quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Arcebispo de Natal participa de audiência sobre transposição do rio São Francisco

Solenidade aconteceu nesta segunda-feira (28), na Assembleia Legislativa e contou com a participação do Ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi

Audiência Pública debateu sobre a transposição do rio São Francisco (Foto: Luiza Gualberto)

Nesta segunda-feira, 28, autoridades e representantes de entidades sociais que lutam para superar os efeitos da seca, se reuniram na Assembleia Legislativa, em Natal, para uma audiência pública “RN pela Transposição”, que tratou acerca da transposição do rio São Francisco, que beneficiará a população que é assolada pela crise hídrica no Nordeste, e que neste evento, focou a situação do Rio Grande do Norte. O Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha participou do evento, representando a Igreja Católica do RN, que nos últimos tempos, tem reunido esforços para encontrar medidas de convivência com o semiárido e que pediu, em seu discurso, empenho da população no que diz respeito à manutenção do projeto de transposição, abraçando esta causa.

“É preciso um envolvimento de todos. Que as pessoas se apropriem desta obra, para que tenham zelo por este bem, que é tão necessário. Precisamos de uma participação popular nesta iniciativa da transposição. A Igreja tem esse papel de co-responsabilidade nesta mobilização. Nossa ação de graças por esta obra que está se concluindo e que vai beneficiar a tantos, sobretudo aqueles que sobrevivem da agricultura familiar”, frisou Dom Jaime.

Quando discursou para os presentes na audiência, o ministro Gilberto Occhi garantiu que as obras de transposição do rio São Francisco terão celeridade no Rio Grande do Norte. De acordo com o ministro, a presidente Dilma Rousseff (PT) dará prioridade à construção do canal de seis quilômetros, que abreviará em dois anos a chegada das águas do rio São Francisco, a partir do município de São José de Piranhas, na Paraíba. A reivindicação foi feita pelos deputados estaduais e pelo governador Robinson Faria (PSD).

Em seu discurso, Dom Jaime disse que é necessário o empenho de todos nesta iniciativa da transposição do rio São Francisco (Foto: Luiza Gualberto)

“Há uma decisão da presidenta de sermos ágeis e encontrar a melhor solução. Ela deu essa garantia e estamos estudando como aditar de forma juridicamente segura esta parte da obra, que não estava prevista no projeto original. Estamos vendo a parte jurídica do contrato com a construtora Queiroz Galvão, que é a responsável por este trecho e se propõe a fazer a obra”, afirmou o ministro.




terça-feira, 29 de setembro de 2015

Evangelho do dia

Resultado de imagem para jesus e natanael
Rabi, tu és o Filho de Deus! - Jo 1,47-51

Jesus viu Natanael que vinha ao seu encontro e declarou a respeito dele: “Este é um verdadeiro israelita, no qual não há falsidade!”. Natanael disse-lhe: “De onde me conheces?”. Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, quando estavas debaixo da figueira, eu te vi”. Natanael exclamou: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel!”. Jesus lhe respondeu: “Estás crendo só porque falei que te vi debaixo da figueira? Verás coisas maiores que estas”. E disse-lhe ainda: “Em verdade, em verdade, vos digo: vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem!”.
https://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&id=5361

Arcebispo visita CEDUC e Hospital Dr. Luiz Antônio


Momento de oração, no encerramento da visita ao CEDUC (Fotos: Cacilda Medeiros)
Neste final de semana (25 a 27 de setembro), o Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, faz visita pastoral ao 4º Zonal. A programação teve início na noite dessa sexta-feira, 25, na Igreja Matriz de São José de Anchieta, no bairro de Lagoa Nova, em Natal. Na ocasião, após ser acolhido pelos fiéis, Dom Jaime se reuniu com padres e diáconos das paróquias que compõem o Zonal. Na manhã deste sábado, ele, acompanhado de padres e diáconos das paróquias do Zonal, visitou o CEDUC, no bairro de Nazaré. Trata-se de uma unidade de atendimento da Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (Fundac/RN), e que acolhe adolescentes infratores, em regime de semi-liberdade.
Após, Dom Jaime foi à residência do Diácono Josimar Macedo, que se encontra enfermo. E, às 11h30, foi conhecer as instalações e visitar pacientes do Hospital Dr. Luiz Antônio, da Liga Norte Riograndense Contra o Câncer, situado no bairro das Quintas, especialista em problemas oncológicos. Cada pessoa visitada recebeu uma mensagem de fé, do Arcebispo.

