sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Evangelho do dia

Jesus fala sobre o divórcio - Mc 10,1-12

Jesus saiu daquele lugar e foi para a região da Judéia que fica no lado leste do rio Jordão. Uma grande multidão se ajuntou outra vez em volta dele, e ele ensinava todos, como era o seu costume. Alguns fariseus, querendo conseguir uma prova contra ele, perguntaram: 
- De acordo com a nossa Lei, um homem pode mandar a sua esposa embora? 
Jesus respondeu com esta pergunta: 
- O que foi que Moisés mandou? 
Eles responderam: 
- Moisés permitiu ao homem dar à sua esposa um documento de divórcio e mandá-la embora. 
Então Jesus disse: 
- Moisés escreveu esse mandamento para vocês por causa da dureza do coração de vocês. Mas no começo, quando foram criadas todas as coisas, foi dito: "Deus os fez homem e mulher. Por isso o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir com a sua mulher, e os dois se tornam uma só pessoa." Assim, já não são duas pessoas, mas uma só. Portanto, que ninguém separe o que Deus uniu. 
Quando já estavam em casa, os discípulos tornaram a fazer perguntas sobre esse assunto. E Jesus respondeu: 
- O homem que mandar a sua esposa embora e casar com outra mulher estará cometendo adultério contra a sua esposa. E, se a mulher mandar o seu marido embora e casar com outro homem, ela também estará cometendo adultério.

Unidade Saúde recebe nome de Missionária

O presidente da Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante, o vereador Geraldo Veríssimo (PR), apresentou e aprovou juntamente com os demais vereadores da cidade, no último dia 18 de fevereiro, o projeto de lei que denomina a nova Unidade de Saúde da comunidade Serrada, com o nome de “Missionária Ana Elizabeth”. A missionária ficou conhecida por evangelizar várias gerações do conjunto Amarante, etambém da zona norte de Natal, sendo uma das principais discípulas do padre Tiago Theisen, e da Paróquia de São Lucas, no conjunto Amarante. Ana Elizabeth Lenz era alemã, morava há muitos anos no estado, e faleceu no ano passado.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Evangelho do dia

Gravidade dos escândalos - Mc 9,41-50

“Quem vos der um copo de água para beber porque sois de Cristo, não ficará sem receber a sua recompensa. E quem provocar a queda um só destes pequenos que creem em mim, melhor seria que lhe amarrassem uma grande pedra de moinho ao pescoço e o lançassem no mar. Se tua mão te leva à queda, corta-a! É melhor entrares na vida tendo só uma das mãos do que, tendo as duas, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga. […] Se teu pé te leva à queda, corta-o! É melhor entrar na vida tendo só um dos pés do que, tendo os dois, ser lançado ao inferno. […] Todos serão salgados pelo fogo. O sal é uma coisa boa; mas se o sal perder o sabor, como devolver-lhe o sabor? Tende sal em vós mesmos e vivei em paz uns com os outros.”

Bento XVI rebate acusações feitas à sua renúncia



Em uma carta publicada na primeira página do quotidiano La Stampa, de Turim, em resposta a algumas perguntas que o jornal lhe tinha dirigido, na sequência de certos comentários e interpretações surgidos em meios de comunicação italianos e internacionais, o Papa emérito, Bento XVI responde: “Não existe a mínima dúvida sobre a validade da renúncia ao ministério petrino, é absurdo especular sobre tal decisão”:

O Papa emérito refere-se à sua renúncia, anunciada a 11 de fevereiro do ano passado, na carta escrita à mão, com respostas curtas, incisivas, claras. Reafirma não existir absolutamente nenhuma dúvida sobre a validade do seu gesto. E recorda: “única condição da validade é a plena liberdade da decisão”. Considera, pois, “simplesmente absurdas” as especulações que circularam considerando inválida a renúncia.
Relativamente às críticas levantadas pela “manutenção da roupa branca” e do nome Bento XVI, Ratzinger considera que “é uma questão simplesmente prática”. Aliás, acrescenta, “o hábito branco que usa distingue-se claramente daquele que o Papa usa. São especulações sem fundamento – insiste.


Do Rádio Vaticano

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Evangelho do dia


O maior, o mais importante - Mc 9,30-37
Partindo dali, Jesus e seus discípulos atravessavam a Galileia [...]. Ele ensinava seus discípulos e dizia-lhes: “O Filho do Homem vai ser entregue às mãos dos homens, e eles o matarão. Morto, porém, três dias depois ressuscitará”. [...] Jesus sentou-se, chamou os Doze e lhes disse: “Se alguém quiser ser o primeiro, seja o último de todos, aquele que serve a todos!” Em seguida, pegou uma criança e, abraçando-a, disse: “Quem acolhe em meu nome uma destas crianças, a mim acolhe. E quem me acolhe, acolhe, não a mim, mas Àquele que me enviou”.

O que o Papa Francisco irá mudar na Igreja?




