sábado, 28 de fevereiro de 2015

Mensagem do dia: Qual o segredo para ser fiel ao Evangelho?

Certa vez, crianças perguntaram a São Felipe Néri por que é tão difícil viver a fidelidade ao Evangelho. O santo explicou que, por causa de sua simplicidade, o Evangelho se torna exigente.
Para nós, “complicadores dos caminhos para o céu”, coisas como o perdão, a misericórdia, o serviço, a paz, a oração, a alegria, a generosidade e a fé tornam-se exigentes demais sob o risco de perdermos a compreensão do que é o Reino de Deus.

Evangelho do dia

A radicalidade no amor - Mt 5, 43-48

Ouvistes que foi dito: “Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!”. Ora, eu vos digo: amai os vossos inimigos e orai por aqueles que vos perseguem! Assim vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus; pois ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e faz cair a chuva sobre justos e injustos. Se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os publicanos não fazem a mesma coisa? E se saudais somente os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? Sede, portanto, perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

CNBB e OAB apresentam Manifesto em defesa da Democracia

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) lançaram hoje, 25, o Manifesto em Defesa da Democracia. A cerimônia aconteceu na sede da CNBB, em Brasília, com a presença dos presidentes das respectivas entidades - o arcebispo de Aparecida (SP), cardeal Raymundo Damasceno Assis, e o advogado Marcus Vinicius Furtado Coêlho. Participaram do lançamento autoridades civis e políticas, sacerdotes, religiosos e representantes de entidades e organismos.
O Manifesto é uma iniciativa da Rede de instituições que compõem a Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas, para a mobilização em torno do Projeto de Lei de Iniciativa Popular e da defesa do Projeto de Lei (PL) 6316/2013, em tramitação na Câmara dos Deputados.
A leitura do Manifesto foi realizada pelo presidente da CNBB, cardeal Raymundo Damasceno Assis. “Ao lançar este manifesto, fazemos votos de que o Congresso Nacional, enquanto representante da vontade do povo brasileiro, possa levar a bom termo a esperada reforma política, para o bem do nosso país”, disse dom Damasceno. Confira a íntegra do texto:

MANIFESTO EM DEFESA DA DEMOCRACIA
Considerando as graves dificuldades político-sociais que afligem atualmente o País, a Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB – e a Ordem dos Advogados do Brasil – OAB – se veem no dever de vir a público expressar – a exemplo do que já fizeram em ocasiões semelhantes anteriores – a convicção de que acima das divergências políticas, naturais numa República, estão a ordem constitucional e a normalidade democrática.
Aos três Poderes da República cabe relacionarem-se entre si, de maneira independente, porém harmônica e cooperativa, não se admitindo que dissensões menores ou interesses particulares – de indivíduos ou de grupos - possam comprometer o exercício das atribuições constitucionais que a cada um deles compete exercer.
Submetidos que são tais Poderes ao primordial princípio democrático pelo qual “todo poder emana do povo e em seu favor deve ser exercido”, cumpre-nos lembrar que as decisões deles emanadas somente se legitimam se estiverem adequadas a esse princípio maior.
A inquestionável crise por que passam, no Brasil, as instituições da Democracia Representativa, especialmente o processo eleitoral, decorrente este de persistentes vícios e distorções, tem produzido efeitos gravemente danosos ao próprio sistema representativo, à legitimidade dos pleitos e à credibilidade dos mandatários eleitos para exercer a soberania popular.
Urge, portanto, para restaurar o prestígio de tais instituições, que se proceda, entre outras inadiáveis mudanças, à proibição de financiamento empresarial nos certames eleitorais, causa dos principais e reincidentes escândalos que têm abalado a Nação, afastando-se, assim, a censurável influência do poder econômico do resultado das eleições, o que constitui uma prática inconstitucional, conforme os votos já proferidos pela maioria dos Excelentíssimos Senhores Ministros integrantes do Supremo Tribunal Federal, no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 4650), ora em andamento naquela egrégia Corte.
Em vista do exposto, as entidades abaixo firmadas entendem inadiável a aprovação nas Casas do Congresso Nacional de uma Reforma Política Democrática que estabeleça normas e procedimentos capazes de assegurar, de forma efetiva e sem influências indevidas, a liberdade das decisões do eleitor.
Com este Manifesto, a CNBB e a OAB, unidas a inumeráveis organizações e movimentos sociais integrantes da sociedade civil, conclamam o povo brasileiro a acompanhar ativamente a tramitação, no Congresso Nacional, das proposições que tratam da Reforma Política e a manter-se vigilante e atento aos acontecimentos políticos atuais para que não ocorra nenhum retrocesso em nossa Democracia, tão arduamente conquistada.
Para tanto, é necessário que todos os cidadãos colaborem no esforço comum de enfrentar os desafios, que só pode obter resultados válidos se forem respeitados os cânones constitucionais, sem que a Nação corra o risco de interromper a normalidade da vida democrática.
Por fim, reivindicam as entidades subscritoras que, cada vez mais, seja admitida e estimulada a participação popular nas decisões que dizem respeito à construção do futuro da Pátria, obra comum que não pode dispensar a cooperação de cada cidadão, de cada organização, dando-se, assim, plena eficácia ao conteúdo do artigo 14 da Constituição da República. 


