sábado, 30 de maio de 2015

Evangelho do dia

Resultado de imagem para autoridade de jesus
Com que autoridade fazes essas coisas? - Mc 11,27-33

Jesus e os discípulos foram outra vez a Jerusalém. Enquanto andava pelo templo, os sumos sacerdotes, os escribas e os anciãos se aproximaram de Jesus e lhe perguntaram: “Com que autoridade fazes essas coisas? Quem te deu autoridade para fazer isso?”. Jesus disse: “Vou fazer-vos uma só pergunta. Respondei-me, que eu vos direi com que autoridade faço isso. O batismo de João era do céu ou dos homens? Respondei-me!”. Eles discutiam entre si: “Se respondermos: ‘Do céu’, ele dirá: ‘Por que não acreditastes em João?’. Vamos então responder: ‘Dos homens’?...”. Eles tinham medo do povo, já que todos diziam que João era realmente um profeta. Responderam então a Jesus: “Não sabemos”. E Jesus retrucou-lhes: “Pois eu também não vos digo com que autoridade faço essas coisas!”.
https://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho

Carta de Natal é entregue como fruto do Seminário Regional sobre o Nordeste


Mesa de encerramento do Seminário Regional – FOTO: Cacilda Medeiros

Uma carta destinada ao povo nordestino foi apresentada como fruto do Seminário Regional “Nordeste 60 anos depois: mudanças e permanências”, que vem acontecendo em Natal, desde a última quarta-feira (27). O documento propõe uma agenda, com cinco eventos, destinados às diversas camadas da sociedade.
No documento, estão propostas agendas para os seguintes seguimentos: acadêmico, cultural, institucional, eclesial, além das organizações da sociedade civil. Entre as ações contempladas nestas agendas estão a realização de seminários, produção de subsídios acerca de atividades relativas ao encontro dos bispos na cidade de Campina Grande (PB), em 1956, realização de campanhas, bem como, a promoção de reflexões e criação de fóruns para debates de assuntos relativos à região.
Segundo o Arcebispo Metropolitano de Natal e presidente do Observatório Social do Nordeste, Dom Jaime Vieira Rocha, esta iniciativa se mostra um comprometimento quanto às questões sociais. “Isso mostra a sociedade comprometida para avançar na convivência com estes problemas atuais, que afligem o povo nordestino”, frisa.
O Arcebispo agradeceu a participação dos presentes e reforçou o comprometimento com a continuação das discussões acerca do Nordeste e a implementação de ações que visem mudanças.
Durante a cerimônia de encerramento também foi aberto o ano celebrativo ao encontro dos bispos do Nordeste, no ano de 1956, em Campina Grande (PB).

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Evangelho do dia

Resultado de imagem para jesus no templo com bois
Minha casa será chamada casa de oração - Mc 11,11-26

Jesus entrou em Jerusalém e foi ao templo. Lá observou todas as coisas. Mas, como já era tarde, e e os Doze foram para Betânia. No dia seguinte, ao saírem de Betânia, Jesus sentiu fome. Avistando de longe uma figueira coberta de folhas, foi lá ver se encontrava algum fruto. Chegando perto, só encontrou folhas, pois não era tempo de figos. Então, reagiu dizendo à figueira: "Nunca mais ninguém coma do teu fruto". Os discípulos ouviram isso. Entrando no templo, Jesus começou a expulsar os que ali estavam vendendo e comprando. Derrubou as mesas dos que trocavam moedas e as bancas dos vendedores de pombas. Também não permitia que se carregassem objetos passando pelo templo. Pôs-se a ensinar e dizia-lhes: “Não está escrito que a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos? Vós, porém, fizestes dela um antro de ladrões”. Os sumos sacerdotes e os escribas ouviram isso e procuravam um modo de matá-lo. Mas tinham medo de Jesus, pois a multidão estava maravilhada com o ensinamento dele. E quando anoiteceu, Jesus e os discípulos foram saindo da cidade. De manhã cedo, ao passarem, verificaram que a figueira tinha secado desde a raiz. Pedro lembrou-se e disse: "Rabi, olha, a figueira que amaldiçoaste secou". Jesus lhes observou: "Tende fé em Deus. Em verdade, vos digo: se alguém disser a esta montanha: 'Arranca-te e joga-te no mar', sem duvidar no coração, mas acreditar que vai acontecer, então acontecerá. Por isso, vos digo: tudo o que pedirdes na oração, crede que já o recebeste, e vos será concedido. E, quando estiverdes de pé para a oração, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai que está no céu também perdoe os vossos pecados".
https://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho

