sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Santuário Nacional lança site do Jubileu de Nossa Senhora

O Santuário Nacional lançou o site do Jubileu “300 anos de bênçãos” de Nossa Senhora Aparecida, vinculado ao portal A12.com. Essa será a página oficial de divulgação de todas as informações referentes à grande celebração prevista para 2017. A página estreou no dia 20 de outubro, marcando o primeiro ano do triênio preparatório para o aniversário de 300 anos de encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, que ocorreu em 1717 no rio Paraíba do Sul.
Além de notícias e multimídia, o site disponibiliza a Oração Jubilar, preparada especialmente para este momento, wallpaper oficial, fotos de capa e avatar de Facebook para download.

Imagem peregrina
Durante o triênio preparatório dos 300 anos, imagens peregrinas estão sendo enviadas a diversas arqui(dioceses) de todo o país, e missionários redentoristas levam a cada capital uma imagem fac símileda padroeira. Em todas as capitais, porções de terra serão recolhidas para compor uma coroa que será produzida para o Jubileu. O itinerário das imagens peregrinas pode ser acessado por meio da “Agenda Peregrina” – um infográfico animado produzido para o site dos 300 anos.

Campanário
Em 2016 será inaugurado o Campanário do Santuário Nacional – sinos estão sendo fabricados na Holanda especialmente para esta obra que foi projetada com a marca de Oscar Niemeyer. A inauguração do campanário está prevista para o dia 12 de outubro de 2016, na abertura do Ano Jubilar em comemoração aos 300 anos da aparição.

Visite o site: www.a12.com/300anos
Fonte: cnbb.org.br

Evangelho do dia

Outra cura num sábado. - Lc 14,1-6

Num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. Estes o observavam. Em frente de Jesus estava um homem que sofria de hidropisia. Tomando a palavra, Jesus disse aos doutores da Lei e aos fariseus: “ Em dia de sábado, é permitido curar ou não? ” Eles ficaram em silêncio. Então Jesus tomou o homem pela mão, curou-o e o despediu. Depois lhes disse: “Se algum de vós tem um filho ou um boi que caiu num poço, não o tira logo daí, mesmo em dia de sábado?” E eles não foram capazes de responder a isso.

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Natalenses vão festejar a Virgem da Apresentação

De 11 a 21 de novembro, a Arquidiocese e a cidade do Natal vivem a festa da padroeira, Nossa Senhora Apresentação, que, neste ano, tem como tema: “Com a Virgem da Apresentação, anunciamos o evangelho da família”. A programação será desenvolvida na Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação, também conhecida como antiga Catedral, e na Catedral Metropolitana.

Missa na Pedra do Rosário, celebrada dia 21 de novembro de 2013 (Foto: Cacilda Medeiros)

No período festivo, na antiga Catedral, haverá, diariamente, o ‘madrugando com Maria’. Trata-se de uma caminhada, que sai do adro da Igreja do Rosário, às 5 horas, e culmina na Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, com a celebração eucarística. Às 16h30, acontecem a recitação do terço, ladainha e missa. Já, na Catedral Metropolitana, a programação constará de missas às 8h, às 11h e às 16h30 (segunda a sábado) e às 7h, às 11h e às 19h (domingos); atendimento de confissões das 14h30 às 16h30 (segunda a sexta); recitação do Ofício de Nossa Senhora, às 10h15 e às 15h45; recitação do terço, às 18 horas; e novena, às 19h, seguida de atividades sócio-culturais, no pátio da Catedral.
No dia 21, a programação será intensa, iniciando à meia-noite, com uma vigília, na Pedra do Rosário. Às 3h30, haverá procissão fluvial pelo Rio Potengi, encerrando às 5h, com missa. Às 7h30, será celebrada missa solene, na antiga Catedral. Na Catedral Metropolitana, às 10h, haverá missa solene, na Catedral Metropolitana, presidida pelo arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha. Às 16h, acontecerá procissão, saindo da antiga Catedral para a Catedral Metropolitana, onde será celebrada a última missa do dia, marcando o encerramento dos festejos.
Os principais momentos da programação, na Catedral Metropolitana, como o novenário e, no dia 21, a missa solene e a missa de encerramento serão transmitidas pela Rádio Rural de Natal, Webtv Apresentação e Webrádio. As informações sobre como acompanhar a programação estarão disponíveis no site www.arquidiocesedenatal.org.br.

