obter mais informações através do telefone (84) 3615-2827.

Evangelho do dia

O Rico insensato - Lc 12,13-21

Alguém do meio da multidão disse a Jesus: “Mestre, dize ao meu irmão que reparta a herança comigo”. Ele respondeu: “Homem, quem me encarregou de ser juiz ou árbitro entre vós?”. E disse-lhes: “Atenção! Guardai-vos de todo tipo de ganância, pois mesmo que se tenha muitas coisas, a vida não consiste na abundância de bens”. E contou-lhes uma parábola: "A terra de um homem rico deu uma grande colheita. Ele pensava consigo mesmo: 'Que vou fazer? Não tenho onde guardar minha colheita'. Então resolveu: 'Já sei o que vou fazer! Vou derrubar meus celeiros e construir maiores; neles vou guardar todo o meu trigo, junto com os meus bens. Então poderei dizer a mim mesmo: Meu caro, tens uma boa reserva para muitos anos. Descansa, come, bebe e goza a vida!' Mas Deus lhe diz: 'Tolo! Ainda nesta noite, tua vida te será retirada. E para quem ficará o que acumulaste?' Assim acontece com quem ajunta tesouros para si mesmo, mas não se torna rico diante de Deus”.

https://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&id=5382

domingo, 18 de outubro de 2015

Construção da Capela de São Joaquim

A comunidade de Cercado Grande no município de Monte das Gameleiras está construindo a sua capela, capela esta dedicada a São Joaquim. As missa atualmente eram celebradas em uma escola, o padre fez um pedido para que alguém pudesse doar um terreno e eis que apareceu uma pessoa e se prontificou. Depois de assinaremos os documentos foi autorizada a construção. Os homens do terço de Monte das Gameleiras estão fazendo mutirões há três sábado.  

Evangelho do dia

O Filho do Homem veio para servir e dar a vida - Mc 10,35-45

Tiago e João, filhos de Zebedeu, aproximaram- se de Jesus e lhe disseram: “Mestre, queremos que faças por nós o que te vamos pedir”. Ele perguntou: “Que quereis que eu vos faça?”. Responderam: “Permite que nos sentemos, na tua glória, um à tua direita e o outro à tua esquerda!”. Jesus lhes disse: “Não sabeis o que estais pedindo. Podeis beber o cálice que eu vou beber? Ou ser batizados com o batismo com que eu vou ser batizado?”. Responderam: “Podemos”. Jesus então lhes disse: “Sim, do cálice que eu vou beber, bebereis, com o batismo com que eu vou ser batizado, sereis batizados. Mas o sentar-se à minha direita ou à minha esquerda não depende de mim; é para aqueles para quem foi preparado”. Quando os outros dez ouviram isso, começaram a ficar zangados com Tiago e João. Jesus então os chamou e disse: “Sabeis que os que são considerados chefes das nações as dominam, e os seus grandes fazem sentir seu poder. Entre vós não deve ser assim. Quem quiser ser o maior entre vós seja aquele que vos serve, e quem quiser ser o primeiro entre vós seja o escravo de todos. Pois o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate por muitos”.

https://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&id=5381

sábado, 17 de outubro de 2015

Dom Matias celebra 25 anos de episcopado


(Foto: José Bezerra)

A Arquidiocese de Natal renderá graças a Deus pelos 25 anos de sagração episcopal do Arcebispo emérito, Dom Matias Patrício de Macêdo. A celebração acontecerá na próxima segunda-feira, 19, às 17h30, na Catedral Metropolitana de Natal.

Dom Matias foi eleito bispo pelo então Papa João Paulo II. Foi sagrado bispo em 21 de outubro de 1990, na cidade de Nova Cruz, onde era pároco por mais de 20 anos. Logo após a ordenação episcopal, assumiu o governo da Diocese de Cajazeiras (PB). Depois foi transferido para a Diocese de Campina Grande (PB). À frente da Arquidiocese de Natal esteve no período de 2004 a 2011.

Quando esteve no governo da Arquidiocese de Natal, Dom Matias a mobilizou para um grande projeto de missões populares, visitando várias paróquias na capital e interior. O período foi coroado pelo triênio de preparação para o centenário da diocese. O triênio culminou com o I Congresso Eucarístico Missionário, de 25 a 29 de dezembro de 2009. Dom Matias ordenou 58 padres, sendo o bispo que mais ordenou sacerdotes para a Igreja de Natal.

BIOGRAFIA

Nasceu em Santana do Matos (RN), em 14 de abril de 1936, filho de José Patrício de Macedo e de Luiza Valdenita da Cunha. Ainda criança, mudou-se com a família para Angicos, onde era vigário Padre Manuel Tavares, seu primeiro educador na fé. Em 1951, ingressou no Seminário de São Pedro, acolhido pelo Reitor Dom José Adelino Dantas. De 1957 a 1963 faz os cursos de Filosofia e Teologia no Seminário Maior de Fortaleza.

Foi ordenado sacerdote por Dom Eugênio Sales, na Catedral de Natal, em 21 de julho de 1963. Em dezembro deste mesmo ano, foi nomeado Vigário Cooperador de Ceará-Mirim. Em 10 de julho de 1964, assumiu a paróquia de Canguaretama e Pedro Velho, permanecendo até 1968, quando foi transferido para Nova Cruz, onde foi pároco por 22 anos. De outubro de 1973 a junho de 1974 participou, em Roma, de um Curso de Atualização Pastoral, na Pontifícia Universidade Salesiana.

Foi eleito bispo para Diocese de Cajazeiras a 12 de Julho de 1990, sendo ordenado por Dom Alair Vilar, então Arcebispo de Natal, na cidade de Nova Cruz, em 21 de outubro do mesmo ano. Governou a Diocese de Cajazeiras de 1990 a 2000, sendo então transferido para Campina Grande, como bispo coadjutor, em 2000, e Bispo Diocesano em 2001. Em 26 de novembro de 2003, foi transferido para a Arquidiocese de Natal, iniciando o ministério arquiepiscopal em 25 de janeiro de 2004, permanecendo até 21 de dezembro de 2011.
http://arquidiocesedenatal.org.br/dom-matias-celebra-25-anos-de-episcopado.html