Fonte: CNBB

Evangelho do dia

Resultado de imagem para Buscai a reconciliação! - Mt 5, 20-26
Buscai a reconciliação! - Mt 5, 20-26

Eu vos digo: Se vossa justiça não for maior que a dos escribas e dos fariseus, não entrareis no Reino dos Céus. “Ouvistes que foi dito aos antigos: ‘Não matarás! Quem matar deverá responder no tribunal’. Ora, eu vos digo: todo aquele que tratar seu irmão com raiva deverá responder no tribunal; quem disser ao seu irmão ‘imbecil’ deverá responder perante o sinédrio; quem chamar seu irmão de ‘louco’ poderá ser condenado ao fogo do inferno. Portanto, quando estiveres levando a tua oferenda ao altar e ali te lembrares que teu irmão tem algo contra ti, deixa a tua oferenda diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com teu irmão. Só então, vai apresentar a tua oferenda. Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto ele caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão. Em verdade, te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Papa nomeia três novos bispos para o Brasil



O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feria, 24, três novos bispos para o Brasil. Foram contempladas as dioceses de Três Lagoas (MS) e de Luz (MG), que estavam vacantes e a arquidiocese de Campo Grande (MS) que recebeu a nomeação de um bispo auxiliar. 

Para a diocese de Três Lagoas foi nomeado o padre José Aristeu Vieira, que atualmente estava exercendo a função de pároco na paróquia Imaculada Conceição, em Buritizeiro (MG). Para a diocese de Luz foi nomeado o Monsenhor Luiz Gonçalves Knupp, atualmente pároco da paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Marialva (PR). Acolhendo a solicitação do arcebispo de Campo Grande, dom Dimas Lara Barbosa, será auxiliar nesta arquidiocese, frei Janusz Danecki, atualmente pároco da paróquia Nossa Senhora de Fátima, na Prelazia de Tefé (AM). 

A diocese de Luz estava vacante desde março de 2014, com a transferência de dom Antonio Carlos Félix para a Diocese de Governador Valadares (MG), e a diocese de Três Lagoas, desde abril de 2014, com o falecimento de Dom José Moreira Bastos Neto.

Em acolhimento ao novo bispo, a diocese de Três Lagoas escreveu em seu site: "Seja bem vindo Monsenhor Luiz Gonçalves Knupp a Igreja em Três Lagoas te acolhe de braços abertos. O quanto antes venha nos conhecer, nosso Pastor. Para nós um Pastor, conosco um irmão, que assim seja, caminhemos na mesma luz do Espírito que nos chama a missão". 