Atuação das pastorais sociais é destacada em conferência com Dom Guilherme Werlang

Resultado de imagem para dom guilherme werlang

A parte da tarde do Seminário Regional “Nordeste, 60 anos depois: mudanças e permanências”, nesta quinta-feira (28), iniciou com uma conferência proferida pelo bispo de Ipameri (GO) e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, Justiça e Paz (Pastorais Sociais) da CNBB, Dom Guilherme Werlang. Em suas palavras, foi destacada a atuação das pastorais sociais.
“A Igreja sempre teve um protagonismo na mediação de conflitos e combate às desigualdades sociais. Uma Igreja só pode ser verdadeiramente cristã, quando olha as pessoas em suas diversas dimensões, não somente a espiritual”, pontou Dom Guilherme.
Ainda em suas considerações, o bispo destacou a atuação da Igreja junto ao povo, desde o século passado, ressaltando o trabalho das pastorais sociais. “O diálogo da Igreja com a sociedade se estabelece principalmente com o trabalho das pastorais sociais. Não dá para ser cristão, fechando os olhos para as questões sociais”, frisou.
Dom Guilherme encerrou a sua participação, falando que a sociedade deve ter consciência de que diversas mudanças já aconteceram, mas que precisa avançar em outros pontos.
A programação do Seminário Regional está sendo realizada na Escola de Governo, no Centro Administrativo, no bairro Lagoa Nova, em Natal e segue até esta sexta-feira (29), debatendo diversos temas acerca da região nordeste.

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Evangelho do dia

Filho de Davi, tem compaixão de mim! - Mc 10,46-52

Chegaram a Jericó. Quando Jesus estava saindo da cidade, acompanhavam-no os discípulos e uma grande multidão. O mendigo cego, Bartimeu, filho de Timeu, estava sentado à beira do caminho. Ouvindo que era Jesus Nazareno, começou a gritar: “Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim”. Muitos o repreendiam para que se calasse. Mas ele gritava ainda mais alto: “Filho de Davi, tem compaixão de mim”. Jesus parou e disse: “Chamai-o!”. Eles o chamaram, dizendo: “Coragem, levanta-te! Ele te chama!”. O cego jogou o manto fora, deu um pulo e se aproximou de Jesus. Este lhe perguntou: “Que queres que eu te faça?”. O cego respondeu: “Rabûni, meu Mestre, que eu veja”. Jesus disse: “Vai, tua fé te salvou”. No mesmo instante, ele recuperou a vista e foi seguindo Jesus pelo caminho.

Paróquia lançará Livro sobre a História da Serra de São Bento


A Paróquia de São Bento através do Pe. Mário lançará um Livro sobre a História da Serra de São Bento, o livro falará da cultura, politica, e sobre tudo dos primórdios da Serra de São Bento e sua religiosidade. O lançamento será em breve.   

