sábado, 31 de maio de 2014

O Papa Francisco e o Patriarca Bartolomeu I

O momento tão esperado da visita do Papa Francisco à Terra Santa enfim chegou. Neste domingo, 25, ele se encontrou com o Patriarca Ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I, e participou de uma celebração ecumênica recordando os 50 anos do histórico abraço entre o Papa Paulo VI e o Patriarca Atenágoras.
Pouco antes da Celebração, os dois líderes religiosos dirigiram-se à Pedra na Unção, lugar no qual o corpo de Jesus foi depositado, após ser retirado da cruz, e ungido com óleo.
Na Basílica do Santo Sepulcro, Francisco destacou este momento de oração como uma graça extraordinária. “Acolhamos a graça especial deste momento. Detenhamo-nos em devoto recolhimento junto do sepulcro vazio, para redescobrir a grandeza da nossa vocação cristã: somos homens e mulheres de ressurreição, não de morte. Aprendamos, a partir deste lugar, a viver a nossa vida, as angústias das nossas Igrejas e do mundo inteiro, à luz da manhã de Páscoa”.
O Santo Padre recordou que Cristo carregou cada sofrimento e tribulação e com Seu sacrifício abriu passagem para a vida eterna. Assim sendo, Francisco disse que não se deve deixar roubar o fundamento da esperança e que o mundo não pode ser privado do anúncio da Ressurreição. Ele pediu que as pessoas não fiquem surdas ao forte apelo da unidade que ressoa em especial nesse lugar sagrado para os cristãos.
Os dois líderes religiosos rezam junto a Pedra na Unção, dentro da Basílica do Santo Pepulcro, local no qual o corpo de Jesus foi depositado após ser retirado da cruz


O Pontífice reconheceu que não se pode negar as divisões que ainda existem entre os discípulos de Jesus, mas, olhando com gratidão para o gesto histórico de Paulo VI e Atenágoras, vê-se como foi possível, por impulso do Espírito Santo, dar passos importantes rumo à unidade.
“Estamos cientes de que ainda falta percorrer mais estrada para alcançar aquela plenitude da comunhão que se possa exprimir também na partilha da mesma mesa eucarística, que ardentemente desejamos; mas as divergências não devem assustar-nos e paralisar o nosso caminho. Devemos acreditar que, assim como foi removida a pedra do sepulcro, assim também poderão ser removidos todos os obstáculos que ainda impedem a plena comunhão entre nós”.
Ao falar da unidade, Francisco reiterou seu desejo, a exemplo de seus antecessores, de manter diálogo com todos os irmãos em Cristo. Ele não deixou de mencionar a região do Oriente Médio, tantas vezes marcada por conflitos, e recordou que há inúmeros cristãos perseguidos por causa de sua fé em Cristo Ressuscitado.
“Quando cristãos de diferentes confissões se encontram a sofrer juntos, uns ao lado dos outros, e a prestar ajuda uns aos outros com caridade fraterna, realiza-se o ecumenismo do sofrimento, realiza-se o ecumenismo do sangue, que possui uma eficácia particular não só para os contextos onde este tem lugar, mas, em virtude da comunhão dos santos, também para toda a Igreja”.
Por fim, ele pediu que as hesitações do passado sejam colocadas de lado e que se possa abrir o coração à ação do Espírito Santo para caminhar rumo ao tão desejado dia da plena comunhão.
Fonte: Rádio Vaticano

II Vigília de Pentecostes

 A segunda de Vigília de Pentecostes acontecerá no dia 8 de junho. O evento consiste em uma caminhada saindo de Serra de São Bento até Gameleiras. Durante a caminhada haverá paradas, reflexões sobre os Dons do Espirito Santo e trios garantiram a animação. Todos o evento será acompanhado pela policia e uma ambulância. Venha você também participar. 