Padre José Aristeu Vieira
Padre José Aristeu Vieira é natural de Rio Vermelho (MG), nascido em 14 de julho de 1952. Foi ordenado sacerdote em 13 de outubro de 1979. Em sua trajetória presbiteral de 35 anos, padre Aristeu exerceu diferentes atividades pastorais. Durante 18 anos atuou na Pastoral Vocacional Arquidiocesana. Foi coordenador de pastoral da arquidiocese, coordenador do regional da Pastoral Vocacional do Leste 2 e membro do Grupo de Animação e Reflexão Vocacional (GAV) da CNBB. No período de 2003 a 2006, esteve como presidente da Comissão de Presbíteros no Leste 2. Em 2007, foi eleito membro Permanente do Conselho Geral do Prado, residindo em Lyon, na França até 2013. Atualmente, exerce a presidência da Associação dos presbíteros da arquidiocese de Diamantina (APAD). 

Frei Janusz Danecki
Natural de Sochaczew, na Polônia, frei Janusz Marian Danecki, pertence à Ordem dos Frades Menores Conventuais (OFMConv). Nasceu em 8 de setembro de 1951, Ingressou no Seminário Menor de Niepokalanów aos 14 anos. Foi ordenado presbítero no dia 19 de junho de 1977, em Sochaczew. Por oito anos exerceu o ministério sacerdotal na Polônia, passando por diversas paróquias e também na arquidiocese de Varsóvia até 1984. Desempenhou atividade na Pastoral Vocacional e no Centro Vocacional de Niepokalanów. Em 14 de abril de abril de 1985, foi enviado à Missão de São Maximiliano Maria Kolbe no Brasil.

Na arquidiocese de Brasília e diocese de Luziânia (GO), ocupou a função de pároco em diferentes paróquias. No período de 1987 a 1994, exerceu atividade de formador no Seminário Propedêutico da Ordem dos Frades Menores Conventuais, no Jardim da Imaculada, em Luziânia e no Seminário São Francisco de Assis, em Brasília . Foi diretor Nacional do Movimento Milícia da Imaculada e vigário da Província São Maximiliano Maria Kolbe no Brasil de 2003 a 2007. Em 2008, seguiu para a Missão Franciscana na Amazônia, onde está como paróco, na prelazia de Tefé (AM).

Monsenhor Luiz Gonçalves Knupp
Padre Luiz Gonçalves Knupp é paranaense, nascido em 29 de novembro de 1967, na cidade de Mandaguari (PR). Sua ordenação presbiteral ocorreu em 24 de abril de 1999. Possui Pós-graduação em Formação de Educadores pela Faculdade Jesuíta de Filosofia de Teologia. Na arquidiocese de Maringá exerceu a função de pároco nas paróquias Nossa Senhora de Guadalupe, Nossa Senhora de Fátima e paróquia Menino Jesus de Praga e São Francisco Xavier.

Em sua caminhada sacerdotal, exerceu atividade de assessor arquidiocesano da Pastoral da Juventude até 2001, assessor dos diáconos permanentes e organizador e coordenador da Escola Diaconal e diretor Espiritual da Comunidade Emaús, de 2003 a 2004. Também foi diretor Espiritual do Seminário de Teologia Santíssima Trindade, em Londrina (PR), de 2007 a 2013, e membro da equipe de coordenação da Animação Bíblico Catequética do regional Sul 2, no mesmo período. Desde 2013 está como membro da coordenação da Ação Evangelizadora da arquidiocese de Maringá e do Conselho Presbiteral.

Evangelho do dia

Pedi e recebereis! - Mt 7, 7-12
Pedi e vos será dado! Procurai e encontrareis! Batei e a porta vos será aberta! Pois todo aquele que pede recebe, quem procura encontra, e a quem bate, a porta será aberta. Quem de vós dá ao filho uma pedra, quando ele pede um pão? Ou lhe dá uma cobra, quando ele pede um peixe? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai que está nos céus dará coisas boas aos que lhe pedirem! Tudo, portanto, quanto desejais que os outros vos façam, fazei-o, vós também, a eles. Isto é a Lei e os Profetas.