Evangelho do dia

Jerusalém, Jerusalém!!! - Lc 13,31-35

Naquela hora, alguns fariseus aproximaram-se e disseram a Jesus: “Sai daqui, porque Herodes quer te matar”. Ele disse: “Ide dizer a essa raposa: eu expulso demônios e faço curas hoje e amanhã; e no terceiro dia chegarei ao termo. Entretanto, preciso caminhar hoje, amanhã e depois de amanhã, pois não convém que um profeta morra fora de Jerusalém. Jerusalém,Jerusalém! Tu que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes eu quis reunir teus filhos, como a galinha reúne os pintainhos debaixo das asas, mas tu não quiseste! Eis que vossa casa ficará abandonada. Eu vos digo: não mais me vereis, até que chegue o tempo em que digais: ‘Bendito aquele que vem em nome do Senhor’”.

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Pastoral da Criança tem novo assistente eclesiástico


Pe. Ney, novo assistente eclesiástico da Pastoral da Criança (Foto: José Bezerra)
O Padre Francisco Ney Lopes é novo assistente eclesiástico da Pastoral da Criança. Ele sucede o Padre Antônio Gomes da Silva. Padre Ney é, também, administrador da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de São Tomé. No período de 20 a 24 de outubro, ele participou de uma formação para assistentes eclesiásticos, em Curitiba (PR), promovida pela coordenação nacional da Pastoral da Criança. Antes de ingressar no Seminário de São Pedro, Padre Ney havia sido coordenador da Pastoral da Criança no município de Vera Cruz.

Evangelho do dia

Não é fácil entrar pela porta estreita - Lc 13,22-30

Jesus atravessava cidades e povoados,ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém.Alguém lhe perguntou:"Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?" Jesus respondeu: "Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão. Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vós, do lado de fora, começareis a bater, dizendo: "Senhor, abre-nos a porta!" Ele responderá: "Não sei de onde sois. "Então começareis a dizer: "Nós comemos e bebemos diante de ti,e tu ensinaste em nossas praças!" Ele, porém, responderá: "Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim todos vós que praticais a injustiça! Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac e Jacó, junto com todos os profetas no Reino de Deus, e vós, porém, sendo lançados fora. Virão homens do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus. E assim há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos."

FAHS abrirá inscrições para processo seletivo



O período de inscrições para o próximo seletivo da Faculdade de Filosofia e Teologia Dom Heitor Sales será de 24 de outubro a 12 de dezembro, no horário das 14 às 21 horas, na sede da Faculdade, situada rua Junqueira Aires, 390, na Cidade Alta, Natal. Para o curso de Filosofia serão ofertadas 50 vagas para turno vespertino e 50 para o matutino. O mesmo número de vagas é destinado ao Curso de Teologia. A prova do processo seletivo será realizada dia 20 de dezembro, às 8h30. A taxa de inscrição é de vinte reais.
“Os leigos engajados têm a oportunidade de enriquecer seus conhecimentos sobre a doutrina e a Sagrada Escritura, para um trabalho mais fecundo na pastoral. Teologia é não apenas um curso, uma oportunidade de estudar uma ciência, mas de penetrar no mistério de Deus”, comenta o diretor da FAHS, Padre Valquimar Nogueira, a respeito do Curso de Teologia, um dos cursos oferecidos pela Faculdade.

domingo, 26 de outubro de 2014

Evangelho do dia

O mandamento mais importante. - Mt 22,34-40

Os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus. Então se reuniram, e um deles, um doutor da Lei, perguntou-lhe, para experimentá-lo: “Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?” Ele respondeu: “‘Amarás o Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todo o teu entendimento!’ Esse é o maior e o primeiro mandamento. Ora, o segundo lhe é semelhante: ‘Amarás teu próximo como a ti mesmo’. Toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos”.

sábado, 25 de outubro de 2014

Formação para a juventude

 
Ontem dia 24 o Padre Mário assessorou um encontro de formação com o tema Compromisso e Espiritualidade para o grupo JUC na paroquia de São José na comunidade de São Judas Tadeu e a noite presidiu a missa da juventude.


