segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Papa chega em Uganda para segunda fase da viagem à África


Após visita de dois dias ao Quênia, o Papa Francisco chegou no início da tarde desta sexta-feira (27) a Uganda, segunda parada de sua visita à Africa, de acrodo com a France Presse.
Nesta manhã, em em Kangemi, um dos bairros mais pobres de Nairóbi, o pontífice denunciou a "atroz injustiça" vivida pelos habitantes das "periferias contaminadas" e "abandonadas" por minorias que "concentram poder e riqueza"."Como não denunciar as injustiças que sofrem? A atroz injustiça da marginalização urbana. São as feridas provocadas por minorias que concentram o poder, a riqueza e esbanjam com egoísmo, enquanto crescentes maiorias devem refugiar-se em periferias abandonadas, contaminadas, descartadas", disse Francisco.
O Papa discursou na igreja de São José Operário, administrada por jesuítas, neste grande bairro de mais de 100.000 habitantes.
O discurso, dedicado à urbanização, foi o mais crítico Pade sua viagem ao continente africano e complementou o pronunciado na véspera a favor do meio ambiente e da distribuição justa de recursos ante as agências da ONU em Nairóbi.
Diante dos fiéis de Kangemi, Francisco denunciou "novas formas de colonialismo" que relegam os países africanos a ser "peças de um mecanismo e de uma engrenagem gigantesca", que os submetem a pressões "para que adotem políticas de descarte, como a da redução da natalidade".
O pontífice criticou "a falta de acesso às infraestruturas e serviços básicos: banheiros, redes de esgoto, bueiros, coleta de lixo, luz, estradas, mas também escolas, hospitais, centros recreativos e esportivos, unidades artísticas".
"Negar água a uma família, sob qualquer pretexto burocrático, é uma grande injustiça, sobretudo quando se lucra com esta necessidade", lamentou.
Também condenou a "injusta distribuição do solo (...) que leva em muitos casos famílias inteiras a pagar aluguéis abusivos por residências em condições nada adequadas" e o "monopólio de terras por parte de 'promotores privados' sem rosto, que até pretendem apropriar-se do pátio das escolas de seus filhos".
O Papa chega à igreja de São José Operário, em Nairóbi, nesta sexta-feira (27) (Foto: Giuseppe Cacace/AFP)
Em janeiro, a polícia utilizou gás lacrimogêneo para dispersar as crianças que protestavam contra a concessão de um terreno de sua escola para um projeto imobiliário relacionado com um político, caso que provocou grande escândalo no Quênia.
"A hostilidade que sofrem os bairros populares se agrava quando a violência se generaliza e as organizações criminosas, a serviço de interesses econômicos ou políticos, utilizam crianças e jovens para seus negócios violentos", prosseguiu, antes de homenagear as "mulheres que lutam heroicamente para proteger seus filhos e filhas dos perigos".
Recordando o "direito sagrado aos 'três T', terra, teto e trabalho", o papa defendeu uma "respeitosa integração urbana".

"Nem erradicação, nem paternalismo, nem indiferença, nem mera contenção", disse.

Depois que uma religiosa do bairro criticou o fato de apenas 4% do clero de Nairóbi trabalhar nos subúrbios pobres, que concentram metade da população da capital queniana, Francisco fez um apelo a favor do envolvimento de todos os cristãos.

"Na verdade, me sinto como em casa", afirmou no início do discurso.

O pontífice foi muito aplaudido pelos fiéis, que permaneceram quase o tempo todo em um silêncio respeitoso, quandi seu despediu em suahili: "Mungu awabariki" ("Que Deus os abençoe").
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/11/papa-chega-em-uganda-para-segunda-fase-da-viagem-africa.html

Evangelho do dia



Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens! - Mt 4,18-22

Caminhando à beira do mar da Galileia, Jesus viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam jogando as redes ao mar, pois eram pescadores. Jesus disse-lhes: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”. Eles, imediatamente, deixaram as redes e o seguiram. Prosseguindo adiante, viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam no barco, com seu pai Zebedeu, consertando as redes. Ele os chamou. Deixando imediatamente o barco e o pai, eles o seguiram.link http://www.paulinas.org.br/diafeliz/index.php?system=evangelho&id=5424#ixzz3syBTcspX

domingo, 29 de novembro de 2015

Capela de São Pedro


A Capela de São Pedro ganhou duas torres. a ideia foi de Clovis ministro da comunidade e pedreiro.