Câmara Eclesiástica de Natal retoma trabalhos


Da esq.: Pe. Vicente, Pe. Júlio e Pe. Roberlan, em expediente na Câmara Eclesiástica (Foto: Cacilda Medeiros)
A Câmara Eclesiástica da Arquidiocese de Natal retomou as atividades, na última terça-feira, 24, após um período de recesso. Em 2014, a Câmara encaminhou 16 pedidos de depoimentos, oito pedidos de litiscontestação , 11 pedidos de leitura de autos e 22 pedidos de abertura de processos de nulidade do matrimônio.
O expediente da Câmara acontece nas terças e quartas-feiras, das 8 às 12 horas, no Centro Pastoral Pio X (subsolo da Catedral Metropolitana). O organismo tem como juiz auditor o Padre Júlio César Cavalcante; defensor do vínculo, o Padre Vicente Laurindo de Araújo; notário, Padre Roberlan Roberto Gomes, e como secretário, Ânderson Dantas. A Câmara Eclesiástica trata das causas de nulidade de matrimônio e está ligada ao Tribunal Eclesiástico do Regional Nordeste 2, da CNBB, com sede em Recife (PE).

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Evangelho do dia

Resultado de imagem para assim também será o Filho do Homem para esta geração
A multidão em busca de um sinal - Lc 11, 29-32

Acorrendo as multidões em grande número, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração perversa. Busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. De fato, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. No dia do juízo, a rainha do Sul se levantará juntamente com esta geração e a condenará, pois ela veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão, e aqui está quem é mais do que Salomão. No dia do juízo, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão; pois eles mostraram arrependimento com a pregação de Jonas, e aqui está quem é mais do que Jonas”.

Pascom organiza pacote para o 3º Muticom RN


Coordenadores diocesanos da Pascom em reunião de preparação para o 3º Muticom
(Foto: Ezilda Batista)

A coordenação da Pastoral da Comunicação, na Arquidiocese de Natal, organizou um pacote para facilitar a participação de agentes paroquiais da Pascom e de outras pessoas no 3º Mutirão Estadual de Comunicação, que acontecerá de 24 a 26 de abril, na cidade de Caicó. O pacote, dividido em três parcelas, inclui inscrição no evento, hospedagem e transporte. Os interessados devem procurar a sala da Pascom, no Centro Pastoral Pio X (subsolo da Catedral), de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas. O 3º Muticom RN terá como tema: “A comunicação interpessoal na era digital” e contará com uma programação com palestras, oficinas e seminários. O tema principal será abordado através de uma palestra, na abertura do evento, proferida pelo Padre Manoel Filho, da equipe da Pascom, da Arquidiocese de Salvador (BA). No sábado, dia 25, serão oferecidas oito oficinas, como Gestão e Comunicação na Igreja, Leitura Crítica da Comunicação, Rádio e roteiro para programas, Comunicação Pessoal e Grupal, Pastoral da Comunicação, entre outras. No domingo, a programação constará de missa e de dois painéis.
O primeiro Mutirão Estadual de Comunicação foi realizado no ano de 2010, em Natal, e o segundo aconteceu em 2012, em Mossoró.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Evangelho do dia

Resultado de imagem para orai assim: Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o teu nome
Quando orardes... - Mt 6, 7-15

Quando orardes, não useis de muitas palavras, como fazem os pagãos. Vós, portanto, orai assim: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, como no céu, assim também na terra. O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. Perdoa as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos que nos devem. E não nos introduzas em tentação, mas livra-nos do Maligno. De fato, se vós perdoardes aos outros as suas faltas, vosso Pai que está nos céus também vos perdoará. Mas, se vós não perdoardes aos outros, vosso Pai também não perdoará as vossas faltas.