Evangelho do dia

Chances e cuidados de Deus - Lc 13,1-9

Nesse momento, chegaram algumas pessoas trazendo a Jesus notícias a respeito dos galileus que Pilatos tinha matado. Ele lhes respondeu: “Pensais que esses galileus eram mais pecadores do que qualquer outro galileu, por terem sofrido tal coisa? Digo-vos que não. E aqueles dezoito que morreram quando a torre de Siloé caiu sobre eles? Pensais que eram mais culpados do que qualquer outro morador de Jerusalém? Eu vos digo que não. Mas, se não vos converterdes, perecereis todos do mesmo modo”. E Jesus contou esta parábola: “Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha. Foi até ela procurar figos e não encontrou. Então disse ao vinhateiro: 'Já faz três anos que venho procurando figos nesta figueira e nada encontro. Corta-a! Por que está ela inutilizando a terra?' Ele, porém, respondeu: 'Senhor, deixa a figueira ainda este ano. Vou cavar em volta dela e colocar adubo. Pode ser que venha a dar fruto. Se não der, então tu a cortarás.”

Hino da Campanha da Fraternidade 2015 já está disponível em CD

Já está disponível nas livrarias católicas de todo o país o CD com o Hino da Campanha da Fraternidade (CF) 2015 e os cantos apropriados para a Quaresma. O hino foi escolhido por meio de concurso e aprovado pelos bispos do Conselho Episcopal Pastoral.
A CF 2015 traz como tema “Fraternidade: Igreja e sociedade e lema “Eu vim para servir” (Mc 10,45). A intenção é que a CF seja inserida nas comemorações do jubileu do Concílio Vaticano II, com base nas reflexões propostas pela Constituição Dogmática Lumen Gentium e na Constituição Pastoral Gaudium et Spes, que tratam da missão da Igreja no Mundo.
O hino faz uma reflexão sobre a Igreja em missão, para servir ao seu povo, e é indicado especialmente para ser cantado nos momentos de encontros, debates, seminários, palestras e estudos sobre a temática em questão.

Fonte: cnbb.org.br

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Evangelho do dia

Os sinais dos tempos - Lc 12,54-59

Jesus dizia também às multidões: “Quando vedes uma nuvem vinda do ocidente, logo dizeis que vem chuva. E assim acontece. Quando sentis soprar o vento sul, logo dizeis que vai fazer calor. E assim acontece. Hipócritas! Sabeis avaliar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis avaliar o tempo presente? Por que não julgais por vós mesmos o que é justo? Quando, pois, tu vais com o teu adversário apresentar-te diante do magistrado, procura resolver o caso com ele enquanto estais a caminho. Senão ele te levará ao juiz, o juiz te entregará ao guarda, e o guarda te jogará na cadeia. Eu te digo: daí tu não sairás, enquanto não pagares o último centavo”.

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

DNJ 2014

 Dia Nacional da Juventude 2014 em Monte das Gameleiras




Evangelho do dia

"Vim trazer fogo" - Lc 12,49-53

“Fogo eu vim lançar sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso! Um batismo eu devo receber, e como estou ansioso até que isto se cumpra! Pensais que eu vim trazer a paz à terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer a divisão. Pois daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas e duas contra três; ficarão divididos: pai contra filho e filho contra pai; mãe contra filha e filha contra mãe; sogra conta nora e nora contra sogra.”

Parabéns ao diácono Francisco Nelson

Diác. Francisco Nelson Gomes

A  Paróquia de São Bento Abade Parabeniza ao diácono Francisco Nelson pelo seu aniversário natalício. Hoje O diácono Nelson agradeceu a Deus pelo dom da vida e foi homenageado na Santa Missa no bairro Bela Vista em Monte das Gameleiras. A missa foi presidida pelo padre Mário Gomes.   

