quinta-feira, 30 de abril de 2015

Evangelho do dia

Resultado de imagem para vos digo: quem recebe aquele que eu envia
O servo não é maior do que seu senhor - Jo 13,16-20

Em verdade, em verdade, vos digo: o servo não é maior do que seu senhor, e o enviado não é maior do que aquele que o enviou. Já que sabeis disso, sereis felizes se o puserdes em prática. Eu não falo de todos vós. Eu conheço aqueles que escolhi. Mas é preciso que se cumpra o que está na Escritura: “Aquele que come do meu pão levantou contra mim o calcanhar”. Desde já, antes que aconteça, eu vo-lo digo, para que, quando acontecer, acrediteis que eu sou. Em verdade, em verdade, vos digo: quem recebe aquele que eu enviar, a mim recebe; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou.

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Festival de Picolé e Sorvete em prol da Gruta dos Milagres


O Festival tem o patrocínio de Picolé e Sorvete Caicó e é organizado por Cimar Crizanto e o apoio da dos agentes da Paróquia de São Bento. Tem o objetivo de arrecadar recursos para a construção da Gruta dos Milagres de São José, anexo a Capela de São José, no Sítio Jucá, na Serra De São Bento-RN A Suiça Potiguar. Vamos participar e colaborar.




Evngelho do dia

Resultado de imagem para Eu vim ao mundo como luz! - Jo 12,44-50
Eu vim ao mundo como luz! - Jo 12,44-50

Jesus exclamou: “Quem crê em mim, não é em mim que crê, mas naquele que me enviou. Quem me vê, vê aquele que me enviou. Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas. Se alguém ouve as minhas palavras e não as observa, não sou eu que o julgo, porque vim não para julgar o mundo, mas para salvá-lo. Quem me rejeita e não acolhe as minhas palavras já tem quem o julgue: a palavra que eu falei o julgará no último dia. Porque eu não falei por conta própria, mas o Pai que me enviou, ele é quem me ordenou o que devo dizer e falar. E eu sei: o que ele ordena é vida eterna. Portanto, o que eu falo, eu o falo de acordo com o que o Pai me disse”.

terça-feira, 28 de abril de 2015

Padre Antônio Maria se apresentará em Natal/RN

Pe. Antônio Maria será um dos cantores que animará o evento
Crédito: www.a12.com
Padre Antônio Maria, Tony Állyson e Vera Lúcia vão animar um show, promovido pela Casa do Terço, que será realizado dia 2 de maio, às 16 horas, na Praça Cívica, no bairro de Petrópolis, em Natal. Na abertura do evento, será celebrada missa, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha.
A entrada custa trinta reais e o ingresso pode ser adquirido na Casa do Terço, situada na Av. Rio Branco, 818, na Cidade Alta, em Natal. O ingresso dá direito ao sorteio de um carro e dez motos. A renda será em prol da manutenção das ações da Casa do Terço.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Evangelho do dia

Resultado de imagem para Eu e o Pai somos um
Eu e o Pai somos um - Jo 10,22-30

Em Jerusalém celebrava-se a festa da Dedicação. Era inverno. Jesus andava pelo templo, no pórtico de Salomão. Os judeus, então, o rodearam e disseram-lhe: “Até quando nos deixarás em suspenso? Se tu és o Cristo, dize-nos abertamente!”. Jesus respondeu: “Eu já vos disse, mas vós não acreditais. As obras que eu faço em nome do meu pai dão testemunho de mim. Vós, porém, não acreditais, porque não sois das minhas ovelhas. As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna. Por isso, elas nunca se perderão e ninguém vai arrancá-las da minha mão. Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior do que todos, e ninguém pode arrancá-las da mão do Pai. Eu e o Pai somos um”.

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Construção da Gruta dos Milagres de São José

Estamos construindo a Gruta dos milagres de São José na comunidade do Jucá, depois de menos de um ano de construção da capela muitas pessoas vem pagar suas promessas, não tínhamos um local para colocar as imagens e outras peças deixadas na capela e agora haverá um local próprio e único. Júnior Gurgel está fazendo um bazar de diversas peças em prol da construção. Pedimos sua colaboração.