O cardeal hondurenho Óscar Maradiaga defende a criação de um secretariado de finanças que agrupe os atuais órgãos econômicos da Santa Sé e seja confiado a um único cardeal. Maradiaga afirma ainda que o papa vem pedindo uma ampla descentralização na Igreja, colocando leigos, homens e mulheres, em posições de “corresponsabilidade”.


Os oito cardeais que formam o "G8 do papa" e que o aconselham na reforma do governo da Igreja se reuniram pela terceira vez na semana passada. Como está indo a reforma?


Vamos pelo menos chamar esse conselho de "C8", com "C" de cardeais! O Santo Padre nos explicou desde o início o seu método: o discernimento, que consiste em escutar, dialogar, rezar e agir, no sentido de elaborar propostas. Na ordem, o papa quis que começássemos pelo Sínodo dos Bispos. Ele queria que fosse uma coisa diferente de um corpo que se reúne para discutir um tema e que no fim produz um texto; ele queria que fosse, em vez disso, um órgão consultivo permanente. Depois, nós reunimos todas as nossas observações sobre a Secretaria de Estado. Lembramos que, originalmente, o secretário de Estado era definido como o secretário do papa: ele não era como um primeiro-ministro ou como um vice-rei. Em dezembro, começamos a avaliar cada uma das nove congregações da Cúria Romana. Ainda não terminamos. E também estamos trabalhando em vários conselhos pontifícios e vamos apresentar propostas a respeito deles. Nestas reuniões de agora, estamos ouvindo as duas comissões de peritos que o papa criou para examinar o Instituto para as Obras de Religião (o IOR, conhecido como “banco do Vaticano”) e todas as instituições bancárias da Santa Sé. Eles nos relatam os resultados das suas investigações e isso é muito interessante. As decisões vão ser tomadas depois disso. Não esperem que, a partir de amanhã, o banco do Vaticano desapareça em favor de um novo banco. Mas com certeza vai haver mudanças.


A supressão do IOR é uma possibilidade?
Tudo depende do que surgir dos relatórios. Mas é melhor curar um doente que ressuscitar um morto. E amputar um braço eu acho que é o tipo de cirurgia que nós vamos evitar.


Está circulando a ideia da criação de um "Ministério das Finanças". Isto procede?
Sim, nós poderíamos chamá-lo de secretariado de finanças. É uma ideia muito razoável e, creio eu, é necessário para uma organização melhor, para servir melhor ao objetivo. As finanças estão divididas hoje entre vários dicastérios: o da Administração do Patrimônio da Sé Apostólica, a Prefeitura dos Assuntos Econômicos, o governo do Estado da Cidade do Vaticano, o IOR.  E também há o patrimônio gerido pela Congregação para a Evangelização dos Povos...
Exatamente. Talvez, mas isso faz parte do debate que estamos realizando, uma ideia seja ter apenas uma pessoa responsável por tudo.


Um leigo ou um cardeal?
De acordo com a organização atual do Vaticano, é provável que um cardeal fique a cargo do secretariado de finanças. Mas também podemos pensar em um conselho permanente para ajudá-lo, que inclua leigos.
 
E sobre o projeto de uma Congregação para os Leigos, que o senhor tanto aprecia?
Sem dúvida, é necessário na Igreja. Há uma Congregação para os Bispos, uma para a Vida Religiosa, uma para o Clero e apenas um Conselho Pontifício para os Leigos, apesar de que os leigos são a maioria na Igreja. Não podemos continuar assim. Depois do concílio Vaticano II, os leigos só têm um secretariado. O Pontifício Conselho é limitado, porque não tem poder legal. Por isso é necessária uma Congregação.


Dirigida por um leigo?
Não sei. Por outro lado, dentro dessa Congregação para os Leigos, eu não vejo nenhum obstáculo para um Conselho Pontifício para as Famílias que seja chefiado por um casal. Por que não? Seria um sinal magnífico! Uma Congregação para os Leigos seria uma coisa muito bonita na Igreja. Eu posso lhe dizer que o Espírito Santo nos empurra nessa direção. A cada dia, mais e mais homens leigos e mulheres leigas assumem a sua corresponsabilidade como dirigentes na Igreja. Isso está escrito na história em muitos lugares. Na Coreia, foram os leigos que começaram a evangelização. Por isso, o papa vai viajar no próximo verão para incentivar os leigos.

As Redes Sociais estão cheias de conteúdos pouco qualificados e nada edificadores. Então publicamos diariamente o Evangelho com um apelo visual atrativo na busca que haja retenção dos leitores pelo conteúdo essencial à vida, a Palavra. Sim, porque as coisas boas precisam de tempo. Estamos comprometendo o futuro e não podemos improvisar. Quem improvisa fica mais sujeito a errar. Precisamos de tempo para assimilar uma mentalidade diferente, uma mudança que não é nada fácil.


A descentralização defendida pelo papa também vai ser uma das grandes tarefas?
Sim, o papa quer. Ele não quer que tudo vá parar nos dicastérios de Roma para ser resolvido e afirma que o Espírito Santo sopra também nas conferências episcopais e nas dioceses locais. A subsidiariedade é um dos princípios da doutrina social da Igreja e a descentralização é um meio para colocá-la em prática. De acordo com a eclesiologia do Vaticano II, o papa governa a igreja com a colaboração de todos, sem reservar para si mesmo todas as decisões.