Seminário de São Pedro realiza encontro com ex-alunos


Dentro da programação comemorativa dos seus noventa e cinco de fundação, o Seminário de São Pedro, casa de formação dos futuros presbíteros da Arquidiocese de Natal, realizará no dia 08 de novembro, a partir das 9 horas uma “Manhã Comemorativa” com ex-alunos e sacerdotes que passaram pelo Seminário ao longo de sua história.
Estarão presentes no encontro o dois arcebispos eméritos de nossa Arquidiocese, Dom Heitor de Araújo Sales e Dom Matias Patrício de Macedo que participarão de uma mesa redonda com alguns outros sacerdotes e seminaristas e debaterão fatos que marcaram suas trajetórias de vida que eles vivenciaram durante o período de seminário.
Faz parte também da programação o relançamento do livro “Formação do Seminarista” de autoria de Dom José Adelino Dantas (que foi reitor do Seminário e bispo das dioceses de Caicó, Garanhuns e Rui Barbosa).
Os interessados devem confirmar presença pelo telefone 3615-2820/2819 até o dia 03 de novembro.

domingo, 19 de outubro de 2014

Evangelho do dia

A Deus o que é de Deus - Mt 22,15-21

Os fariseus saíram e fizeram um plano para apanhar Jesus em alguma palavra. Mandaram os seus discípulos, junto com alguns partidários de Herodes, para perguntar: “Mestre, sabemos que és verdadeiro e que ensinas o caminho de Deus segundo a verdade. Não te deixas influenciar por ninguém, pois não olhas a aparência das pessoas. Dize-nos o que pensas: é permitido, ou não, pagar imposto a César?” Jesus percebeu-lhes a maldade e disse: “Hipócritas! Por que me armais uma cilada? Mostrai-me a moeda do imposto!” Apresentaram-lhe a moeda. “De quem é esta figura e a inscrição?”, perguntou ele. “De César”, responderam. Ele então lhes disse: “Devolvei, pois, a César o que é de César e a Deus, o que é de Deus”.

Padres celebrarão 15 anos de sacerdócio



Dom Heitor Sales fará a homilia e Dom Jaime Vieira será o presidente da celebração (Foto: Cacilda Medeiros)
Nove padres da Arquidiocese de Natal celebrarão 15 anos de sacerdócio, dia 28 próximo. São os Padres Ailson Bezerra, pároco da Paróquia do Divino Espírito Santo, em Vera Cruz; Humberto Negreiros, pároco da Paróquia de Santa Luzia, na comunidade Boa Esperança, zona norte de Natal; Idalmo César, pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, Campo Redondo; João Pedro Sobrinho, pároco da Paróquia de São Miguel Arcanjo, em Extremoz; João Maria do Nascimento, pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, no Parque das Dunas, Natal; Josenildo Bezerra, pároco da Paróquia de São Francisco de Assis, em Pedro Velho; Padre Júlio César Cavalcante, pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Candelária, no bairro da Candelária, em Natal; Paulo Henrique da Silva, capelão do Colégio Nossa Senhora de Fátima e coordenador do Curso de Teologia da Faculdade Dom Heitor Sales, e Valtair Lira, pároco da Paróquia de São Camilo de Léllis, no bairro de Lagoa Nova, em Natal.
A celebração em ação de graças será no dia 28, às 19 horas, na Catedral Metropolitana de Natal, presidida pelo arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha. A homilia será feita pelo arcebispo emérito, Dom Heitor de Araújo Sales.

sábado, 18 de outubro de 2014

Evangelho do dia

A Missão dos setenta e dois. - Lc 10,1-9

O Senhor escolheu outros setenta e dois e enviou-os, dois a dois, à sua frente, a toda cidade e lugar para onde ele mesmo devia ir. E dizia-lhes: “A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: `A paz esteja nesta casa!' Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, curai os doentes que nela houver e dizei: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’”.