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Evangelho do dia

Resultado de imagem para o Filho do Homem será entregue aos sumo sacerdotes

O maior é aquele que serve... - Mc 10,32-45

Estavam a caminho, subindo para Jerusalém. Jesus ia à frente, e eles, assombrados, seguiam com medo. Jesus, outra vez, chamou os doze de lado e começou a dizer-lhes o que estava para acontecer com ele: "Estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos sumo sacerdotes e aos escribas. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos pagãos. Vão zombar dele, cuspir nele, açoitá-lo e matá-lo, mas três dias depois, ele ressuscitará". Tiago e João, filhos de Zebedeu, aproximaram-se de Jesus e lhe disseram: “Mestre, queremos que faças por nós o que te vamos pedir”. Ele perguntou: “Que quereis que eu vos faça?”. Responderam: “Permite que nos sentemos, na tua glória, um à tua direita e o outro à tua esquerda!”. Jesus lhes disse: “Não sabeis o que estais pedindo. Podeis beber o cálice que eu vou beber? Ou ser batizados com o batismo com que eu vou ser batizado?”. Responderam: “Podemos”. Jesus então lhes disse: “Sim, do cálice que eu vou beber, bebereis, com o batismo com que eu vou ser batizado, sereis batizados. Mas o sentar-se à minha direita ou à minha esquerda não depende de mim; é para aqueles para quem foi preparado". Quando os outros dez ouviram isso, começaram a ficar zangados com Tiago e João. Jesus então os chamou e disse: "Sabeis que os que são considerados chefes das nações as dominam, e os seus grandes fazem sentir seu poder. Entre vós não deve ser assim. Quem quiser ser o maior entre vós seja aquele que vos serve, e quem quiser ser o primeiro entre vós seja o escravo de todos. Pois o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate por muitos”.

https://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho

terça-feira, 26 de maio de 2015

3ª Vigília de Pentecostes foi sucesso total.


A terceira caminhada penitencial bate recorde de publico e surpreende os organizadores do evento, de acordo com Padre Mário todos esperavam uma grande multidão, mas o publicou foi bem maior que o esperado, com dois trios cantando louvores, o povo não desanimou e ao amanhecer chegaram em Monte das Gameleiras ainda cantando. Os organizadores avaliado um publico de cerca de duas mil e quinhentas entre três mil pessoal. 
Em clima de saudade muitos fiéis já diziam de estarem ansiosos para ano que vem, do jeito que o evento foi organizado com certeza o publico será ainda maior, Parabéns aos organizadores da caminhada em especial a Padre Mário. 
http://serranossb.blogspot.com.br/2015/05/3-caminhada-penitencial-e-sucesso-total.html e Paróquia de São Bento






Evangelho do dia

Nós deixamos tudo e te seguimos... - Mc 10,28-31

Pedro começou a dizer-lhe: “Olha, nós deixamos tudo e te seguimos”. Jesus respondeu: “Em verdade vos digo: todo aquele que deixa casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos e campos, por causa de mim e do evangelho, recebe cem vezes mais agora, durante esta vida – casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições –, e no mundo futuro, vida eterna. Muitos, porém, que são primeiros, serão últimos; e muitos que são últimos serão primeiros”.
https://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho

domingo, 24 de maio de 2015

III Vigília de Pentecostes








Evangelho do dia

Recebei o Espírito Santo! - Jo 20,19-23 ou Jo 15,26-27; 16,12-15

Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, os discípulos estavam reunidos, com as portas fechadas por medo dos judeus. Jesus entrou e pôs-se no meio deles. Disse: “A paz esteja convosco”. Dito isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos, então, se alegraram por verem o Senhor. Jesus disse, de novo: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou também eu vos envio”. Então, soprou sobre eles e falou: “Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, serão perdoados; a quem os retiverdes, ficarão retidos”.
https://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho

sábado, 23 de maio de 2015

Será hoje a III Vigília de Pentecostes

                                  A concentração será logo após a missa de envio as 23 horas em frente a Matriz de São Bento.

Evangelho do dia

Resultado de imagem para jesus e pedro
Tu, segue-me! - Jo 21,20-25

Voltando-se, Pedro viu que também o seguia o discípulo que Jesus mais amava, aquele que na ceia se tinha inclinado sobre seu peito e perguntado: “Senhor, quem é que vai te entregar?”. Quando Pedro viu aquele discípulo, perguntou a Jesus: “E este, Senhor?”. Jesus respondeu: “Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa? Tu, segue-me”. Por isso, divulgou-se entre os irmãos que aquele discípulo não morreria. Ora, Jesus não tinha dito que ele não morreria, mas: “Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa?”. Este é o discípulo que dá testemunho destas coisas e as pôs por escrito. Nós sabemos que seu testemunho é verdadeiro. Ora, Jesus fez ainda muitas outras coisas. Se todas elas fossem escritas uma por uma, creio que nem o mundo inteiro poderia conter os livros que seria preciso escrever.