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Evangelho do dia

Tristeza e alegria - Jo 16,16-22

“Um pouco de tempo, e não mais me vereis; e mais um pouco, e me vereis de novo.” Alguns dos seus discípulos comentavam: “Que significa isto que ele está dizendo: ‘Um pouco de tempo e não mais me vereis, e mais um pouco, e me vereis de novo’ e ‘Eu vou para junto do Pai’?” O que quer dizer 'Um pouco de tempo?' Não entendemos o que isso quer dizer. Jesus entendeu que eles queriam fazer perguntas; então falou: “Estais discutindo porque eu disse: ‘Um pouco de tempo, e não me vereis, e mais um pouco, e me vereis de novo’? Por acaso não é a respeito disso que vocês estão fazendo perguntas uns aos outros? Em verdade, em verdade, vos digo: chorareis e lamentareis, mas o mundo se alegrará. Ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria. Quando uma mulher está para dar a luz, ela fica triste porque chegou a sua hora de sofrer. Mas, depois que a criança nasce, a mulher fica tão alegre, que nem lembra mais de seu sofrimento. Assim acontece também com vocês: agora estão tristes, mas eu vos verei novamente. Aí vocês ficarão cheios de alegrai, e ninguém poderá tirar essa alegrai de vocês."

domingo, 25 de maio de 2014

Evangelho do dia

Jesus promete o Espírito Santo. - Jo 14,15-21

“Se me amais, observareis os meus mandamentos. E eu pedirei ao Pai, e ele vos dará um outro Defensor, que ficará para sempre convosco: o Espírito da Verdade, que o mundo não é capaz de receber, porque não o vê, nem o conhece. Vós o conheceis, porque ele permanece junto de vós e está em vós. Não vos deixarei órfãos: eu voltarei a vós. Ainda um pouco de tempo e o mundo não mais me verá; mas vós me vereis, porque eu vivo, e vós vivereis. Naquele dia sabereis que eu estou no meu Pai, e vós em mim, e eu em vós. Quem acolhe e observa os meus mandamentos, esse me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele.”

Cantora potiguar fará show em prol da Catedral










A cantora potiguar Roberta Sá fará show, dia 4 de junho, às 21 horas, no Teatro Riachuelo, situado no terceiro piso do Shopping Midway Mall, em Natal. A renda será totalmente revertida em prol das obras de revitalização da Catedral Metropolitana. A cantora apresentará músicas do quinto disco, intitulado ‘Segunda Pele’, além de sambas clássicos e marchinhas.
Os ingressos estão à venda na bilheteria do Teatro, de terça a sábado, das 12 às 21h, e domingos e feriados, das 14 às 20 horas. Outra forma de adquirir é através do Ingresso Rápido, pelo telefone 4003-1212.

Fonte: Arquidiocese de Natal

sábado, 24 de maio de 2014

Evangelho do dia


Os seguidores de Jesus serão perseguidos. - Jo 15,18-21

Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos:“Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro odiou a mim. Se fôsseis do mundo, o mundo vos amaria como ama o que é seu; mas, porque não sois do mundo, e porque eu vos escolhi do meio do mundo, por isso o mundo vos odeia. Recordai-vos daquilo que eu vos disse: ‘O servo não é maior do que o seu senhor’. Se me perseguiram, perseguirão a vós também. E se guardaram a minha palavra, guardarão também a vossa. Eles farão tudo isso por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou.”

Terço dos Homens de Gameleira incia Capela

O terço dos Homens de Monte das Gameleiras iniciou um mutirão na comunidade de Serra do Bico para construir a Capela de Santo Antônio. Hoje dia 24 foi dado os primeiros passos, com escavação do local e medição do alicerce. Desde já parabenizamos os pedreiros que compõem o terço e abrem o coração para doarem um dia de trabalho em prol da obra de Deus. Parabéns.



sexta-feira, 23 de maio de 2014

Evangelho do dia

Jesus nos chama de amigos! - Jo 15,12-17

Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: “Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem amor maior do que aquele que dá a vida por seus amigos. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu Senhor.Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai. Não fostes vós que me escolhestes; fui eu que vos escolhi e vos designei, para dardes fruto e para que o vosso fruto permaneça. Assim, tudo o que pedirdes ao Pai, em meu nome, ele vos dará. O que eu vos mando é que vos ameis uns aos outros.”