Evangelho do dia

Resultado de imagem para A vinda do Filho do Homem - Lc 21,25-28.34-36

Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, apavoradas com o bramido do mar e das ondas. As pessoas vão desmaiar de medo, só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as potências celestes serão abaladas. Então, verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem, com grande poder e glória. Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima. Cuidado para que vossos corações não fiquem pesados por causa dos excessos, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vós, pois cairá como uma armadilha sobre todos os habitantes de toda a terra. Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de conseguirdes escapar de tudo o que deve acontecer e para ficardes de pé diante do Filho do Homem.link http://www.paulinas.org.br/diafeliz/index.php?system=evangelho&id=5423#ixzz3ss2fCAZU

sábado, 28 de novembro de 2015

Evangelho do dia

 


Ficai atentos e orai a todo momento - Lc 21,34-36
Cuidado para que vossos corações não fiquem pesados por causa dos excessos, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vós, pois cairá como uma armadilha sobre todos os habitantes de toda a terra. Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de conseguirdes escapar de tudo o que deve acontecer e para ficardes de pé diante do Filho do Homem.http://www.paulinas.org.br/diafeliz/index.php?system=evangelho&id=5422#ixzz3smLA0Z8V

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Festa de Nossa Senhora das Graças




Evangelho do dia



A parábola da figueira - Lc 21,29-33

E Jesus contou-lhes uma parábola: “Olhai a figueira e todas as árvores. Quando começam a brotar, basta olhá-las para saber que o verão está perto. Vós, do mesmo modo, quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o Reino de Deus está perto. Em verdade vos digo: esta geração não passará antes que tudo aconteça. O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão”.link http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&id=5421#ixzz3sghg9Uic

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Rádio Rural recebe direito de outorga para mudança de AM para FM



Foto: Luiza Gualberto
Foi publicada na edição desta quarta-feira (25), do Diário Oficial da União, a portaria nº 6.647, a qual concede o direito de outorga à Rádio Rural de Natal para a migração da freqüência AM para FM. O anúncio foi feito pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha ainda na quarta, no programa “Amigos da Rural”, veiculado pela emissora.
De acordo com Dom Jaime, esta notícia é sinal de alegria para a Arquidiocese de Natal e para a Igreja Católica, de modo geral. “Temos que render graças a Deus pelas pessoas que fizeram e que fazem a história desta emissora. Em meio a tantas realidades urgentes, temos esta feliz notícia, que significa mais um passo, rumo à 1ª FM católica de Natal”, comemorou.
A Rádio Rural de Natal está inserida no setor de comunicação arquidiocesano. Para o padre Edilson Nobre, coordenador do setor, esta iniciativa representa um importante ganho para a comunicação católica. “Nós já temos algumas ferramentas de comunicação, mas queremos dar um passo mais significativo e qualitativo. Então, acreditamos que com esta mudança na Rádio Rural, teremos mais um instrumento de evangelização e articulação junto às paróquias”, enfatizou.
De acordo com o padre Carlos Sávio, diretor da emissora, o sentimento é de alegria. “Para nós é uma satisfação. É um processo que iniciamos há um ano e meio e vamos seguindo, até chegarmos a 1ª FM católica de Natal”, destacou. Após o direito de outorga, a Rádio Rural vai ter um prazo de quatro a seis meses para fazer as adequações exigidas pelo Ministério das Comunicações e assim migrar para a faixa FM.