Pastoral da Comunicação realiza retiro no Vicariato Sul


Realização de retiro foi decisão dos coordenadores paroquiais da Pascom (Foto: Cacilda Medeiros)

A coordenação arquidiocesana da Pastoral da Comunicação vai realizar, ao longo deste ano, retiros junto aos agentes da Pascom, divididos por Vicariatos. O primeiro retiro vai acontecer no Vicariato Sul, na Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, no dia 07 de junho. O evento será realizado no Centro Pastoral do Catolé, a partir das 7h, encerrando às 16h, com assessoria do padre Edilson Nobre, coordenador do setor de comunicação da Arquidiocese de Natal. O encontro é aberto a todos os agentes da Pascom que estão presentes nas paróquias do 8º, 9º, 10º e 13º zonais da Arquidiocese.

Os interessados em participar, devem confirmar presença até o dia 31 de maio, por meio do e-mail: pascom.novacruz@gmail.com ou ligar para: (84) 9115-8571 (falar com Flávio Luiz) e pagar uma taxa de R$ 10 reais, que dá direito ao almoço. O retiro da Pascom foi uma das ações aprovadas durante a reunião de avaliação e planejamento com os coordenadores da pastoral, realizada no final de novembro do ano passado.

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Evangelho do dia

Simão, tu me amas? - Jo 21,15-19

Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?”. Pedro respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”. Jesus lhe disse: “Cuida dos meus cordeiros”. E disse-lhe, pela segunda vez: “Simão, filho de João, tu me amas?”. Pedro respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”. Jesus lhe disse: “Sê pastor das minhas ovelhas”. Pela terceira vez, perguntou a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?”. Pedro ficou triste, porque lhe perguntou pela terceira vez se era seu amigo. E respondeu: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que te amo”. Jesus disse-lhe: “Cuida das minhas ovelhas. Em verdade, em verdade, te digo: quando eras jovem, tu mesmo amarravas teu cinto e andavas por onde querias; quando, porém, fores velho, estenderás as mãos, e outro te porá o cinto e te levará para onde não queres ir”.(Disse isso para dar a entender com que morte Pedro iria glorificar a Deus.) E acrescentou: “Segue-me”.
https://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho

Dom Jaime fala sobre Seminário Social Regional


(Foto: Cacilda Medeiros)

No período de 27 a 29 de maio, Natal sediará o Seminário Regional “Nordeste, 60 anos depois: Mudanças e Permanências”, que dará início às comemorações alusivas aos primeiros encontros dos bispos do Nordeste, no ano de 1956, na cidade de Campina Grande (PB). O evento tem por objetivo, refletir acerca das questões sociais do Nordeste e contará com a participação de importantes nomes dentro desta temática, além da participação dos ministros da república Miguel Rossetto e Tereza Campello. As inscrições são gratuitas e estão abertas no site da Arquidiocese de Natal (www.arquidiocesedenatal.org.br/seminario-regional). O evento será realizado na Escola de Governo, no Centro Administrativo, no bairro Lagoa Nova, em Natal e é promovido pela Arquidiocese de Natal, Observatório Social do Nordeste e RN Sustentável. Nesta entrevista, o Arcebispo Metropolitano de Natal e presidente do Observatório Social do Nordeste, Dom Jaime Vieira Rocha, fala sobre a proposta do encontro e qual a expectativa acerca desta reflexão sobre o Nordeste.