Catedral metropolitana de Natal vai passar por reforma


Pe. Valdir e equipe, na coletiva com a imprensa
Crédito: Cacilda Medeiros


O pároco da Catedral, Padre Valdir Cândido de Morais, recebeu a imprensa para falar do projeto de revitalização da Catedral Metropolitana de Natal. Segundo o pároco da Paróquia da Catedral, Padre Valdir Cândido de Morais, os serviços de impermeabilização já foram iniciados, com a preparação da laje. Para angariar recursos para as obras, a Paróquia realiza uma campanha para a revitalização da Catedral. Uma das atividades da campanha será o show da cantora Roberta Sá. “Participando do show, você estará ajudando à Igreja Catedral. O show será todo doado, pelo Teatro Riachuelo e a cantora não cobrou cachê. Então, nós também deveremos fazer nossa parte, participando do show”, convida o pároco.


Na quarta-feira, 21, o Pároco da Catedral, juntamente com uma equipe de leigos voluntários, apresentaram a campanha e o porquê da necessidade de revitalização à imprensa natalense.
Fonte: Arquidiocese de Natal

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Evangelho do dia

O amor gera alegria - Jo 15,9-11

Naquele tempo disse Jesus a seus discípulos: “Como meu Pai me ama, assim também eu vos amo. Permanecei no meu amor. Se observardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu observei o que mandou meu Pai e permaneço no seu amor. Eu vos disse isso, para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa.”

Dia de Santa Rita


Santa Rita de Cássia ou Santa dos Impossíveis, como é geralmente conhecida a grande advogada dos aflitos, nasceu em Rocca Porena, perto de Cássia (Itália), em 22 de Maio de 1381, tendo por pais Antônio Mancini e Amada Ferri. O nascimento da Santa foi precedido por sinais maravilhosos e visões celestiais que fizeram seus pais perceberem algo da futura e providencial missão de Rita, que seria colocada no mundo para instrumento da misericórdia de Deus em favor da humanidade sofredora.
Desde jovem, Rita tinha intenção de ser religiosa, mas seus pais, temendo que ela ficasse sozinha, resolveram casá-la com um jovem de família nobre, mas de temperamento excessivamente violento. Ela suportou pacientemente tal situação por 18 anos. Como ele tinha muitos inimigos, foi assassinado. A viúva suportou a dolorosa perda, perdoando os assassinos. Porém, crescia em seus filhos o desejo de vingança. Rita pediu que Deus os levasse, pois seria melhor que outra tragédia. Assim, perdeu os filhos. Rita estava livre para dedicar-se a Deus e pediu para entrar no Convento das religiosas Agostinianas da cidade. Mas naquela comunidade só podiam entrar virgens. Então, ela transformou sua casa num claustro, onde rezava as orações habituais das religiosas. 
Uma noite, enquanto rezava, ouviu três batidas violentas em sua porta e uma voz lá de fora dizia: “Rita! Rita!”. Abriu a porta e viu em sua frente três Santos, que rapidamente a levaram ao Convento onde havia sido negada três vezes. Os mensageiros fizeram-na entrar, apesar das portas estarem fechadas, e deixaram Rita de Cássia em um dos claustros. Depois desapareceram.A superiora ficou fascinada com essa manifestação Divina. As religiosas decidiram por unanimidade que a viúva fosse recebida. Admitida noviça Rita começou a trabalhar para realizar seus desejos. Consagrou-se à oração e penitência, seu corpo foi seguidamente flagelado. Passava os dias a pão e água e noites sob vigília e oração.
Certo dia pediu com extraordinário fervor que um estigma de Jesus aparecesse para sentir a dor da redenção. Em uma visão, Rita recebeu um espinho cravado em sua testa. A chaga ficou por toda a vida e ainda pode-se vê-la em sua cabeça conservada intacta com o resto do corpo.
Um dia uma parente foi visitá-la, ela agradeceu a visita e ao se despedir pediu que lhe trouxesse algumas rosas do jardim. Como era inverno e não tinha rosas, pensaram que Rita estava delirando e sua visitante não ligou para seu pedido. Como para voltar para casa teria que passar pelo jardim olhou e se surpreendeu ao contemplar quatro lindas rosas que se abriram entre os ramos secos. Admirada do prodígio, entrou no jardim, colheu as flores e as levou ao Convento de Cássia. Nesta época, Rita estava muito doente e morreu em 22 de Maio de 1457.
No dia seguinte, seu corpo foi colocado na Igreja do Convento. Todos os habitantes da cidade foram venerar a religiosa. Santificação e corpo intacto
No século XVII foi beatificada e em 24 de Maio de 1990, canonizada. O corpo de Santa Rita de Cássia continua conservado intacto até hoje. Qualquer pessoa pode contemplá-la na Igreja do Convento de Cássia, dentro de um relicário de cristal. Depois de tantos anos, seus membros ainda têm flexibilidade e pela expressão do rosto, parece estar dormindo.