CF 2015 é apresentada à imprensa potiguar


Na foto, da esquerda para a direita: Pe. Antônio Teixeira, pároco de Felipe Camarão; Pe. João Nascimento, coordenador arquidiocesano de Campanhas; Dom Jaime Vieira Rocha, arcebispo metropolitano de Natal; e o padre Francisco Lucas, coordenador do 4º zonal – FOTO: Luiza Gualberto


A Arquidiocese de Natal apresentou à imprensa potiguar, na manhã desta terça-feira (24), as ações da Campanha da Fraternidade 2015, cujo tema deste ano é “Fraternidade: Igreja e sociedade” e lema “Eu vim para servir (Mc 10,45)”. Entre as atividades previstas, em nível de Arquidiocese, estão a missa de lançamento, na Escola Veríssimo de Melo, no bairro Felipe Camarão, em Natal, às 09h, além de sessão solene na Assembleia Legislativa, no dia 06 de março e na Câmara Municipal de Natal, no dia 17, ambas às 10h. Estiveram presentes na coletiva, o arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, o coordenador arquidiocesano de Campanhas, o padre João Nascimento e os padres Francisco Lucas e Antônio Teixeira, coordenador do 4º zonal e pároco da Paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora, no bairro Felipe Camarão, respectivamente, representando o local escolhido para a missa de abertura.


De acordo com o arcebispo, Dom Jaime, a proposta da CF 2015 é aprofundar, à luz do Evangelho, o diálogo com a sociedade. “A Igreja sempre esteve inserida na realidade social, dialogando o com o povo. A proposta deste ano nos chama a atenção para o aprofundamento das relações da Igreja com a sociedade. Podemos citar como exemplo, a iniciativa da reforma política, proposta pela CNBB”, destaca.


Segundo o padre João Nascimento, o bairro de Felipe Camarão foi o local escolhido para o lançamento da Campanha, em virtude do trabalho social que desenvolve junto ao povo. “Lá, a Igreja tem uma atuação significativa, principalmente no que diz respeito à promoção humana”, diz. Ainda de acordo com o sacerdote, desde o ano passado a Arquidiocese de Natal, em parceria com entidades da sociedade civil organizada, formaram uma equipe, no sentido de combater e propor um debate sobre as situações e problemas enfrentados pela sociedade atual. “Como a CF do ano passado tratou sobre a questão do tráfico humano, pensamos em unir forças para dialogar sobre as mazelas enfrentadas pelo povo na atualidade e intitulamos de “Rede pela vida”. Tivemos uma forte atuação durante a realização da Copa do Mundo, em Natal, no ano passado, e permanecemos com encontros periódicos, com o objetivo de buscar soluções para os problemas sociais”, pontua. Em nível nacional, a Campanha da Fraternidade foi lançada no último dia 18 de fevereiro, quando a Igreja viveu a celebração da quarta-feira de cinzas e início do período quaresmal.

domingo, 22 de fevereiro de 2015

Evangelho do dia

Convertei-vos e crede na Boa-Nova! - Mc 1, 12-15

Logo depois, o Espírito o fez sair para o deserto. Lá, durante quarenta dias, foi posto à prova por Satanás. E ele convivia com as feras, e os anjos o serviam. Depois que João foi preso, Jesus veio para a Galileia, proclamando a Boa-Nova de Deus: “Completou-se o tempo, e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede na Boa-Nova”.

sábado, 21 de fevereiro de 2015

Movimento da Barragem e Governo assinam termo de compromisso

As obras de construção da Barragem Oiticica, no Distrito Barra de Santana, município de Jucurutu, serão retomadas na próxima

Dom Jaime quando assinava o Termo de Compromisso
(Fotos: Cacilda Medeiros)

segunda-feira, 23, depois de 45 dias de paralisação. O reinício das obras é um dos pontos do Termo de Compromisso firmado na manhã desta sexta-feira, 20, na Governadoria, entre o Movimento dos Atingidos e Atingidas pelas Obras da Barragem e o Governo do Estado.