Porque realizar este seminário “Nordeste, 60 anos depois”?
Sempre dediquei muita atenção à ação da Igreja no seu passado, que proporcionou o presente para nós, hoje. A Igreja de Natal e a Igreja do Nordeste brasileiro é marcada por um protagonismo. O Regional Nordeste 2, da CNBB, por onde passaram grandes bispos, desde a década de 50, se voltavam com muita solicitude para o povo, que encontrava na Igreja, a única voz que pudesse estar a seu favor, mostrando a sensibilidade para com as suas necessidade extremas. Se nós olharmos bem o que foi a ação da Igreja em décadas passadas, sobretudo na vulnerabilidade social da vida humana do nordestino, diante do flagelo das secas, que nem se falava nesta atitude de compreensão, de convivência com o semiárido, mas era aquela velha indústria das secas, a exploração do homem pelo homem, o desvio de recursos públicos, a venda e até o desvio de alimentos que vinham para os flagelados, vamos perceber o trabalho dos bispos, no âmbito pastoral e espiritual. Eles sempre tiveram iniciativas muito visíveis, não só pelo primeiro encontro de Campina Grande, em 1956, mas, também, o segundo em Natal, no ano de 1959, até levar a região a se organizar, do ponto de vista civil, político e econômico, com a criação da SUDENE. Foi um organismo criado para prover o desenvolvimento do Nordeste. Depois disso, a ação foi mais do ponto de vista do profetismo, com o lançamento de documentos muito sérios por parte dos bispos. Era a voz da Igreja em defesa dos nordestinos. Por essa razão, eu vejo que nos voltarmos para uma Igreja servidora, atenta aos mais marginalizados e desejosa que todos tenham vida, vale a pena fazer o resgate desses que nos precederam e é também constatável, um pouco de distância desta Igreja, que nos plasmou para o presente, mas como que esquecida e que agora, diante de tanta carência, é necessário e oportuno que a Igreja se manifeste. Que ela seja um palco, um espaço onde possa catalisar opiniões e ações, não se comprometendo ou assumindo o papel do governo, mas, contribuindo com a reflexão, para aquilo que deve ser feito em prol de um Nordeste mais digno e mais viável.

No geral, que programação está sendo organizada para este seminário, que será realizado de 27 a 29 de maio, em A programação já está elaborada. Nós vamos dar um enfoque nestes primeiros momentos, como a própria SUDENE, porque são dez anos de falecimento de Celso Furtado, que foi o primeiro superintendente deste órgão. Então, a esposa de Celso, Rosa Furtado estará presente para fazer esta memória, este resgate do seu esposo, como economista. Também virão outros ministros de estado, para questões bem atuais, como a questão do solo, da desertificação, que acontece, por exemplo, no nosso seridó, a questão ambiental e ainda, o viés político, uma contribuição, que vai ser dada em termos de reflexão sobre a própria consolidação democrática. Enfim, será um grande momento que contará com uma dimensão política bastante visível e também com uma cooperação de instituições. É uma contribuição que a sociedade e a Igreja dão para o Nordeste, vendo suas perspectivas, apontando pistas. Aí o governo terá elementos, se não os já conhecem, para ter uma atenção maior com o Nordeste.

Quais as suas expectativas para este evento?
Esta é uma oportunidade para a consolidação do Observatório Social do Nordeste. Natal, que sedia o encontro, tem uma tradição muito grande, de referência nessa área de ação social. Contamos com o apoio do setor social e outras instituições da Igreja. Também temos o apoio de instituições civis, como a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, entre outras faculdades, como a nossa própria Faculdade Dom Heitor Sales. Também contamos com a colaboração de universidades da Paraíba, inclusive no patrocínio do relançamento dos anais dos primeiros encontros dos bispos do Nordeste, além do RN Sustentável. Enfim, será um momento muito rico de reflexão sobre o Nordeste, para que tenhamos mais interesse por esta região.

Que mensagem de motivação o senhor deixa para as pessoas participarem deste evento?
Deixo aqui o convite a você, meu caro leitor. Participe, se interesse, veja, acompanhe, sobretudo neste tempo, em que vivemos uma situação de crise. É importante que vejamos esta oportunidade como importante para uma reflexão acerca do nosso Nordeste, pois nós somos responsáveis por esta terra que amamos e que tem uma característica muito bonita de cultura, de história e de transformação na sociedade. Certamente vai ser muito positivo o seminário sobre o Nordeste.

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Evangelho do dia

Resultado de imagem para jesus orando

Oração pelos que vão crer em Jesus - Jo 17,20-26

Eu não rogo somente por eles, mas também por aqueles que vão crer em mim pela palavra deles. Que todos sejam um, como tu, Pai, estás em mim, e eu em ti. Que eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste. Eu lhes dei a glória que tu me deste, para que eles sejam um, como nós somos um: eu neles, e tu em mim, para que sejam perfeitamente unidos, e o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste como amaste a mim. Pai, quero que estejam comigo aqueles que me deste, para que contemplem a minha glória, a glória que tu me deste, porque me amaste antes da criação do mundo. Pai justo, o mundo não te conheceu, mas eu te conheci, e estes conheceram que tu me enviaste. Eu lhes fiz conhecer o teu nome, e o farei conhecer ainda, para que o amor com que me amaste esteja neles, e eu mesmo esteja neles.