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Evangelho do dia

Amigo Sem Jesus, nada podemos! - Jo 15,1-8

“Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que não dá fruto em mim, ele corta; e todo ramo que dá fruto, ele limpa, para que dê mais fruto ainda. Vós já estais limpos por causa da palavra que vos falei. Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto, se não permanecerdes em mim.Eu sou a videira e vós, os ramos. Aquele que permanece em mim, como eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim, nada podeis fazer.Quem não permanece em mim, será lançado fora como um ramo e secará. Tais ramos são recolhidos, lançados no fogo e queimados. Se permanecerdes em mim, e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será dado.Nisto meu Pai é glorificado: que deis fruto e vos torneis meus discípulos.”

"Nada de mexericos, invejas e ciúmes", falou o Papa Francisco neste domingo



Na vida, os conflitos existem, a questão é como enfrentá-los. E não se enfrentam fazendo de conta que não existem – palavras do Papa Francisco neste domingo, da janela do Palácio Apostólico, sobre a Praça de São Pedro, ao meio dia, por ocasião da oração “Maria, Rainha dos Céus”, Regina Coeli.
Partindo da leitura dos Actos dos Apóstolos da Missa deste domingo, o Papa chamou atenção para o facto de já na Igreja das origens existirem conflitos. E explicou que a unidade da comunidade cristã tinha sido favorecida pelo facto de os seus membros pertencerem a uma única etnia e cultura: a judaica. “Mas quando o cristianismo que, por vontade de Jesus, é destinado a todos os povos” se abriu à cultura grega, veio a faltar aquela homogeneidade inicial e começaram a surgir as primeiras dificuldades: descontentamentos, lamentações, acusações de favoritismo dos cristãos de origem hebraica...
Então os Apóstolos decidiram enfrentar a situação, convocando uma reunião alargada para discutirem juntamente com os discípulos a questão. Uma reunião pacata que o Papa definiu como um “belo confronto”, sublinhando que nela acabaram por dividir as tarefas. E acrescentou:
“Os Apóstolos fazem uma proposta que é aceite por todos: eles se dedicarão à oração e ao ministério da Palavra, enquanto que sete homens, os diáconos, ocupar-se-ão do serviço das cantinas para os pobres. Esses sete homens não são escolhidos porque são peritos em negócios, mas sim porque são homens honestos e de boa reputação, cheios de Espírito Santo e de sapiência; e são consagrados nesse serviço mediante a imposição das mãos por parte dos Apóstolos”.
Deste modo – prosseguiu o Papa – chegou-se a uma solução. E Francisco aproveitou para dizer que é “confrontando-se, debatendo e rezando que se resolvem os conflitos na Igreja, certos de que os mexericos, a inveja e os ciúmes não poderão nunca levar-nos à concórdia, à harmonia e à paz”.
Recordando que estava ali o Espírito Santo a coroar esse entendimento, o Papa disse que “isto nos faz compreender que quando deixamos ao Espírito Santo a orientação, Ele nos leva à harmonia, à unidade, ao respeito dos diversos dons e talentos”.
“Compreendestes bem? Nada de mexericos, nada de inveja, nada de ciúmes, compreendido”!
O Papa convidou todos a rezarem a Nossa Senhora “para que nos ajude a ser dóceis ao Espírito Santo, para que saibamos estimar-nos reciprocamente e convergir de forma cada vez mais profunda na fé e na caridade, mantendo o coração aberto às necessidade dos irmãos.”
Depois da oração do Regina Coeli, o Papa exprimiu a sua proximidade pessoal às vítimas das graves inundações em amplas zonas dos Balcãs, sobretudo na Sérvia e Bósnia, que estão a viver horas de angústia e tribulação. E rezou juntamente com os presentes uma Ave Maria para esses irmãos e irmãs a braços com tantas dificuldades.
O Papa Francisco não deixou de dar graças a Deus pela beatificação, ontem, em Iáçi, na Roménia, do bispo Anton Durcovici, mártir da fé. Pastor zeloso e corajoso - disse. Foi perseguido pelo regime comunista romeno e morreu na prisão, morreu de fome e sede, em 1951.
Por fim o Papa saudou os romanos e peregrinos, provenientes de várias partes da Itália, mas também do México, França, Austrália, e concluiu “encorajando as associação de voluntariados” presentes na Praça de São Pedro, neste dia que é dedicado aos doentes oncológicos. “Rezo por vós, para os doentes e as suas famílias. E vós rezais por mim” – pediu o Papa, despedindo-se de todos com um “arrividerci” (até nos vermos) e bom almoço. 

