terça-feira, 26 de agosto de 2014

Evangelho do dia


Jesus condena a hipocrisia - Mt 23,23-26

“Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Pagais o dízimo da hortelã, da erva-doce e do cominho, e deixais de lado os ensinamentos mais importantes da Lei, como o direito, a misericórdia e a fidelidade. Isto é que deveríeis praticar, sem contudo deixar aquilo. Guias cegos! Filtrais o mosquito, mas engolis o camelo. Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Limpais o copo e o prato por fora, mas por dentro estais cheios de roubo e cobiça. Fariseu cego! Limpa primeiro o copo por dentro, que também por fora ficará limpo.”

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Arquidiocese de Natal ganha mais três padres

Os Padres Francisco Erivaldo Barbosa, Idelbrando Medeiros Basílio e João Batista Nunes Filho foram ordenados presbíteros, no último dia 14 de agosto, às 17h, na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Apresentação, Cidade Alta. A Celebração foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, contando com a presença do Arcebispo Emérito de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo de mais de 70 padres, do clero arquidiocesano e de outras dioceses.
Na ocasião Dom Jaime Rocha anunciou as nomeações dos neossacerdotes de forma que: Pe. Francisco Erivaldo assume a função de Vigário Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Ceará-Mirim, Pe. Idelbrando Basílio, Administrador Paroquial da Paróquia de São Francisco de Assis de Lagoa de Pedras e Serrinha e Pe. João Batista Nunes Filho foi nomeado Vigário Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação, Cidade Alta e permanece como Secretário Pessoal do Arcebispo.
Os neossacerdotes celebram pela primeira vez a missa, de acordo com o seguinte calendário: Pe. Francisco Erivaldo, dia 16/08, às 19h30min, na Igreja de São Vicente Ferrer, Itajá; Pe. João Batista, dia 18.08, às 19h30min, na Matriz de Nossa Senhora do Ó, Nísia Floresta; Pe. Idelbrando Basílio, dia 19.08, às 19h30min, na Matriz de Santo Antônio de Pádua, Conj. Parque dos Coqueiros, Natal.
Com a ordenação dos três neos sacerdotes a Arquidiocese de Natal contará com 163 padres diocesanos e 24 religiosos, totalizando um número de 187 presbíteros.

Evangelho do dia



Parábola dos trabalhadores. - Mt 20,1-16a

“Pois o Reino dos Céus é como o proprietário que saiu de madrugada para contratar trabalhadores para a sua vinha. Combinou com os trabalhadores a diária e os mandou para a vinha. Às nove horas da manhã, o patrão saiu de novo, viu outros que estavam na praça, desocupados,e lhes disse: 'Ide também vós para a minha vinha! E eu vos pagarei o que for justo'. E eles foram.O patrão saiu de novo ao meio-dia e às três horas da tarde, e fez a mesma coisa. Saindo outra vez pelas cinco horas da tarde, encontrou outros que estavam na praça, e lhes disse: 'Por que estais aí o dia inteiro desocupados?' Eles responderam:'Porque ninguém nos contratou'. O patrão lhes disse:'Ide vós também para a minha vinha'.Quando chegou a tarde, o patrão disse ao administrador: 'Chama os trabalhadores e paga-lhes uma diária a todos, começando pelos últimos até os primeiros!' Vieram os que tinham sido contratados às cinco da tarde e cada um recebeu uma moeda de prata.Em seguida vieram os que foram contratados primeiro,e pensavam que iam receber mais. Porém, cada um deles também recebeu apenas a diária. Ao receberem o pagamento, começaram a murmurar contra o proprietário: ‘Estes últimos trabalharam uma hora só, e tu os igualaste a nós, que suportamos o peso do dia e o calor ardente’. Então, ele respondeu a um deles: ‘Companheiro, não estou sendo injusto contigo. Não combinamos a diária? Toma o que é teu e vai!’ Eu quero dar a este que foi contratado por último o mesmo que dei a ti. Por acaso não tenho o direito de fazer o que quero com aquilo que me pertence? Ou estás com inveja, porque estou sendo bom? 'Assim, os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos.”

domingo, 17 de agosto de 2014

Horários diferenciados de missas



Aviso: durante os finais de semana 17, 24, 31 de Agosto e 7 de Setembro as missas na Matriz de São Bento serão as 18 horas, pois nosso administrador paroquial estará de  férias.