Entrevista feita com Dom Eugênio Sales é transformada em livro

“Dom Eugênio Sales em Natal – fé e política” é o título do livro que será lançado nesta quinta-feira, 21, às 19 horas, no auditório da Casa da Indústria, da FIERN, situada Senador Salgado Filho, bairro de Lagoa Nova, em Natal. O livro é a publicação de uma entrevista feita em 1963, pelo jornalista norte-americano Michael Murphy, ao então Administrador Apostólico de Natal, Dom Eugênio de Araújo Sales.
A entrevista, feita em inglês, e nunca publicada, agora se transforma no livro. O texto foi traduzido pelo professor da USP e jornalista Manuel Carlos Chaparro e pela americana Camy Harland Condon. Ela foi voluntária do Papa, em Natal, na década de 60. O livro foi organizado por Safira Bezerra Ammann, Marcos José de Castro Guerra e por Otto Euphrásio de Santana.
Participarão do lançamento, além dos organizadores e dos tradutores do livro, o Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, e o jornalista Michael Murphy, autor da entrevista.

O livro

“Dom Eugênio Sales em Natal – fé e política” é um livro com 187 páginas, divididas em quatro capítulos. O primeiro trata da situação econômica e social da Região Nordeste, no início da década de 60. O segundo e o terceiro tratam do Movimento de Natal (série de ações sociais desenvolvidas pela Arquidiocese de Natal). E o quarto capítulo destaca a ação dos padres, religiosos e leigos, em Natal, na época.

Dom Eugênio Sales

Natural de Acari (RN), Dom Eugênio foi bispo auxiliar (1954 – 1962) e Administrador Apostólico da Arquidiocese de Natal (1962-1965). Em seguida, foi nomeado Administrador Apostólico da Arquidiocese de Salvador (BA) e, em 1969, Arcebispo da mesma Arquidiocese e primaz do Brasil. Dom Eugênio foi nomeado cardeal também Papa Paulo VI e chegou a ocupar cargos em onze congregações no Vaticano. Em 1971, foi nomeado Arcebispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro, função que exerceu até 2001. Ele faleceu em 9 de julho de 2012, no Rio de Janeiro.

Michael Murphy

Nascido nos Estados Unidos, é mestre em Sociologia e Filosofia e doutor em Ciências Sociais. De 1961 a 1964, trabalhou em Natal, como diretor da Catholic Relief Services, no Nordeste, e de 1964 a 1967, na sede da instituição, em Nova York. Atualmente, reside em Maryland, nos Estados Unidos.

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Evangelho do dia





Pai Santo, guarda-os em teu nome... - Jo 17,11b-19 Pai Santo, guarda-os em teu nome, o nome que me deste, para que eles sejam um, como nós somos um. Quando estava com eles, eu os guardava em teu nome, o nome que me deste. Eu os guardei, e nenhum deles se perdeu, a não ser o filho da perdição, para se cumprir a Escritura. Agora, porém, eu vou para junto de ti, e digo estas coisas estando ainda no mundo, para que tenham em si a minha alegria em plenitude. Eu lhes dei a tua palavra, mas o mundo os odiou, porque eles não são do mundo, como eu não sou do mundo. Eu não rogo que os tires do mundo, mas que os guardes do maligno. Eles não são do mundo, como eu não sou do mundo. Consagra-os pela verdade: a tua palavra é a verdade. Assim como tu me enviaste ao mundo, eu também os enviei ao mundo. Eu me consagro por eles, a fim de que também eles sejam consagrados na verdade.
 https://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho

Arcebispo se encontra com agentes pastorais do 8º Zonal



Agentes pastorais de todas as paróquias do Zonal participam da assembleia
A visita pastoral do Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, ao 8º Zonal, teve início na última sexta-feira e termina neste domingo, 17, sendo sediada pela Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz. A programação do último dia é dedicada aos agentes pastorais. No início, o Diácono Francisco Adilson, assessor do Vicariato para as Instituições Sociais da Arquidiocese de Natal, fez uma exposição sobre o Documento Evangellii Gaudium, do Papa Francisco. No segundo momento da manhã, o Arcebispo conversa com os agentes a respeito de vários assuntos relacionados à Igreja Católica.
A programação, que acontece no ginásio de esportes do Colégio Nossa Senhora do Carmo, na cidade de Nova Cruz, será encerrada com a celebração eucarística, às 11 horas, presidida pelo Arcebispo, concelebra da pelos 11 padres das nove paróquias que compõem o 8º Zonal. A missa será transmitida pela Rádio Rural de Natal AM 1090.
Mais informações sobre a visita pastoral podem ser vistas na fanpage da Arquidiocese de Natal ( https://www.facebook.com/arquidiocesenatal ).

terça-feira, 19 de maio de 2015

Evangelho do dia

Resultado de imagem para Pai, glorifica-me junto de ti mesmo
Pai, glorifica-me junto de ti mesmo - Jo 17,1-11a

Assim Jesus falou, e elevando os olhos ao céu, disse: “Pai, chegou a hora. Glorifica teu filho, para que teu filho te glorifique, assim como deste a ele poder sobre todos, a fim de que dê vida eterna a todos os que lhe deste. (Esta é a vida eterna: que conheçam a ti, o Deus único e verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que enviaste). Eu te glorifiquei na terra, realizando a obra que me deste para fazer. E agora Pai, glorifica-me junto de ti mesmo, com a glória que eu tinha, junto de ti, antes que o mundo existisse. Manifestei o teu nome aos homens que, do mundo, me deste. Eles eram teus e tu os deste a mim; e eles guardaram a tua palavra. Agora, eles sabem que tudo quanto me deste vem de ti, porque eu lhes dei as palavras que tu me deste, e eles as acolheram; e reconheceram verdadeiramente que eu saí de junto de ti e creram que tu me enviaste. Eu rogo por eles. Não te rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus. Tudo o que é meu é teu, e tudo o que é teu é meu. E eu sou glorificado neles. Eu já não estou no mundo; mas eles estão no mundo, enquanto eu vou para junto de ti”.
https://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Visita Pastoral dia da juventude


Mais de 700 jovens de todas as paróquias que compõem o 8º Zonal estiveram reunidos no ginásio de esportes do Colégio Nossa Senhora do Carmo, na cidade de Nova Cruz, durante este sábado, 16. O encontro faz parte da programação da visita pastoral do Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, ao Zonal.




Evangelho do dia

Resultado de imagem para Tende coragem. Eu venci o mundo!

Tende coragem. Eu venci o mundo! - Jo 16,29-33

Os seus discípulos disseram: “Agora, sim, falas abertamente, e não em figuras. Agora vemos que conheces tudo e não precisas que ninguém te faça perguntas. Por isso acreditamos que saíste de junto de Deus!”. Jesus respondeu: “Credes agora? Eis que vem a hora, e já chegou, em que vos dispersareis, cada um para seu lado, e me deixareis sozinho. Mas eu não estou só. O Pai está sempre comigo. Eu vos disse estas coisas para que, em mim, tenhais a paz. No mundo tereis aflições. Mas tende coragem! Eu venci o mundo”.
Fonte. https://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho

domingo, 17 de maio de 2015

III Vigília de Pentecostes

Vai acontecer no dia 23 de maio a III Vigília de Pentecostes com Missa campal as 23 horas e saída para Monte das Gameleiras com paradas consecutivas e muito Louvor.

Evangelho do dia

Resultado de imagem para Ascensão do Senhor - Mc 16,15-20
Ascensão do Senhor - Mc 16,15-20

Jesus disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa-Nova a toda criatura! Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. Eis os sinais que acompanharão aqueles que crerem: expulsarão demônios em meu nome; falarão novas línguas; se pegarem em serpentes e beberem veneno mortal, não lhes fará mal algum; e quando impuserem as mãos sobre os doentes, estes ficarão curados”. Depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi levado ao céu e sentou-se à direita de Deus. Então, os discípulos foram anunciar a Boa-Nova por toda parte. O Senhor os ajudava e confirmava sua palavra pelos sinais que a acompanhavam.