Do Site da Rádio Vaticano

terça-feira, 20 de maio de 2014

Evangelho do dia


Onde encontrar a paz? - Jo 14,27-31a

“Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Não é à maneira do mundo que eu a dou. Não se perturbe, nem se atemorize o vosso coração. Ouvistes o que eu vos disse: ‘Eu vou, mas voltarei a vós’. Se me amásseis, ficaríeis alegres porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu. Disse-vos isso agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, creiais. Já não falarei mais convosco, pois vem o chefe deste mundo. Ele não pode nada contra mim. Mas é preciso que o mundo saiba que eu amo o Pai e faço como o Pai mandou.”

domingo, 18 de maio de 2014

PJ de São Bento reza Terço Jovem

A Pastoral da Juventude da paróquia de Serra de São Bento durante o mês de Maio reza o terço Jovem. O Terço Jovem acontece em cada comunidade que tem grupo de jovens nos quatros sábados do mês de maio, ou seja, todos os grupos se dirigem para a comunidade escolhida. Este evento serve também para motivar novos jovens. Neste ultimo sábado aconteceu no Monte das Gameleiras. 

Evangelho do dia


Jesus e o Pai - Jo 14,1-12

“Não se perturbe o vosso coração! Credes em Deus, crede também em mim. Na casade meu Pai há muitas moradas. Não fosse assim, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós. E depois que eu tiver ido e preparado um lugar para vós, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que, onde eu estiver, estejais vós também. E para onde eu vou, conheceis o caminho.” Tomé disse: “Senhor, não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?” Jesus respondeu: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. Se me conhecestes, conhecereis também o meu Pai. Desde já o conheceis e o tendes visto”. Filipe disse: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta”. Jesus respondeu: “Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me conheces? Quem me viu, tem visto o Pai. Por que é que você diz:"Mostre-nos o Pai?" Será que você não crê que eu estou no Pai e que o pai está em mim? Então Jesus disse aos discípulos: As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo; é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. Crede-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Crede, ao menos, por causa destas obras. Em verdade, em verdade, vos digo: quem crê em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai”.