A construção do termo
As negociações para a assinatura do termo começaram no dia 7 de janeiro deste ano, com uma audiência de representantes do Movimento com o Governador Robinson Faria e a Equipe de Governo, principalmente da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), através do secretário, Mairton França. Na ocasião, o Movimento entregou ao Governo do Estado uma Carta Proposta com várias reivindicações. O governo recebeu, estudou as propostas e apresentou a minuta do Termo de Compromisso, no dia 4 de fevereiro, durante visita de Robinson Faria e equipe do governo ao distrito de Barra de Santana.

O Movimento analisou cada ponto do Termo e fez uma contraproposta, apresentada ao governo do Estado no dia 12 deste mês, quando Governo e Movimento agendaram para hoje, 20 de fevereiro, a data de assinatura do Termo de Compromisso. As negociações e elaboração do termo de compromisso foram conduzidas por representantes do Movimento, pelo secretário Mairton França, pelo Procurador Francisco Sales, entre outros. A Igreja Católica estava representada pelo Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, e pelo Vigário Episcopal das Pastorais Sociais da Diocese de Caicó, Padre Ivanoff Pereira. Políticos, como os prefeitos de São Fernando (Genilson Medeiros) e de Jucurutu (George Queiroz), Senadora Fátima Bezerra e deputados Fernando Mineiro e Nélter Queiroz também estavam presentes, além de representantes de Secretarias do Governo do Estado.

Assinatura do Termo


Representantes da Igreja Católica, do Governo, das famílias atingidas pela construção da barragem e dos movimentos sociais, por ocasião da assinatura do Termo

O Movimento dos Atingidos e Atingidas pela Barragem Oiticica realizará reunião, na próxima segunda-feira, 23, às 15 horas, na Igreja de Barra de Santana. O objetivo é dar oportunidade para que todos da comunidade possam assinar o termo de compromisso firmado hoje, com o Governo do Estado. A assinatura do termo foi um voto de confiança do Movimento ao Governo do Estado. Apesar da assinatura e dos compromissos firmados, tanto no documento como nos pronunciamentos do Governador, os integrantes do Movimento ainda manifestam preocupação em relação ao cumprimento. “Já foram assinados dois termos, este é o terceiro, e o pessoal fica na expectativa, nem pra mais, nem pra menos. Muitos não estão acreditando, mas nós, como líderes do Movimento e representantes deles, conversamos, porque sentimos que o Governo do Estado e a equipe estão com interesse de pagar as indenizações, de fazer a Nova Barra de Santana”, afirmou Francisco Neto de Oliveira, um dos proprietários da área da Barragem.

Segundo ele, o que preocupa são as informações sobre a falta de recursos para o pagamento das indenizações. “Se existisse recursos, eu tenho certeza de que o pagamento já teria acontecido. Então, nossa expectativa não é muito boa, mas também não é muito ruim; acho que é mediana”, disse o proprietário. Francisco Neto reconhece que hoje há uma melhor estrutura de trabalho no Governo. “No âmbito social, vemos que o governo, através a equipe da SEMARH, está com mais disponibilidade do que no governo anterior. Isso é notório”, disse Francisco Neto.

O Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, demonstrou otimismo em relação ao cumprimento de cronograma das obras de construção da barragem, apresentado pelo governo do Estado. “Se o processo não caminhar, certamente haverá novas paralizações das obras. E isso não interessa nem ao governo e nem à comunidade. Saio daqui com muitas esperanças de que possamos cumprir todo o processo de construção”, comentou o arcebispo, durante a assinatura do Termo, na governadoria.