Papa Francisco fala de oração de louvor em missa diária na Casa Santa Marta


Capela da Casa Santa Marta, Residência do Papa Francisco
É fácil rezar para pedir, bem mais difícil é rezar para louvar, mas essa oração dá-nos uma verdadeira alegria – esta a principal mensagem do Papa Francisco na quinta-feira, dia 16 de outubro na Missa na Capela da Casa de Santa Marta.
No centro da homilia do Santo Padre a Carta aos Efésios, onde podemos ler a oração de louvor do Apóstolo Paulo “uma oração que nós não fazemos habitualmente” mas que é “gratuita e pura” e nos faz entrar numa “grande alegria” – afirmou o Papa Francisco:
“Nós sabemos rezar muito bem quando pedimos coisas, mesmo quando agradecemos ao Senhor, mas a oração de louvor é um pouco difícil para nós: não é tão habitual louvar o Senhor. E isto, podemo-lo sentir melhor quando fazemos memória das coisas que o Senhor fez na nossa vida: ‘N’Ele – em Cristo – escolheu-nos antes da criação do mundo’. Bendito sejas Senhor, porque tu me escolheste! É a alegria de uma proximidade paterna e terna.”
“Não se pode compreender e também não se pode imaginar: que o Senhor me tenha conhecido antes da criação do mundo, que o meu nome estava no coração do Senhor. Esta é a verdade! Esta é a revelação! Se nós não acreditamos nisto nós não somos cristãos! Talvez sejamos impregnados de uma religiosidade teísta, mas não cristãos! O cristão é um escolhido, o cristão é alguém escolhido no coração de Deus antes da criação do mundo. Também este pensamento enche de alegria o nosso coração: eu sou escolhido! E dá-nos segurança.”
O Santo Padre sublinhou ainda que o nosso nome está no coração de Deus porque nós somos eleitos e isto é algo que não se consegue compreender e para o tentarmos entender devemos entrar no Mistério de Jesus Cristo quando celebramos a Eucaristia:
“Quando celebramos a Eucaristia, entramos neste Mistério, que não se pode compreender totalmente: o Senhor é vivo, está connosco, aqui, na sua glória, na sua plenitude e dá uma outra vez a sua vida por nós. Esta atitude de entrar no Mistério devemos entende-la em cada dia. O cristão é uma mulher, um homem que se esforça por entrar no Mistério.” (RS)

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Evangelho do dia

Deus cuida de nós - Lc 12,1-7

Entretanto, milhares de pessoas se ajuntaram, a ponto de uns pisarem os outros. Jesus começou a falar, primeiro a seus discípulos: “Cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. Não há nada de oculto que não venha a ser revelado, e não há nada de escondido que não venha a ser conhecido. Portanto, tudo o que tiverdes dito na escuridão, será ouvido à luz do dia; e o que tiverdes pronunciado ao pé do ouvido, nos quartos, será proclamado sobre os telhados. Pois bem, meus amigos, eu vos digo: não tenhais medo daqueles que matam o corpo, não podendo fazer mais do que isto. Vou mostrar-vos a quem deveis temer: temei aquele que, depois de tirar a vida, tem o poder de lançar-vos no inferno. Sim, eu vos digo, a este temei. Não se vendem cinco pardais por uma pequena quantia? No entanto, nenhum deles é esquecido por Deus. Até mesmo os cabelos de vossa cabeça estão todos contados. Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais”.

54ª Assembleia Pastoral Arquidiocesana

A Arquidiocese de Natal está em ritmo de preparação para a 54ª Assembleia Pastoral Arquidiocesana, marcada para o período de 24 a 26 de novembro, na Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio Sales, situada no Centro Administrativo, bairro de Lagoa Nova, em Natal. A assembleia é destinada aos padres, diáconos, membros da coordenação arquidioesana de pastoral e do conselho pastoral arquidiocesano, articuladores de zonais e paroquiais, representantes dos religiosos e das comunidades de vida e aliança.
A carta de convocação, a ficha de inscrição e a folha de avaliação pastoral, que deverá ser respondida pelos responsáveis por paróquias, zonais, setores e comissões pastorais arquidiocesanas, estão disponíveis no site da Arquidiocese, no endereço: http://arquidiocesedenatal.org.br/assembleia-pastoral-2014.

Fonte: Arquidiocese de Natal