Evangelho do dia

Eu vim para que tenham vida! - Jo 10,1-10

“Em verdade, em verdade, vos digo: quem não entra pela porta no redil onde estão as ovelhas, mas sobe por outro lugar, esse é ladrão e assaltante. Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. Para este o porteiro abre, as ovelhas escutam a sua voz, ele chama cada uma pelo nome e as leva para fora. E depois de fazer sair todas as que são suas, ele caminha à sua frente e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. A um estranho, porém, não seguem, mas fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos". Jesus contou-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que ele queria dizer. Jesus disse então: "Em verdade, em verdade, vos digo: eu sou a porta das ovelhas. Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram. Eu sou a porta. Quem entrar por mim será salvo; poderá entrar e sair, e encontrará pastagem. O ladrão vem só para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância”.

domingo, 26 de abril de 2015

Tcnologias sociais chegam a 159 famílias de Angicos e Lajes


Cisterna Calçadão, uma das tecnologias sociais de convivência com o seminárido (Foto: José Bezerra)

Uma missa em ação de graças marcará a inauguração de 159 tecnologias sociais de captação e armazenamento de água para a produção de alimentos (P1+2), construídas pelo Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (SEAPAC), no próximo dia 28, às 19 horas, na quadra de esportes da comunidade Rio Velho, no município de Angicos. Do total, 101 tecnologias foram em comunidades de famílias de Angicos e 58 em comunidades de Lajes.
A celebração será presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, e concelebrada pelo pároco de São José de Angicos, Padre Severino da Silva Neto. Depois da celebração, haverá a bênção das tecnologias e a composição da mesa, para o momento solene, inclusive de pronunciamentos. Em seguida, haverá um jantar partilhado para todos os presentes.
A construção das tecnologias sociais de captação e armazenamento de água de beber e de produzir (cisternas de placas, com capacidade para acumular 16 mil litros; cisternas calçadão e de enxurrada, com 54 mil litros; e os barreiros trincheira, com 500 mil litros) mudou para melhor a vida de milhares de famílias. A peregrinação que mulheres e homens faziam em busca de água, às vezes com percurso superior a dois quilômetros, hoje não acontece mais. A água está no quintal da casa, tanto para o consumo humano quanto para a produção de alimentos.
O agrônomo Damião Santos, do SEAPAC, em uma das solenidades de inauguração dessas tecnologias, afirmou: “Apesar de termos vivido a pior seca dos últimos 50 anos, em 2014, não se tem notícias de nenhuma morte de gente provocada pela fome e sede, nem se ouviu nenhuma notícia de saques em feiras”. Essa nova realidade foi construída com o acesso das famílias às tecnologias sociais e às políticas públicas de convivência com o Semiárido.

Evangelho do dia

Resultado de imagem para Eu sou o bom pastor!
Eu sou o bom pastor! - Jo 10, 11-18

Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas. O mercenário, que não é pastor e a quem as ovelhas não pertencem, vê o lobo chegar e foge; e o lobo as ataca e as dispersa. Por ser apenas mercenário, ele não se importa com as ovelhas. Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem, assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou minha vida pelas ovelhas. (Tenho ainda outras ovelhas, que não são deste redil; também a essas devo conduzir, e elas escutarão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor.) É por isso que o Pai me ama: porque dou a minha vida. E assim, eu a recebo de novo. Ninguém me tira a vida, mas eu a dou por própria vontade. Eu tenho poder de dá-la, como tenho poder de recebê-la de novo. Tal é o encargo que recebi do meu Pai.