Visita ao Hospital Dr. Luiz Antônio
Ainda neste sábado, à tarde, Dom Jaime vai se encontrar com jovens, na Paróquia de São Sebastião, no Alecrim. O encontro com os jovens será encerrado às 17h, com celebração eucarística. A programação do último dia Visita Pastoral será desenvolvida neste domingo, 27, iniciando, às 8h, na Paróquia de Nossa Senhora da Esperança e Santo Inácio de Loyola, no bairro Cidade da Esperança. Na primeira parte da manhã, será feita uma reflexão sobre a ‘Missão do Leigo na Igreja’, conduzida pelos Padres José Freitas Campos e Agustin Calatayud Salon. Depois, terá uma apresentação da ação pastoral desenvolvida no zonal. Às 11h20, Dom Jaime presidirá a Eucaristia, marcando o encerramento da visita. A celebração será transmitida pela Rádio Rural de Natal AM 1090.

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Evangelho do dia

Resultado de imagem para O maior é aquele que serve - Lc 9,46-50
O maior é aquele que serve - Lc 9,46-50

Surgiu entre os discípulos uma discussão sobre qual deles seria o maior. Sabendo o que estavam pensando, Jesus pegou uma criança, colocou-a perto de si e disse-lhes: “Quem receber em meu nome esta criança, estará recebendo a mim mesmo. E quem me receber, estará recebendo Aquele que me enviou. Pois aquele que entre todos vós for o menor, esse é o maior”. Tomando a palavra, João disse: “Mestre, vimos alguém expulsar demônios em teu nome, mas nós lhe proibimos, porque não anda conosco”. Jesus respondeu: “Não o proibais, pois quem não é contra vós, está a vosso favor”.
https://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&id=5360

domingo, 27 de setembro de 2015

Joanna se apresenta na festa dos Mártires


Joanna gravou CD com músicas católicas (Foto: divulgação)

A Arquidiocese de Natal celebra a festa dos Bem Aventurados Mártires de Cunhaú e Uruaçu, no Monumento dos Mártires, em Uruaçu, no município de São Gonçalo do Amarante, no período de 20 de setembro a 3 de outubro. Diariamente, às 19h, há adoração ao Santíssimo Sacramento e novena.

A programação de encerramento, no dia 3 de outubro, é extensa. Na parte da manhã, no Monumento, haverá celebração eucarística às 7h, às 10h, e, às 12 horas. Na Vila de Uruaçu, também será celebrada missa, às 9 horas. Ainda, no Monumento, das 10 às 14 horas, haverá atendimento de confissões, recitação do Ofício de Nossa Senhora e adoração ao Santíssimo Sacramento. Às 14h, terá show com a cantora natalense, Fátima Santos. Às 16h, show com Joanna, cantora da Música Popular Brasileira e que, em 2011, lançou o CD “Em nome de Jesus”, no qual canta músicas do Padre Zezinho.

Após o show, às 18 horas, haverá missa, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha.

Evangelho do dia

Quem não é contra nós, está a nosso favor - Mc 9,38-43.45.47-48

João disse a Jesus: “Mestre, vimos alguém expulsar demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, porque ele não andava conosco”. Jesus, porém, disse: “Não o proibais, pois ninguém que faz milagres em meu nome poderá logo depois falar mal de mim. Quem não é contra nós, está a nosso favor. Quem vos der um copo de água para beber porque sois de Cristo, não ficará sem receber a sua recompensa. E quem provocar a queda um só destes pequenos que creem em mim, melhor seria que lhe amarrassem uma grande pedra de moinho ao pescoço e o lançassem no mar. Se tua mão te leva à queda, corta-a! É melhor entrares na vida tendo só uma das mãos do que, tendo as duas, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga. Se teu pé te leva à queda, corta-o! É melhor entrar na vida tendo só um dos pés do que, tendo os dois, ser lançado ao inferno. Se teu olho te leva à queda, arranca-o! É melhor entrar no Reino de Deus tendo um olho só do que, tendo os dois, ir para o inferno, onde o verme deles não morre e o fogo nunca se apaga”.

sábado, 26 de setembro de 2015

Recitação do terço e missa marcam início de peregrinação


Peregrinação iniciou no último dia 21 (Foto: Cacilda Medeiros)

Dezenas de fiéis se reuniram no final da tarde da última segunda-feira, 21, na Pedra do Rosário, às margens do Rio Potengi, em Natal, para a recitação do terço e missa, presidida pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha. A celebração marcou o início da peregrinação de Nossa Senhora da Apresentação, em preparação para a festa da padroeira da Arquidiocese. “Diante deste mundo em mudança, em que tantos aspectos da vida humana vão passando por transformações, vimos que seria preciso promovermos o sentimento religioso das pessoas, com gestos de mais aproximação, de irmos ao encontro do outro, de vivermos tudo aquilo que são os apelos da Igreja para o tempo de hoje”, destacou o Arcebispo, quando falou do sentido da peregrinação.