Evangelho do dia


Maria visita Isabel - Lc 1,39-56

Naqueles dias, Maria partiu apressadamente para a região montanhosa, dirigindo-se a uma cidade de Judá. Ela entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou de alegria em seu ventre, e Isabel ficou repleta do Espírito Santo. Com voz forte, ela exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Como mereço que a mãe do meu Senhor venha me visitar? Logo que a tua saudação ressoou nos meus ouvidos, o menino pulou de alegria no meu ventre. Feliz aquela que acreditou, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido!”. Maria então disse: “A minha alma engrandece o Senhor, e meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque ele olhou para a humildade de sua serva. Todas as gerações, de agora em diante, me chamarão feliz, porque o Poderoso fez para mim coisas grandiosas. O seu nome é santo, e sua misericórdia se estende de geração em geração sobre aqueles que o temem. Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os que têm planos orgulhosos no coração. Derrubou os poderosos de seus tronos e exaltou os humildes. Encheu de bens os famintos, e mandou embora os ricos de mãos vazias. Acolheu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, conforme prometera a nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”. Maria ficou três meses com Isabel. Depois, voltou para sua casa.

Morre Padre Pierre Herck


Faleceu por volta das 15 horas deste sábado, 16, o Padre Pierre Herck, aos 91 anos de idade, completados no último dia 9. O religioso faleceu no Hospital Natal Center, na capital potiguar, onde se encontrava internado há um ano. O velório acontece a partir da meia noite, na Igreja
Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em São Tomé, onde será celebrada missa, presidida pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha, neste domingo, às 16 horas. Logo após a missa, o corpo será sepultado no interior da Igreja Matriz. Padre Pierre é natural da Bélgica, mas ainda jovem passou a morar no Brasil. Foi ordenado sacerdote em 29 de agosto de 1971, na Igreja Matriz de São Paulo Apóstolo, em São Paulo do Potengi. Logo após ordenado, foi nomeado pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, composta pelos municípios de São Tomé, Barcelona e Rui Barbosa, função que exerceu até 1999, quando se tornou emérito. No período de 1971 a 1991, ele também foi vigário da Paróquia de São Paulo Apóstolo, de São Paulo do Potengi, dando assistência ao município de Ielmo Marinho, que, na época pertencia à Paróquia de São Paulo Apóstolo.

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Formação: Você reconhece suas qualidades?

Quero refletir com você o exemplo de Santa Clara. Uma mulher que expressou nitidamente a fidelidade aos votos de pobreza, castidade e obediência; porém não podemos limitá-la a seus votos perpétuos. A santa de hoje traz virtudes que regeram sua vida, porque as soube utilizar para o bem. Mas vamos nos concentrar em uma apenas. Clara de Assis, como é conhecida, tinha uma característica marcante: a determinação. Foi graças a essa virtude que ela enfrentou toda a resistência da família à sua vocação. Nascida em uma nobre família italiana, aos dezoito anos encantou-se pelos ensinamentos de Francisco de Assis e quis seguir a vida religiosa. A família de Clara não aceitava sua decisão; a jovem, porém, queria atender a todo custo ao apelo do Senhor. Sendo uma moça bonita, de cabelos longos e loiros, na mesma noite em que se apresentou no mosteiro fez a “tonsura”, forma franciscana de cortar os cabelos. Graças a essa atitude, quando seus familiares foram buscá-la, desistiram, pois, devido aos cabelos cortados, perceberam que a moça já havia se consagrado inteiramente ao Senhor e não poderia mais voltar.
Outro gesto da santa que marca sua história foi, quando já doente, em meio a uma invasão do exército turco, pediu às irmãs que a levassem ao portão do mosteiro. Com uma caixinha nas mãos contendo o Santíssimo Sacramento, ela, em prantos, colocou-se a rezar pedindo a Jesus que defendesse o convento e a cidade. Nada podia parar Clara, sua determinação a impulsionava ao foco de sua vida, que era o cumprimento da vontade de Deus.
Ser santo é realizar os desígnios de Deus. Muitas vezes, procuramos caminhos miraculosos, difíceis demais para ser o que Ele deseja, porém não é assim. Ao nos criar, o Pai já imprimiu em nós as virtudes necessárias para alcançarmos a santidade. Santa Clara precisou ser determinada, porém essa virtude não vinha de fora para dentro, mas de dentro para fora. A santa apenas deixou essa característica crescer e ganhar espaço em seu interior.
Já parou para pensar nas virtudes que você tem?
Postado por Blog N. S, das Dores 

Evangelho do dia

Quem é o mais importante? - Mt 18,1-5.10.12-14

Naquela hora, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Quem é o maior no Reino dos Céus?” Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles e disse: “Em verdade vos digo, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. Quem se faz pequeno, esse é o maior no Reino dos Céus. E aquele que por ser meu servidor, receber uma criança como esta estará recebendo a mim.O que é que voc~es acham que faz um homem que tem cem ovelhas, e uma delas se perde? Será que não deixa as noventa e nove pastando no monte e vai procurar a perdida? Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quando ele a encontrar, ficará muito mais contente por causa dessa ovelha do que pelas noventa e nove que não se perderam. Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequenos”.