sábado, 25 de abril de 2015

MEC reconhece curso de Teologia da FAHS


FOTO: José Bezerra

Em portaria de nº 306, publicada no Diário Oficial da União (DOU), desta sexta-feira (24), a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (MEC) reconheceu o curso de Teologia da Faculdade de Filosofia e Teologia Dom Heitor Sales (FAHS). Anteriormente, no mês de janeiro, o curso de Filosofia já havia sido reconhecido pelo MEC. Com este reconhecimento, os alunos provenientes dos chamados cursos livres, como é o caso dos oferecidos por seminários ou institutos de Teologia não reconhecidos pelo MEC, terão a oportunidade de convalidarem seus diplomas pela FAHS. A Faculdade também está investindo em uma novidade para este ano: os cursos de pós-graduação lato sensu, nas áreas de liturgia, comunicação institucional e eclesial, além de uma pós voltada para a área da exploração sexual de crianças e adolescentes. As matrículas para os cursos de liturgia e comunicação já estão abertas. Outras informações acesse: www.fahs.edu.br ou ligue para: (84) 3615-2827, das 14h às 17h.

Evangelho do dia

Resultado de imagem para Ide pelo mundo e anunciai a Boa-Nova!
Ide pelo mundo e anunciai a Boa-Nova! - Mc 16, 15-20

Jesus disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa-Nova a toda criatura! Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. Eis os sinais que acompanharão aqueles que crerem: expulsarão demônios em meu nome; falarão novas línguas; se pegarem em serpentes e beberem veneno mortal, não lhes fará mal algum; e quando impuserem as mãos sobre os doentes, estes ficarão curados”. Depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi levado ao céu e sentou-se à direita de Deus. Então, os discípulos foram anunciar a Boa-Nova por toda parte. O Senhor os ajudava e confirmava sua palavra pelos sinais que a acompanhavam.

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Conselho Gestor do SEAPAC tem novo presidente


Dom Jaime, presidente do SEAPAC (Foto: Cacilda Medeiros)

O Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, foi eleito presidente do Conselho Gestor do Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (SEAPAC). A escolha foi feita pelos demais bispos do Rio Grande do Norte, reunidos em Aparecida (SP), por ocasião da 53ª Assembleia Geral da CNBB.
O SEAPAC é um organismo ligado à católica, cuja missão é “contribuir para que setores populacionais que vivem em situação de vulnerabilidade social, no campo e na cidade, sejam protagonistas na proposição, conquista e acesso de direitos e políticas públicas, investindo na organização e articulação da sociedade civil, no diálogo com o Estado e na construção de amplas parcerias, implementando processos educativos e socioambientais, na perspectiva de uma sociedade solidária, democrática, justa e sustentável.”
A instituição atua na Igreja Católica, no Rio Grande do Norte, há mais de 20 anos. Para conhecer mais sobre a história e ações do SEAPAC, acesse: http://seapac.org.br.

Evangelho do dia

Resultado de imagem para jesus partindo o pao
A vida em Cristo - Jo 6, 52-59

Os judeus discutiam entre si: "Como é que ele pode dar a sua carne a comer?" Jesus disse:“Em verdade, vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. Quem se alimenta com a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Pois minha carne é verdadeira comida e meu sangue é verdadeira bebida. Quem se alimenta com a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim, e eu nele. Como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo por meio do Pai, assim aquele que de mim se alimenta viverá por meio de mim. Este é o pão que desceu do céu. Não é como aquele que os vossos pais comeram – e no entanto morreram. Quem se alimenta com este pão viverá para sempre”. Jesus falou estas coisas ensinando na sinagoga, em Cafarnaum.

Conteúdo publicado em Comece o Dia Feliz. http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho#ixzz3YEkCabHI
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Novo Bispo para a juventude do Brasil


Dom Vilsom Basso - Bispo de Caxias do Maranhão -  foi eleito presidente da Comissão de Juventude, ele terá a responsabilidade de acompanhar as pastorais das juventudes do Brasil como também estará presente em reunião do Setor Juventude com sede em Brasilia.   

Evangelho do dia

Resultado de imagem para Eu sou o pão vivo que desceu do céu!
Eu sou o pão vivo que desceu do céu! - Jo 6, 44-51

Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o atrair. E eu o ressuscitarei no último dia. Está escrito nos Profetas: Todos serão discípulos de Deus. Ora, todo aquele que escutou o ensinamento do Pai e o aprendeu vem a mim. Ninguém jamais viu o Pai, a não ser aquele que vem de junto de Deus: este viu o Pai. Em verdade, em verdade, vos digo: quem crê, tem a vida eterna. Eu sou o pão da vida. Os vossos pais comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. Aqui está o pão que desce do céu, para que não morra quem dele comer. Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem come deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne, entregue pela vida do mundo.