Uma imagem de Nossa Senhora da Apresentação vai peregrinar por instituições públicas e privadas. Nesta quarta-feira, 234, a imagem se encontra no Colégio Marista de Natal. Na sexta, 25, será conduzida à sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), onde será celebrada missa, às 9h, presidida pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha. No final de semana, de 25 a 27, a imagem se encontrará no Convento Santo Antônio, na Cidade Alta. Na segunda, 28, ela será conduzida até o Instituto Maria Auxiliadora e, na terça, 29, será levada até à Assembleia Legislativa. Outras 73 capelinhas, com a imagem da Santa, estão peregrinando pelas residências dos fiéis. A peregrinação se estende até o dia 11 de novembro, quando terá início a festa de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira da Arquidiocese e da cidade do Natal.

Evangelho do dia

 

Jesus anuncia sua paixão - Lc 9,43b-45

Enquanto todos se admiravam com tudo o que Jesus fazia, ele disse aos discípulos: “Prestai bem atenção às palavras que vou dizer: o Filho do Homem vai ser entregue às mãos dos homens”. Mas eles não compreendiam esta palavra. O sentido lhes ficava oculto, de modo que não podiam entender. E tinham medo de fazer perguntas sobre o assunto.

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

FESTA DE SÃO FRANCISCO COMEÇA HOJE


Hoje começa os festejos da FESTA DE SÃO FRANCISCO no conjunto Frei Damião com o tema Com São Francisco caminhamos em Busca da Paz. Os festejos vão de 25 de setembro a 4 de outubro. todos estão convidados .

Evangelho do dia

Resultado de imagem para Mas Jesus perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?
Quem dizem as multidões que eu sou? - Lc 9,18-22

Jesus estava orando, a sós, e os discípulos estavam com ele. Então, perguntou-lhes: “Quem dizem as multidões que eu sou?”. Eles responderam: “Uns dizem que és João Batista; outros, que és Elias; outros ainda acham que algum dos antigos profetas ressuscitou”. Mas Jesus perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?”. Pedro respondeu: “O Cristo de Deus”. Mas ele advertiu-os para que não contassem isso a ninguém. E explicou: “É necessário o Filho do Homem sofrer muito e ser rejeitado pelos anciãos, sumos sacerdotes e escribas, ser morto e, no terceiro dia, ressuscitar”.


https://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&id=5357

Arcebispo participa de audiência com Governador sobre Programa de Cisternas


Reunião realizada na tarde desta quarta-feira, no gabinete do Governador (Foto: Cacilda Medeiros)

Representantes de seis organizações da Rede Asa Potiguar, acompanhados do Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, foram recebidos em audiência pelo Governador Robinson Faria, nesta quarta-feira, 23, às 16 horas, na governadoria do Estado. O objetivo dos representantes das organizações foi dialogar com o Governador e secretarias afins sobre as dificuldades de cumprimento de metas dos contratos para construção de cisternas da primeira água (P1MC), por causa de atrasos nas vistorias e no repasse dos recursos dos termos concluídos.

As seis organizações representadas, que executam contratos de construção de cisternas, através da Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social, são o Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (SEAPAC), Terra Viva, Instituto Chapéu de Couro, Sertão Verde, Diaconia e Cooperativa de Trabalho Multidisciplinar Potiguar (TECHNE). A audiência também contou com a presença de representantes de órgãos do Estado, como CAERN, Secretaria de Trabalho, Habitação, e Assistência Social (SETHAS), Instituto de Gestão de Águas (IGARN), Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), entre outros.

Motivação da audiência

O Arcebispo e presidente do SEAPAC, Dom Jaime Vieira Rocha, abriu o diálogo, expondo a motivação da audiência. Em seguida, o coordenador estadual SEAPAC, Diác. Francisco Teixeira, historiou a caminhada do Programa de Cisternas, chamando a atenção para a importância dessa política pública. “As cisternas são importantes, não apenas porque ajudam a amenizar o impacto da escassez de água, mas pelo grande alcance social para as famílias do campo”, enfatizou.

Ele ressaltou que atualmente há lentidão na vistoria das obras concluídas e, consequentemente, atraso no repasse dos recursos, o que compromete os prazos para conclusão dos contratos, a saúde financeira das organizações e faz o Estado correr o risco de perder a oportunidade de construir mais cisternas. “O que propomos é maior celeridade ao programa e aditamento dos prazos”, pediram as instituições.