sábado, 17 de maio de 2014

Comunidade da Mariana construirá Capela de Santa Luzia

Teve inicio hoje dia 17 de maio a construção da capela de Santa Luzia na comunidade da Mariana. O Padre Mário organizou um mutirão para iniciar a fundação da capela. Foi pedido aos moradores, cimento e outros materiais, o vereador Gugu este no local, ajudou no trabalho e fez a doação de dois mil tijolos. As mulheres por sua vez levaram água, alimentação e separaram as pedras que futuramente serão utilizadas no alicerce. Desde já, agradecemos a todos e pedimos que quem poder ajudar com qualquer quantia ou mão de obra procurem o padre ou os agentes de pastoral. 



Evangelho do dia

O que pedirdes em meu nome, eu o farei! - Jo 14,7-14

“Se me conhecestes, conhecereis também o meu Pai. Desde já o conheceis e o tendes visto.” Filipe disse: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta”. Jesus respondeu: “Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me conheces? Quem me viu, tem visto o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai’? Não acreditas que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? [...] Crede-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Em verdade, em verdade, vos digo: quem crê em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai. E o que pedirdes em meu nome, eu o farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes algo em meu nome, eu o farei”.

Dom Fernando Saburido é o novo presidente da CNBB NE2


Pela segunda vez, o arcebispo de Olinda e Recife (PE), dom Fernando Saburido, presidirá a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil Regional Nordeste 2 (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte). A escolha aconteceu no dia 8 de maio, durante a 52ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP). O religioso sucederá o bispo de Palmares, dom Genival Saraiva.
Dom Fernando ressaltou que a escolha é mais uma grande responsabilidade. “Eu já fui presidente em 2002, mas também tive que renunciar porque fui nomeado bispo da diocese de Sobral (CE), que faz parte da CNBB NE1. Passei três anos no cargo. Novamente os bispos me elegeram e não posso me negar à missão. Por estar em Recife e na sede do Regional ser na capital pernambucana. A ideia é de que haja mais facilidade em conciliar as duas funções”, contou o arcebispo.
Com a nova missão, dom Saburido ajudará a pastorear as 21 dioceses que existem nos quatro estados. Para auxiliá-lo, permanece como vice-presidente o bispo de Campina Grande (PB), dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, e como secretário, o bispo de Guarabira (PB), dom Francisco de Assis Dantas Lucena.
Os religiosos permanecerão no cargo até o ano que vem, concluindo o último quadriênio. Em 2015, portanto, será escolhida uma nova presidência.

Fonte: Pascom Regional Nordeste 2

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Evangelho do dia

Jesus, o caminho para o Pai. - Jo 14,1-6

“Não se perturbe o vosso coração! Credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Não fosse assim, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós. E depois que eu tiver ido e preparado um lugar para vós, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que, onde eu estiver, estejais vós também. E para onde eu vou, conheceis o caminho.” Tomé disse: “Senhor, não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?” Jesus respondeu: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim”.