Evangelho do dia


Resultado de imagem para A destruição de Jerusalém - Lc 21,20-28
Quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, ficai sabendo que a sua destruição está próxima. Então, os que estiverem na Judeia fujam para as montanhas; os que estiverem na cidade afastem-se dela, e os que estiverem fora da cidade, nela nem entrem. Pois esses dias são de vingança, para que se cumpra tudo o que dizem as Escrituras. Ai das mulheres grávidas e daquelas que estiverem amamentando naqueles dias, pois haverá grande angústia na terra e ira contra este povo. Serão abatidos pela espada e levados presos para todas as nações. E Jerusalém será pisada pelos pagãos, até que se complete o tempo marcado para eles. Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, apavoradas com o bramido do mar e das ondas. As pessoas vão desmaiar de medo, só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as potências celestes serão abaladas. Então, verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem, com grande poder e glória. Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima.link http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&id=5420#ixzz3sacI7CrQ

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Diocese de Guarabira retoma o Processo de Beatificação do Padre Ibiapina


Retomamos este ano o processo de beatificação do Padre Ibiapina, que foi iniciado em 1992, pelo então bispo de Guarabira Dom Marcelo Pinto Cavalheira. E encontrava-se parado, após a morte do postulador responsável pelo processo, Mons. Francisco de Assis Pereira. Foi então nomeado postulador para a causa do Padre Ibiapina o Dr. Paolo Vilotta, famoso postulador das causas dos Beatos brasileiros: Irmã Dulce, Nhá Chica e Padre Víctor.
Dr. Paolo já está a par do processo e já começou a analisar a documentação que temos, e tudo o que já foi feito do processo. Após um encontro com ele em Três Pontas –MG para a entrega de uma documentação, conversamos sobre o andamento do processo que, segundo o postulador, está caminhando. Lembro que a abertura de um processo de beatificação não dá a certeza de que o servo de Deus será imediatamente beatificado e mais tarde canonizado; como o próprio nome diz é um processo, que muitas vezes é longo por sua seriedade e pelas normas que se deve observar ao longo desta investigação. Cabe a nós rezarmos e ajudarmos financeiramente com as despesas do processo pela beatificação deste nosso servo de Deus e pedir a ele também por nós.
Todos nós da Diocese de Guarabira, de um modo especial, devemos buscar divulgar esta devoção ao Padre Ibiapina, para que o povo, rezando a ele, possa receber as graças e milagres que serão de grande importância para o processo.

Evangelho do dia




É pela vossa perseverança que salvareis a vossa vida! - Lc 21,12-19

Antes disso tudo, porém, sereis presos e perseguidos; sereis entregues às sinagogas e jogados na prisão; sereis levados diante de reis e governadores por causa do meu nome. Será uma ocasião para dardes testemunho. Determinai não preparar vossa defesa, porque eu vos darei palavras tão acertadas que nenhum dos inimigos vos poderá resistir ou rebater. Sereis entregues até mesmo pelos próprios pais, irmãos, parentes e amigos. A alguns de vós matarão. Sereis odiados por todos, por causa de meu nome. Mas nem um só fio de cabelo cairá da vossa cabeça. É pela vossa perseverança que conseguireis salvar a vossa vida!link http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&id=5419#ixzz3sUtlYw4C

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Lagoa Salgada ganha novo pároco



Padre Lenilson Silva (Foto: Cacilda Medeiros)
A Paróquia da Imaculada Conceição, no município de Lagoa Salgada, recebeu o novo pároco, padre Lenilson Silva, no dia 23 de novembro, em celebração na Igreja matriz, às 19h30. A posse será dada pelo Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha. Anteriormente, o padre Lenilson Silva estava na cidade de Macau, na função de diretor do Centro de Educação Integrada Monsenhor Honório (CEIMH).