O governador ouviu a todos os pedidos e informou que há contratação de pessoal para a vistoria das obras, estrutura de automóveis para o trabalho e acatou a proposta de aditamento do prazo. Na ocasião, Robinson informou que no encontro com a Presidente Dilma Rousseff, em Cabroró (PE), onde está o eixo norte da transposição do Rio São Francisco, solicitou um aditivo no sentido de que sejam construídos seis quilômetros de canal a partir de São José do Egito, na Paraíba, até o Rio Piranhas-Açu, no Rio Grande do Norte. “Para minha surpresa, quando estive em Brasília, fui informado de que esse pedido já está em andamento, nos Ministérios envolvidos na transposição”, disse o chefe do executivo estadual.

Dom Jaime aproveitou a oportunidade para informar ao governador que os bispos estão se articulando com o Governo Federal para uma visita ao Eixo Norte da Transposição, em data ainda a ser agendada.

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Evangelho do dia

Quem será esse homem? - Lc 9,7-9

O rei Herodes ouviu falar de tudo o que estava acontecendo, e ficou confuso, porque alguns diziam que João Batista tinha ressuscitado dos mortos. Outros diziam que Elias tinha aparecido; outros ainda, que um dos antigos profetas tinha ressuscitado. Então Herodes disse: “Eu mandei cortar a cabeça de João... Quem será esse homem, sobre quem ouço falar estas coisas?”. E procurava ver Jesus.
https://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&id=5356

Terço dos Homens faz missão


O terço dos Homens de Serra de São Bento realiza toda quarta feira terços nas casas dos homens dos terço e de doentes. Nesta ultima quarta feira foi na casa de Paulo Adauto.

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Evangelho do dia

O envio dos Doze - Lc 9,1-6

Jesus convocou os Doze e deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios e para curar doenças. Ele os enviou para anunciar o Reino de Deus e curar os enfermos. E disse-lhes: “Não leveis nada pelo caminho: nem cajado, nem sacola, nem pão, nem dinheiro, nem duas túnicas. Na casa onde entrardes, permanecei ali, até partirdes daí. Quanto àqueles que não vos acolherem, ao sairdes daquela cidade, sacudi a poeira dos vossos pés, para que sirva de testemunho contra eles”. Os discípulos partiram e percorriam os povoados, anunciando a Boa-Nova e fazendo curas por toda parte.

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Vigário judicial da Arquidiocese explica mudanças no processo de nulidade matrimonial


Foto: Cacilda Medeiros

Foram anunciadas, no dia 8 de setembro, as principais mudanças decididas pelo Papa Francisco em relação aos processos de nulidade matrimonial. O objetivo do pontífice não é favorecer a nulidade dos matrimônios, mas a rapidez dos processos. Nesta semana, o jornal A Ordem traz como entrevistado o Vigário Judicial da Arquidiocese de Natal, padre Júlio Cesar, que esclarece dúvidas acerca dessas mudanças.

A Ordem: Qual a diferença entre nulidade e anulação do matrimônio?
Pe. Júlio: Em primeiro lugar, temos que ter presente que a Igreja não está concedendo divórcio, segundo aquilo que se entende no conceito jurídico civil. Também a Igreja não está promovendo a anulação de nenhum matrimônio. O que a Igreja faz, e isso já o próprio Cristo anunciou quando disse que em caso de uniões ilegítimas reside a possibilidade de um homem deixar sua mulher (Mt 19, 9), é declarar a nulidade de um matrimônio que já no momento de sua celebração foi marcado por vícios e falhas que o fizeram nulo desde o início.

A Ordem: Na semana passada, o Papa Francisco anunciou mudanças em relação aos processos de nulidade matrimonial. O que mudou, então, nos processos?
Pe. Júlio: Dois pontos muito fortes devem nos chamar a atenção na Carta Apostólica Motu proprio MitisIudex Dominus Iesus, promulgada pelo Papa Francisco, no último dia 8 de setembro de 2015. O primeiro é com relação a celeridade do processo de nulidade matrimonial. Hoje, nós que fazemos a Câmara Eclesiástica de Natal estamos integrados ao Tribunal do Regional NE II, com sede em Recife, que abrange 21 dioceses dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. Como podemos observar a abrangência em si já leva a certa demora na resposta que os fieis esperam. Ainda com relação a isso, proferida a sentença afirmativa pelo Tribunal de primeira instância, mesmo que todos estivessem de acordo com ela, pelas normas canônicas atualmente em vigor, a decisão precisa de duas sentenças conformes e, por isso, tem que ser encaminhada ao Tribunal de Apelação em segunda instância, com sede em Fortaleza, que é também o Tribunal de primeira instância para as dioceses do Estado do Ceará, aumentando ainda mais o tempo de espera. Segundo palavras do Papa, as pessoas ficam esperando muito tempo por uma resposta que possa curar suas feridas. Disse ainda o Papa: “É preferível receber logo a resposta, seja positiva ou negativa, mas que saia logo”. Com a nova normativa, uma só sentença afirmativa é necessária, e pode ser dada na própria Diocese, pelo Bispo ou por aquele que ele nomear como Vigário Judicial, não sendo mais necessária a segunda instância. Caso uma das partes deseje recorrer da decisão, o Papa concede que a segunda instância para as Arquidioceses seja a diocese sufragânea do Bispo mais antigo, no nosso caso atualmente a Diocese de Mossoró. Para as dioceses, a segunda instância é sempre a sede metropolitana. O segundo ponto diz respeito às custas do matrimônio, afirmando o Papa que se deve buscar chegar à gratuidade no processo de nulidade matrimonial.