Evangelho do dia

O chamado de Levi - Lc 5, 27-32

Depois disso, Jesus saiu e viu um publicano, chamado Levi, sentado na coletoria de impostos. Disse-lhe: “Segue-me”. Deixando tudo, levantou-se e seguiu-o. Levi preparou-lhe um grande banquete na sua casa. Lá estava um grande número de publicanos e de outras pessoas, sentadas à mesa com eles. Os fariseus e os escribas dentre eles murmuravam, dizendo aos discípulos de Jesus: “Por que comeis e bebeis com os publicanos e com os pecadores?”. Jesus respondeu: “Não são as pessoas com saúde que precisam de médico, mas as doentes. Não é a justos que vim chamar à conversão, mas a pecadores”.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Encontro das Santas Missões acontece em Natal


Pe. Mosconi participará da reunião
(Foto: Cacilda Medeiros)

Será realizado no próximo dia 08 de março, um encontro das Semanas Missionárias das Santas Missões Populares (SMPS), na Arquidiocese de Natal. A atividade acontecerá no Centro Pastoral Dom Heitor Sales, no bairro Cidade Alta, em Natal, e contará com a participação do padre Luiz Mosconi, de Belém (PA) que desenvolve um trabalho voltado para as Santas Missões Populares.
A programação vai acontecer das 8h às 14h e a comissão organizadora do evento solicita a participação de no mínimo dois e no máximo cinco missionários por Paróquia. Os interessados em participar devem solicitar a ficha de inscrição para o evento por meio do e-mail: adilson.cta@gmail.com. Outras informações ligue: (84) 9988-9579.

Evangelho do dia

Resultado de imagem para os discípulos de João e perguntaram: “Por que jejuamos, nós e os fariseus
Jejuar ou não jejuar? - Mt 9, 14-15

Aproximaram-se de Jesus os discípulos de João e perguntaram: “Por que jejuamos, nós e os fariseus, ao passo que os teus discípulos não jejuam?”. Jesus lhes respondeu: “Acaso os convidados do casamento podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo lhes será tirado. Então jejuarão”.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Evangelho do dia

Resultado de imagem para Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz
Tome sua cruz, cada dia e siga-me! - Lc 9, 22-25

Jesus explicou: “É necessário o Filho do Homem sofrer muito e ser rejeitado pelos anciãos, sumos sacerdotes e escribas, ser morto e, no terceiro dia, ressuscitar. Depois, Jesus começou a dizer a todos: “Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz, cada dia, e siga-me. Pois quem quiser salvar sua vida a perderá, e quem perder sua vida por causa de mim a salvará. Com efeito, de que adianta a alguém ganhar o mundo inteiro, se vier a perder-se e a arruinar a si mesmo?”.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Quaresma 2015

A quaresma é o tempo litúrgico de conversão, que a Igreja marca para nos preparar para a grande festa da Páscoa. É tempo para nos arrepender de nossos pecados e de mudar algo de nós para sermos melhores e poder viver mais próximos de Cristo.
A Quaresma dura 40 dias; começa na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos. Ao longo deste tempo, sobretudo na liturgia do domingo, fazemos um esfoço para recuperar o ritmo e estilo de verdadeiros fiéis que devemos viver como filhos de Deus.
A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência. É um tempo de reflexão, de penitência, de conversão espiritual; tempo e preparação para o mistério pascal.
Na Quaresma, Cristo nos convida a mudar de vida. A Igreja nos convida a viver a Quaresma como um caminho a Jesus Cristo, escutando a Palavra de Deus, orando, compartilhando com o próximo e praticando boas obras. Nos convida a viver uma série de atitudes cristãs que nos ajudam a parecer mais com Jesus Cristo, já que por ação do pecado, nos afastamos mais de Deus.
Por isso, a Quaresma é o tempo do perdão e da reconciliação fraterna. Cada dia, durante a vida, devemos retirar de nossos corações o ódio, o rancor, a inveja, os zelos que se opõem a nosso amor a Deus e aos irmãos. Na Quaresma, aprendemos a conhecer e apreciar a Cruz de Jesus. Com isto aprendemos também a tomar nossa cruz com alegria para alcançar a glória da ressurreição.