Evangelho do dia


Algumas pessoas comentavam a respeito do templo, que era enfeitado com belas pedras e com ofertas votivas. Jesus disse: “Admirais essas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído”. Mas eles perguntaram: “Mestre, quando será, e qual o sinal de que isso está para acontecer?”. Ele respondeu: "Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: 'Sou eu!', e ainda: 'O tempo está próximo'. Não andeis atrás dessa gente! Quando ouvirdes falar em guerras e revoluções, não fiqueis apavorados. É preciso que essas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim". E Jesus continuou: “Há de se levantar povo contra povo e reino contra reino. Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em vários lugares; acontecerão coisas pavorosas, e haverá grandes sinais no céu”.http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&id=5418#ixzz3sRcNNUH8

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Arcebispo fecha Porta Santa em missa solene


Momento em que o Arcebispo fechou a porta santa (Foto: José Bezerra)

Centenas de fiéis lotaram a Catedral Metropolitana, às 10 horas, deste sábado, 21, para participarem da missa solene da festa de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira da Arquidiocese e da cidade do Natal. A celebração foi presidida pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha, concelebrada pelo Arcebispo emérito, Dom Heitor de Araújo Sales, e 50 sacerdotes. Participam, também, vários diáconos permanentes, religiosos e seminaristas.

No início da celebração, aconteceu a entronização da imagem, que foi conduzida ao presbitério por um grupo de noviços franciscanos, que residem na cidade de Bom Conselho (PE).

“O senhor vem para nós, nos braços de Nossa Senhora”. Com esta frase, o Arcebispo, Dom Jaime, iniciou a homilia. “Durante todo o dia de hoje, celebramos a festa daquela que trouxe a Boa Nova”, disse, se referindo a Nossa Senhora da Apresentação, cuja imagem foi encontrada por pescadores, nas águas do Rio Potengi, em 21 de novembro de 1753. Durante a homilia, o Arcebispo ainda se referiu à Encíclica Lautado Si, do Papa Francisco, que inspirou as pregações em todo o novenário da festa.

Outro tema abordado por Dom Jaime foi o Ano Jubilar da Misericórdia, promulgado pelo Papa Francisco, e que começará dia 8 de dezembro. Por ocasião do Ano da Misericórdia, serão abertas Portas Santas, em igrejas, nas dioceses. Na Arquidiocese de Natal serão abertas oito portas santas. A primeira será a da Catedral Metropolitana, cuja porta será fechada no encerramento desta missa solene, e aberta no dia 13 de dezembro.

Porta Santa

No final da celebração, Dom Jaime entregou um exempla da ‘Carta Pastoral do Ano Santo da Misericórdia’. Depois, ele, juntamente com Dom Matias e os padres, se digiram até a porta, ao lado direito da porta central da Catedral. Lá, fez uma exortação sobre significado da “Porta Santa”. Em seguida, fezum momento de oração e fechou a porta simbolicamente. Ela só será aberta dia 13 de dezembro, em uma celebração especial, marcada para às 11 horas da manhã.


Evangelho do dia



A oferta da viúva - Lc 21,1-4

Ao levantar os olhos, Jesus viu pessoas ricas depositando ofertas no cofre. Viu também uma viúva necessitada que deu duas moedinhas. E ele comentou: “Em verdade, vos digo: esta viúva pobre deu mais do que todos os outros. Pois todos eles depositaram como oferta parte do que tinham de sobra, mas ela, da sua pobreza, ofereceu tudo que tinha para viver”.link http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&id=5417#ixzz3sJTHGjYq

sábado, 21 de novembro de 2015

Hoje é dia de Nossa Senhora da Apresentação




Procissão fluvial pelo rio Potengi. (Foto: Karla Bezerra)