A Ordem: Com os processos mais simples, e, consequentemente, a agilidade para o reconhecimento da nulidade, como fica a ‘indissolubilidade do vínculo matrimonial’?
A Ordem: Não podemos esquecer de que a mudança é apenas processual e não de doutrina. A doutrina sobre a indissolubilidade do matrimônio continua firme. Afinal, esta doutrina é evangélica. Foi o próprio Cristo que afirmou, retomando a expressão do livro do Gênesis: “O homem deixará seu pai e sua mãe, e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne… O que Deus uniu o homem não separe” (Mt 19, 5-6). Negar a indissolubilidade do matrimônio seria abandonar o ensinamento do próprio fundador da Igreja e isso faria com que a Igreja se afastasse de sua missão fundamental que é apresentar Jesus Cristo. A partir disso, devemos deixar claro que não é apenas um ato de desejo da pessoa de que o seu matrimônio seja declarado nulo, mas é preciso um estudo de cada caso para ver se realmente há fundamentos canônicos para declarar nulo um matrimônio que já desde o seu início sequer existiu.

A Ordem: Quanto custa, em média, em termos financeiros, o processo para a nulidade do matrimônio?
Pe. Júlio: Falemos em termos nossos aqui: ao dar entrada em um processo matrimonial na Câmara Eclesiástica de Natal, a parte que o faz oferece uma contribuição de R$ 50,00 para as custas daqui. Ao enviarmos o processo para o Tribunal em Recife, os próprios agentes do Tribunal entram em contato com a parte que deu entrada para negociar a forma de pagamento de quatro salários mínimos para cobrir as custas do processo total. Podemos nos perguntar: não é este um valor alto? Como uma pessoa que não tem condições financeiras favoráveis pode realizar um processo de declaração de nulidade matrimonial? É realmente um valor alto e dificulta o acesso dos mais pobres. Foi justamente este o segundo ponto forte do documento do Papa Francisco. Claro que a gratuidade poderá dificultar um pouco o andamento do processo pelo motivo de termos que contratar pessoas para servir no Tribunal e temos que pensar como lhes retribuir o serviço, como também as despesas com material e manutenção. Porém, certamente, os valores deverão ser bem menores e, hoje, já é assim; os pobres podem e devem ter acesso aos sacramentos e a todos os serviços da Igreja mesmo que não possam pagar.

A Ordem: Na Arquidiocese de Natal, onde e como as pessoas podem obter mais informações sobre a nulidade do matrimônio?
Pe. Júlio: Hoje, na nossa Arquidiocese, nós estamos atendendo às terças e quartas-feiras das 8h30 às 11h30 no subsolo da Catedral. Porém, desde maio passado o nosso Arcebispo Dom Jaime tem colocado na reunião dos Bispos da Província, eu diria até de maneira profética, uma discussão sobre a instalação de um Tribunal Interdiocesano com a participação de Natal, Mossoró e Caicó. A partir de oito de dezembro, quando começa o ano da Misericórdia e entram em vigor as novas normas canônicas, estamos em estudo como irá funcionar.

Evangelho do dia

A mãe e os irmãos de Jesus - Lc 8,19-21

Sua mãe e seus irmãos vieram ter com ele, mas não podiam se aproximar, por causa da multidão. Alguém lhe comunicou: “Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e querem te ver”. Ele respondeu: “Minha mãe e meus irmãos são estes aqui, que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática”.


https://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

II ECC

Resultado de imagem para encontro de casais com cristo site

O II ECC Encontro de Casais com Cristo aconteceu nos últimos dias 18,19 e 20 na escola Joaquim Torres em Serra de São Bento. O mesmo contou com a presença de 29 casais encontristas.