Dia Internacional da Família celebra 20 anos


Hoje, 15 de maio, é celebrado o Dia Internacional da Família. Em 1993, a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) proclamou essa data como Dia Internacional da Família. A data foi instituída em 1994 por ocasião do Ano Internacional da Família.
Em carta às famílias publicada no mesmo ano, São João Paulo II reconheceu a iniciativa da ONU em propor a data como sendo uma celebração internacional, respondendo, assim, ao apelo e inspiração da Constituição Conciliar Gaudium et Spes.
Na ocasião, o então papa disse que a Igreja assumiria, também, a celebração em seu calendário. “Uma nação verdadeiramente soberana e espiritualmente forte é sempre composta por famílias fortes, cientes da sua vocação e da sua missão na história”, disse São João Paulo II, por ocasião do Ano Internacional da Família.
Em sua primeira Encíclica “Alegria do Evangelho”, o papa Francisco traz reflexão sobre os desafios enfrentados pelas famílias e a importância desta instituição milenar. “A família atravessa uma crise cultural profunda, como todas as comunidades e vínculos sociais. No caso da família, a fragilidade dos vínculos reveste-se de especial gravidade, porque se trata da célula básica da sociedade, o espaço onde se aprende a conviver na diferença e a pertencer aos outros e onde os pais transmitem a fé aos seus filhos”, disse Francisco.
A partir de 1994, por iniciativa de São João Paulo II foi instituído o Encontro Mundial da Família que ocorre a cada três anos. No Brasil, o encontro foi realizado em 1997, quando o papa rezou uma missa campal no Aterro do Flamengo, para 2 milhões de pessoas, encerrando o 2ª Encontro Mundial da Família. Na passagem pelo país, o pontífice convidou pais e famílias do mundo inteiro a viver a santidade, sendo testemunhas para a sociedade.
Celebração
Completando 20 anos de sua criação, o Ano Internacional da Família, iniciativa da ONU (Organização das Nações Unidas), traz como lema “Importância da Família para alcançar as metas de Desenvolvimento: Ano Internacional da Família + 20”.
Na mensagem do secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, divulgada pela ONU, para este dia, é destacado o potencial da família para o desenvolvimento global, como também para a superação de conflitos e problemas como a fome e miséria no mundo. Ainda faz apelo para a superação da pobreza e melhores condições e bem-estar das mães.
O texto retrata também a necessidade do apoio financeiro e emocional aos membros da família, tendo como meta o crescimento e bem comum das famílias. “É essencial que as famílias recebam apoio para que eles possam tirar proveito do seu pleno potencial. Isto significa que se deva levar em conta as necessidades de formulação de políticas de desenvolvimento [...]”.

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Evangelho do dia

Jesus os discípulos para o serviço e a fidelidade. - Jo 13,16-20

“Em verdade, em verdade, vos digo: o servo não é maior do que seu senhor, e o enviado não é maior do que aquele que o enviou. Já que sabeis disso, sereis felizes se o puserdes em prática. Eu não falo de todos vós. Eu conheço aqueles que escolhi. Mas é preciso que se cumpra o que está na Escritura: ‘Aquele que come do meu pão levantou contra mim o calcanhar’. Desde já, antes que aconteça, eu vo-lo digo, para que, quando acontecer, acrediteis que eu sou. Em verdade, em verdade, vos digo: quem recebe aquele que eu enviar, a mim recebe; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou.”

Arcebispo dá novas funções a padres




O Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, assinou provisões com a nomeação de alguns padres para novas funções. Padre Darci Lopes assume a função de Vigário Paroquial de Santana, no Soledade 2, em Natal. Para sucedê-lo, na Paróquia de São Francisco de Assis, em Lagoa de Pedras e Serrinha, foram nomeados os Padres José Adelson Rodrigues, como administrador, e Padre Luciano Inácio, como vigário paroquial. Os dois contarão com a colaboração do Diác. Idelbrando Basílio. Eles assumiram a Paróquia dia 7 de maio.
A Paróquia de São José Operário, de Jandaira, terá novo administrador, a partir do dia 26 de maio. Será o Padre Janilson Francisco de Macedo. Ele sucederá o Padre João Paulo da Silva, que foi nomeado vigário paroquial de Nossa Senhora da Conceição, de Macaíba. Padre Wilson Alves, até então, vigário paroquial de Macaíba, foi nomeado administrador da Paróquia de São José, de São José de Campestre, a partir do próximo dia 14. Ele assumirá a função até então desempenhada pelo Padre Gilvan Miguel Pereira, que será vigário paroquial de Santa Rita de Cássia, de Santa Cruz. O Padre Marcos Roberto, que estava como vigário paroquial de Santa Cruz, fará um experiência missionária na Arquidiocese de Fortaleza (CE).