Hoje, sábado (21), é o dia dedicado a Nossa Senhora da Apresentação, padroeira da Arquidiocese e da cidade do Natal. Diversas atividades devocionais norteiam o encerramento dos festejos. A programação de encerramento iniciou às 0h, com uma vigília, na Pedra do Rosário. Às 3h30, foi realizada a tradicional procissão fluvial, recordando o momento em que a imagem foi encontrada às margens do rio Potengi. Às 5h foi celebrada a missa na Pedra do Rosário, presidida pelo padre Antônio Nunes, pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação, no bairro Neópolis, na capital. Em sua homilia o sacerdote destacou que precisamos acordar em nós a esperança. “Frente às atitudes de desespero, nos dias atuais, somos chamados a ser homens e mulheres da esperança, a exemplo de Jesus”, destacou. Ainda em sua fala, o padre Nunes ressaltou que a Pedra do Rosário representa um espaço para renovar as esperanças.
As atividades de encerramento da festa deste ano seguem com missa na antiga Catedral, às 7h30; missa solene, na Catedral Metropolitana, às 10h, em que haverá o fechamento da “Porta Santa”, por ocasião do Jubileu Extraordinário da Misericórdia; procissão às 16h, encerramento com missa, às 18h.

Santa Rita será padroeira do Sítio Chole

Ontem dia 20 de novembro a moradores da comunidade do Sítio Chole reunião-se para escolher a padroeira da futura capela e foi escolhida Santa Rita de Cássia.  hoje dia 21 tem mutirão a partir das 7 horas.  
Santa Rita 

Evangelho do dia



Eis minha mãe e meus irmãos... - Mt 12,46-50

Enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. Alguém lhe disse: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e querem falar contigo”. Ele respondeu àquele que lhe falou: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?”. E, estendendo a mão para os discípulos, acrescentou: “Eis minha mãe e meus irmãos. Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.link http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&id=5415#ixzz3s7LCfhP3

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Festa de Nossa Senhora da Apresentação encerra dia 21


(Foto: Júlio Neto)

Uma vasta programação será desenvolvida, no próximo sábado, 21, no encerramento da festa da padroeira da Arquidiocese e da cidade do Natal, Nossa Senhora da Apresentação. A programação iniciará nos primeiros minutos do dia, com uma vigília de oração, na Pedra do Rosário. Às 3h30, acontecerá a procissão fluvial, com a imagem de Nossa Senhora da Apresentação, saindo do Iate Clube, com destino à Pedra do Rosário, onde, às 5 horas, será celebrada missa, presidida pelo pároco da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, em Neópolis, Padre Antônio Nunes.

Às 7h30, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação (antiga Catedral), na Cidade Alta, haverá outra celebração eucarística, presidida pelo Arcebispo emérito de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo.

Às 10h, na Catedral Metropolitana, será celebrada a missa solene, presidida pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha. No final da missa, será fechada a ‘porta santa’, como parte da programação do Ano Jubilar da Misericórdia, promulgado pelo Papa Francisco.

Às 16h, terá início a procissão, saindo da antiga Catedral, seguindo pela Rua Ulisses Caldas, Rua Mossoró, Av. Hermes da Fonseca, Rua Apodi e Av. Deodoro da Fonseca, culminando na Catedral Metropolitana, onde será celebrada missa, presidida por Dom Jaime Vieira, marcando o encerrando dos festejos.

Porta Santa da Misericórdia

A partir do dia 8 de dezembro, a Igreja Católica, em todo o mundo, passará a viver o Ano Jubilar Extraordinário da Misericórdia, convocado pelo Papa Francisco, no mês de abril deste ano. A vivência desta celebração vai ser desenvolvida até o dia 20 de novembro de 2016.

Na Arquidiocese de Natal, diversas atividades vão integrar este Jubileu, como a abertura das chamadas “Portas Santas” e a promoção de datas celebrativas. Ao todo, no território da Arquidiocese, serão abertas oito ‘Portas Santas’. A primeira será a da Catedral Metropolitana. Antes, ela fechada, fato que ocorrerá no próximo, por ocasião da missa solene da festa de Nossa Senhora da Apresentação, às 10 horas. O ritual acontecerá no final da missa, quando o Arcebispo se dirigirá até a porta, onde explicará para os fiéis o significado da “Porta Santa”. Em seguida, fará um momento de oração e fechará a porta simbolicamente. Será fechada a porta que fica ao lado direito da entrada principal da Catedral. Ela só será aberta dia 13 de dezembro, em uma celebração especial, marcada para às 11 horas da manhã.