CNBB fará debate com os candidatos à Presidência da República


TV Aparecida sedia debate presidencial promovido pela CNBB

A CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - realiza seu primeiro debate televisivo com os candidatos à Presidência da República. A TV Aparecida, responsável pela organização e geração de imagens, terá seu sinal retransmitido ao vivo pelas demais emissoras de TV, Rádio e Portal de inspiração católica no país. O encontro acontecerá no dia 19 de setembro e terá duas horas de duração (das 21h30 às 23h30). As regras e a participação dos candidatos foram acertadas com os representantes dos partidos políticos com representação na câmara dos deputados, conforme determina a Lei Eleitoral.
Já confirmaram presença no encontro os candidatos Aécio Neves, do PSDB, Eduardo Campos, do PSB, Eduardo Jorge, do PV, Eymael, do PSDC, Luciana Genro, do PSOL, e Pastor Everaldo, do PSC.
Debate - O evento conta com um reforço na coordenação, o jornalista Rodolpho Gamberini, com passagem por Rede Globo, TV Cultura, Record e SBT. Padre Josafá Moraes, Diretor Geral da TV Aparecida, mediará os cinco blocos do Debate. No primeiro, haverá uma mensagem de abertura do presidente da CNBB, Dom Raymundo Damasceno Assis. Em seguida, será feira uma pergunta única aos candidatos, elaborada pela CNBB.
No segundo bloco, os candidatos responderão perguntas dos Bispos indicados pela CNNB que poderão também abordar temas não ligados diretamente à religiosidade, como saúde, educação, habitação, reforma política, entre outros.No terceiro bloco, as perguntas serão feitas por jornalistas que irão representar as emissoras de TV e Rádio de inspiração católica que estarão transmitindo o evento.
O quarto bloco, será do confronto direto entre os candidatos, onde cada um, por sorteio, poderá fazer perguntas ao outro , com réplica e tréplica. No quinto bloco os candidatos farão suas considerações finais.
Rede Aparecida - A TV Aparecida está entre as 14 maiores emissoras de televisão do Brasil, segundo a ANATEL. Seu sinal está disponível para todo o país pela antena parabólica.


Pelo canal aberto, pode ser sintonizada em 18 estados, 16 capitais e mais de 240 municípios, cobrindo cerca de 70 milhões de pessoas. Está disponível nas principais capitais do Brasil pelo sinal digital e nas TVs por assinatura.


(Com informações da Rede Aparecida)

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Evangelho do dia

Jesus e a tradição dos judeus. - Mt 15,1-2.10-14

Alguns fariseus e escribas vindos de Jerusalém dirigiram-se a Jesus perguntando: “Por que os teus discípulos desobedecem à tradição dos antigos? Eles não lavam as mãos quando vão comer!” Jesus chamou a multidão e disse: “Escutai e compreendei. O que torna alguém impuro não é o que entra pela boca, mas o que sai da boca, isso é que o torna impuro”. Então os discípulos se aproximaram e disseram a Jesus: 'Sabes que os fariseus ficaram escandalizados ao ouvir as tuas palavras?' Jesus respondeu:'Toda planta que não foi plantada pelo meu Pai celeste será arrancada. Deixai-os! São cegos guiando cegos. Ora, se um cego guia outro cego,os dois cairão no buraco.'

Clero de Natal faz retiro

Nesta manhã o clero da Arquidiocese de Natal participou da Missa no Santuário de Aparecida em São Paulo, entre eles o Pe. Mário concelebrou e visitou a capela dos Apóstolos onde o Papa celebrou a Santa Missa.





sábado, 2 de agosto de 2014

Arquidiocese lança campanha pró-beatificação do Padre João Maria

Côn. José Mário, postulador (Foto: Cacilda Medeiros)