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Dom Jaime fará visita Pastoral


O arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, realizará visita pastoral à Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz. A visita faz parte das ações programadas pela Arquidiocese, para serem realizadas no decorrer deste ano, quando dom Jaime visitará o 8º Zonal, composto por nove Paróquias, distribuídas nas cidades: Nova Cruz, Santo Antonio, Brejinho, Monte Alegre, Vera Cruz, Lagoa de Pedras, Passa e Fica, Serra de São Bento e Lagoa Salgada.
A programação será desenvolvida no período de 15 a 17 de maio, em Nova Cruz, iniciando com o acolhimento do arcebispo, no dia 15, às 18h, na Igreja Matriz, seguido encontro com padres, diáconos e religiosos (as) do 8º zonal. 
No dia 16, haverá uma atenção especial à juventude, previsto para ser realizado na quadra de esporte do Colégio de Nossa Senhora do Carmo, a partir das 8h. A programação consta de acolhida dos jovens ao Arcebispo; breve palavra do Arcebispo aos jovens; momento de oração; partilha de experiências vividas na Jornada Mundial da Juventude – JMJ; palavra do Arcebispo (interagindo com os jovens); breve apresentação sobre setor juventude; discussão sobre situações e soluções das ações no Zonal, terminando com caminhada e Celebração Eucarística.
No terceiro e último dia da visita, 17 de maio, a programação estará voltada para as pastorais, serviços e movimentos. Momentos de animação, seguida de oração e acolhida ao Arcebispo; apresentação do tema “A missão do leigo à luz do Evangelli gaudium”; palavra do Arcebispo e diálogo com agentes; e encerrando com Celebração Eucarística, na Igreja Matriz. 

Evangelho do dia

Resultado de imagem para quem crê no filho tem a vida eterna
Quem crê no Filho tem a vida eterna - Jo 6, 35-40

Jesus lhes disse: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome, e quem crê em mim nunca mais terá sede. Contudo, eu vos disse que me vistes, mas não credes. Todo aquele que o Pai me dá, virá a mim, e quem vem a mim eu não lançarei fora, porque eu desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu, mas os ressuscite no último dia. Esta é a vontade do meu Pai: quem vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna. E eu o ressuscitarei no último dia”.

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Dom Sérgio da Rocha eleito presidente da CNBB


O arcebispo de Brasília (DF), dom Sérgio da Rocha, foi eleito na manhã desta segunda-feira, 20, como presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O novo presidente foi escolhido ainda no primeiro escrutínio, após receber 215 votos, superando assim os 196 que corresponderam aos dois terços necessários para a eleição.

Currículo de dom Sérgio

O arcebispo de Brasília e novo presidente da CNBB nasceu em Dobrada, no estado de São Paulo, em 1959 e foi ordenado presbítero na Matriz do Senhor Bom Jesus de Matão (SP) em 1984.
Foi nomeado bispo pelo papa João Paulo II em 2001, como auxiliar de Fortaleza (CE) e sua ordenação episcopal foi realizada em agosto do mesmo ano, na Catedral de São Carlos (SP), pelos bispos ordenantes dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, dom Joviano de Lima Júnior e dom Bruno Gamberini.
Em janeiro de 2007 o papa Bento XVI o nomeou como arcebispo coadjutor da arquidiocese de Teresina (PI). Também pelo papa Bento XVI, em 2011, foi nomeado para arcebispo metropolitano de Brasília.
Dom Sérgio estudou Filosofia no Seminário de São Carlos (SP) e Teologia na Pontifícia Universidade de Campinas (SP). O arcebispo é mestre em Teologia Moral pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (SP) e doutor pela Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma.

Dom Sérgio tem como lema episcopal “Omnia in Caritate” – “Tudo na caridade”