Fonte: Arquidiocesedenatal

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Evangelho do dia

A fonte de amor é o Pai - Jo 15,9-17

“Como meu Pai me ama, assim também eu vos amo. Permanecei no meu amor. Se observardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu observei o que mandou meu Pai e permaneço no seu amor. Eu vos disse isso, para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa. Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem amor maior do que aquele que dá a vida por seus amigos. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu Senhor. Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai. Não fostes vós que me escolhestes; fui eu que vos escolhi e vos designei, para dardes fruto e para que o vosso fruto permaneça. Assim, tudo o que pedirdes ao Pai, em meu nome, ele vos dará. O que eu vos mando é que vos ameis uns aos outros.”

A Arquidiocese de Natal celebrará o Dia do Leigo

A Arquidiocese de Natal celebrará o Dia do Leigo, no próximo dia primeiro de junho, com uma programação que terá início às 8 horas e seguirá até o meio dia, na Catedral Metropolitana. O tema do evento será: "O leigo na Igreja, a partir do Concílio Vaticano II". Durante a manhã, haverá uma palestra e serão apresentados testemunhos de leigos engajados na Igreja, culminando com a celebração eucarística. Também, como parte da comemoração, acontecerá uma Feira Pastoral, no Pátio da Catedral, onde as coordenações das pastorais e movimentos de leigos exibirão, em standes, as ações realizadas. As coordenações arquidiocesanas de pastorais e movimentos, interessadas em montar um stand, devem entrar em contato com o Diácono Márcio Andrade, até o dia 26 de maio, na sala do Vicariato para as Instituições Sociais, localizada no Centro Nossa Senhora da Apresentação, por trás da Catedral, ou telefonar para o 3615-2800.
Segundo o coordenador arquidiocesano do Setor de Leigos, Padre José Sílvio de Brito, o dia do leigo é celebrado na festa de Cristo Rei, mas, por coincidir com a festa de Nossa Senhora da Apresentação, a comemoração, na Arquidiocese de Natal, foi antecipada para o dia primeiro de junho.


terça-feira, 13 de maio de 2014

Evangelho do dia


O povo rejeita Jesus - Jo 10,22-30

Em Jerusalém celebrava-se a festa da Dedicação. Era inverno. Jesus andava pelo templo, no pórtico de Salomão. Os judeus, então, o rodearam e disseram-lhe: “Até quando nos deixarás em suspenso? Se tu és o Cristo, dize-nos abertamente!” Jesus respondeu: “Eu já vos disse, mas vós não acreditais. As obras que eu faço em nome do meu Pai dão testemunho de mim. Vós, porém, não acreditais, porque não sois das minhas ovelhas. As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna. Por isso, elas nunca se perderão e ninguém vai arrancá-las da minha mão. Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior do que todos, e ninguém pode arrancá-las da mão do Pai. Eu e o Pai somos um”.

Dia de Nossa Senhora de Fátima



Hoje dia 13 de maio haverá missa e com Primeira Eucaristia as 19 horas na Comunidade de Cacimbas de Cima. Todos os paroquianos estão convidados para o encerramento.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Centenas de mães participam de missa em ação de graça pelo seu dia na Matriz de São Bento

Ontem domingo (11) a matriz de São Bento Abade ficou pequena para a missa em homenagens as mães, a missa foi celebrada pelo pároco Padre Mário Gomes e contou com grande participação do povo de Deus. Na ocasião as mães receberam da paróquia uma pequena lembrança pelo seu dia. As mães também foram homenageadas pela uma belíssima apresentação do grupo de crianças da catequese.

Fonte e Fotos: Erinilson Cunha












Evangelho do dia

Jesus, o Bom Pastor - Jo 10,11-18

“Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas. O assalariado, que não é pastor e a quem as ovelhas não pertencem, vê o lobo chegar e foge; e o lobo as ataca e as dispersa. Por ser apenas um assalariado, ele não se importa com as ovelhas. Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem, assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou minha vida pelas ovelhas. [...] É por isso que o Pai me ama: porque dou a minha vida. E assim, eu a recebo de novo. Ninguém me tira a vida, mas eu a dou por própria vontade. Eu tenho poder de dá-la, como tenho poder de recebê-la de novo.”