A Arquidiocese de Natal lançará uma campanha para divulgar o processo de beatificação do Padre João Maria. No próximo dia 13, às 19 horas, na Catedral Metropolitana, o Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha, presidirá uma missa, durante a qual a campanha será lançada. Na ocasião, também será lançado um site, que contará com informações sobre o Padre João Maria.
De acordo com o postulador da causa de beatificação, Cônego José Mário de Medeiros, atualmente o processo de beatificação se encontra na fase do ‘Nihil Obstat’, que significa ‘nada consta contra’. “Quando uma coisa não tem nada contra, não quer dizer que tem a favor. Então, agora, vamos dar início ao que temos a favor da beatificação do Padre João Maria”, comenta o Cônego.
O processo era conduzido pelo Monsenhor Francisco de Assis Pereira, que faleceu em 13 de dezembro de 2011. Em julho deste ano, Dom Jaime nomeou o Cônego José Mário para dar prosseguimento ao processo. O Cônego, por sua vez, nomeou o Monsenhor Lucas Batista, como vice-postulador e mais uma equipe composta de 12 historiados para auxiliá-lo. “Os historiadores farão uma pesquisa sobre o que Padre João Maria escreveu, e sobre o que escreveram a respeito dele, com todo rigor histórico.
De acordo com o Côn. José Mário, para poder dar entrada no pedido de beatificação, junto à Santa Sé, é necessário que se tenha milagres atribuídos ao Padre João Maria, reconhecidos cientificamente por equipes médicas.
As pessoas que alcançarem graças, por intercessão do Padre João Maria, devem comunicar à postulação da causa de beatificação. A sala da postulação fica no Centro Pastoral Pio X (subsolo da Catedral Metropolitana de Natal). Outra forma de entrar em contato com a equipe é pelo telefone (84) 3615-2800.

Evangelho do dia

A morte de João Batista - Mt 14,1-12

Naquele tempo, a fama de Jesus chegou aos ouvidos do rei Herodes. Ele disse aos seus cortesãos: “É João Batista! Ele ressuscitou dos mortos; por isso, as forças milagrosas atuam nele”. De fato, Herodes tinha mandado prender João, acorrentá-lo e colocá-lo na prisão, por causa de Herodíades, a mulher de seu irmão Filipe. Pois João vivia dizendo a Herodes: “Não te é permitido viver com ela”. Herodes queria matar João, mas tinha medo do povo,que o considerava como profeta.Por ocasião do aniversário de Herodes, a filha de Herodíades dançou diante de todos,e agradou tanto a Herodes 
que ele prometeu, com juramento,dar a ela tudo o que pedisse. Instigada pela mãe, ela disse: 
'Dá-me aqui, num prato, a cabeça de João Batista.' O rei ficou triste, mas, por causa do juramento e dos convidados, ordenou que atendessem o pedido dela. E mandou cortar a cabeça de João, na prisão. Depois a cabeça foi trazida num prato,entregue à moça e esta a levou para a sua mãe.Os discípulos de João foram buscar o corpo e o enterraram. Depois foram contar tudo a Jesus.

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Padres farão retiro em Aparecida


O Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, e os padres da Arquidiocese de Natal, farão retiro espiritual, no período de 4 a 8 de agosto próximo, em Aparecida (SP). O pregador será o bispo emérito de Blumenau (SC), Dom Angélico Sândalo. Dentro da programação, no dia 5, os padres participarão da missa, às 9 horas, no Santuário Nacional de Aparecida. A celebração, às 9 horas, será presidida pelo Arcebispo de Natal e transmitida para todo o Brasil, através da Rede Vida de Televisão, TV Aparecida e portal www.a12.com.

Evangelho do dia

Jesus em Nazaré - Mt 13,54-58

Ele foi para sua própria cidade e se pôs a ensinar na sinagoga local, de modo que ficaram admirados. Diziam: “De onde lhe vêm essa sabedoria e esses milagres? Não é ele o filho do carpinteiro? Sua mãe não se chama Maria, e seus irmãos não são Tiago, José, Simão e Judas? E suas irmãs não moram conosco? Então, de onde lhe vem tudo isso?' E mostravam-se chocados com ele. Jesus, porém, disse: “Um profeta só não é valorizado em sua própria cidade e na sua própria casa!” E não fez ali muitos milagres, por causa da incredulidade deles.

Encontrão do Povo de Deus do 8º Zonal acontecerá dia 3 de agosto

Padres, diáconos e agentes pastorais das paróquias que compõem o 8º Zonal da Arquidiocese de Natal participarão do Encontrão do Povo de Deus, dia 3 de agosto, na cidade de Lagoa Salgada. A atividade acontecerá durante toda a manhã e será encerrada com a celebração eucarística, presidida pelo Vigário Geral, Padre Edilson Soares Nobre.
O 8º Zonal é formado pelas Paróquias de Santo Antônio, Nova Cruz, Monte Alegre, Lagoa de Pedras, Vera Cruz, Passa e Fica, Brejinho, Serra de São Bento e Lagoa Salgada.