40 dias

A duração da Quaresma está baseada no símbolo do número quarenta na Bíblia. Nesta, é falada dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias e Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou o exílio dos judeus no Egito.
Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material, seguido de zeros significa o tempo de nossa vida na terra, seguido de provações e dificuldades.
A prática da Quaresma data desde o século IV, quando se dá a tendência a constituí-la em tempo de penitência e de renovação para toda a Igreja, com a prática do jejum e da abstinência. Conservada com bastante vigor, ao menos em um princípio, nas Igrejas do oriente, a prática penitencial da Quaresma tem sido cada vez mais abrandada no ocidente, mas deve-se observar um espírito penitencial e de conversão

Evangelho do dia

O Pai conhece os corações - Mt 6, 1-6.16-18

Cuidado! não pratiqueis vossa justiça na frente dos outros, só para serdes notados. De outra forma, não recebereis recompensa do vosso Pai que está nos céus. Por isso, quando deres esmola, não mandes tocar a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos outros. Em verdade vos digo: já receberam sua recompensa. Tu, porém, quando deres esmola, não saiba tua mão esquerda o que faz a direita, de modo que tua esmola fique escondida. E o teu Pai, que vê o escondido, te dará a recompensa. Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de orar nas sinagogas e nas esquinas das praças, em posição de serem vistos pelos outros. Em verdade vos digo: já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai que está no escondido. E o teu Pai que está no escondido, te dará a recompensa. Quando jejuares, não fiqueis de rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para figurar aos outros que estão jejuando. Em verdade vos digo: já receberam a recompensa. Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os outros não vejam que estás jejuando, mas somente teu Pai, que está no escondido. E o teu Pai, que vê no escondido, te dará a recompensa.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Evangelho do dia

Resultado de imagem para Atenção! Cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes”
O coração incapaz de compreender - Mc 8, 14-21

Os discípulos se esqueceram de levar pães; tinham apenas um pão consigo no barco. Jesus os advertia, dizendo: “Atenção! Cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes”. Os discípulos começaram então a discutir entre si, porque não tinham pães. Percebendo, Jesus perguntou-lhes: “Por que discutis sobre o fato de não terdes pães? Ainda não entendeis, nem compreendeis? Vosso coração continua incapaz de entender? Tendo olhos, não enxergais, e tendo ouvidos, não ouvis? Não vos lembrais? Quando reparti cinco pães para cinco mil pessoas, quantos cestos recolhestes, cheios de pedaços?”. “Doze”, responderam eles. “E quando reparti sete pães com quatro mil pessoas, quantos cestos recolhestes, cheios de pedaços?”. “Sete”, responderam. Jesus então lhes disse: “E ainda não entendeis?”.

Quarta feira de Cinzas


10h- Serra do Meio
16h- Panelas
17h- Gameleiras
19h- Matriz de São Bento

domingo, 15 de fevereiro de 2015

Evangelho do dia

Jesus cura um leproso - Mc 1, 40-45

Um leproso aproximou-se de Jesus e, de joelhos, suplicava-lhe: “Se queres, tens o poder de purificar-me!”. Jesus encheu-se de compaixão, e estendendo a mão sobre ele, o tocou, dizendo: “Eu quero, fica purificado”. Imediatamente a lepra desapareceu, e ele ficou purificado. Jesus, com severidade, despediu-o e recomendou-lhe: “Não contes nada a ninguém! Mas vai mostrar-te ao sacerdote e apresenta, por tua purificação, a oferenda prescrita por Moisés. Isso lhes servirá de testemunho”. Ele, porém, assim que partiu, começou a proclamar e a divulgar muito este acontecimento, de modo que Jesus já não podia entrar, publicamente, na cidade. Ele ficava fora, em lugares desertos, mas de toda parte vinham a ele.