Através de consulta, como no caso do questionário sobre a família?
Exatamente. Deveria ser sempre assim na Igreja. Escutar todas as vozes, mesmo as dissonantes. O questionário não foi uma coisa extraordinária. Deveria ser o método normal. E vai ser. Basicamente, o questionário revela a existência de abordagens opostas sobre a família no mundo.
Sim, as experiências são muito diferentes. Mas a Igreja é uma mãe que acompanha todos os seus filhos, não só os filhos "muito bons". A mãe incentiva todos da melhor maneira, respeitando a liberdade de cada um. É por isso que nós temos uma pastoral da família, e não apenas leis. A pastoral serve para acompanhar cada um, para que cada pessoa possa viver o ideal. Às vezes não é possível, porque somos criaturas limitadas, mas temos que tender ao ideal.

O "C8" se reunirá novamente dentro de dois meses, certo?
Nós vamos nos reunir no final de abril, depois da canonização de João XXIII e de João Paulo II. Muitos de nós já estaremos em Roma e isso vai poupar custos. Até lá, vamos ter todo o material para estabelecer uma nova constituição apostólica, que terá um nome diferente de "Pastor Bonus", a constituição que atualmente rege a cúria. Esse texto vai permitir reformá-la. Mas tudo depende do tema sobre o qual o Santo Padre quiser nos consultar. Cabe a ele avaliar se ainda é necessário nos reunirmos. O número de cardeais no conselho também pode ser ampliado, se ele achar oportuno. A cúria é apenas uma das tarefas de reforma.

Do Aleteia

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Evangelho do dia


A oração vence o mal - Mc 9,14-29

[...] “Mestre, eu trouxe a ti o meu filho que tem um espírito mudo. [...] Eu pedi aos teus discípulos que o expulsassem, mas eles não conseguiram”. Jesus lhes respondeu: “Ó geração sem fé! Até quando vou ficar convosco? Trazei-me o menino!” Quando o espírito viu Jesus, sacudiu violentamente o menino. Jesus perguntou ao pai: “Desde quando lhe acontece isso?” O pai respondeu: “Desde criança. [...] Se podes fazer alguma coisa, tem compaixão e ajuda-nos”. Jesus disse: “Se podes…? Tudo é possível para quem crê”. Imediatamente, o pai do menino exclamou: “Eu creio, mas ajuda-me na minha falta de fé”. [...].

Papa Francisco abrório sobre a Família pedindo pastoral inteligente, corajosa e amorosa

Com a presença do Papa e 185 Cardeais e futuros Cardeais, teve início na manhã desta quinta-feira, 20, o Consistório extraordinário que deve refletir sobre temas relacionados à Família.  O Papa
Francisco abriu o encontro com uma saudação aos participantes “destes dias de encontro e trabalho sobre a família, que é a célula fundamental da sociedade humana”. “Desde o início, o Criador colocou a sua bênção sobre o homem e a mulher, para que fossem fecundos e se multiplicassem sobre a terra; e assim a família torna presente, no mundo, como que o reflexo de Deus, Uno e Trino”, afirmou. Prosseguindo, o Papa disse que “a nossa reflexão terá sempre presente a beleza da família e do matrimônio, a grandeza desta realidade humana, tão simples e ao mesmo tempo tão rica, feita de alegrias e esperanças, de fadigas e sofrimentos, como o é toda a vida”. O Papa disse ainda que serão aprofundadas “a teologia da família e a pastoral que devemos implementar nas condições atuais. Façamo-lo com profundidade e sem cairmos na casística”, advertiu, “porque decairia, inevitavelmente, o nível do nosso trabalho. Hoje, a família é desprezada, é maltratada, pelo que nos é pedido para reconhecermos como é belo, verdadeiro e bom formar uma família, ser família hoje; reconhecermos como isso é indispensável para a vida do mundo, para o futuro da humanidade”. "É-nos pedido que ponhamos em evidência o plano luminoso de Deus para a família, e ajudemos os esposos a viverem-no com alegria ao longo dos seus dias, acompanhando-os no meio de tantas dificuldades com uma pastoral intellgente, corajosa e amorosa". Após a intervenção do Papa, o Cardeal Walter Kasper, Presidente emérito do Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos, apresentou uma palestra de teor “reservado aos participantes”.
Ao longo dos dois dias de reunião estão previstas outras intervenções, com a participação dos 19 prelados que serão criados Cardeais pelo Papa Francisco sábado, 22, no primeiro Consistório de seu Pontificado. A reflexão sobre a Família inclui-se na preparação do próximo Sínodo dos Bispos, que vai decorrer em outubro de 2014.




Fonte: Rádio Vaticano

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Evangelho do dia

Amar os inimigos é a proposta de Jesus - Mt 5,38-48

“Ouvistes que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente!’ Ora, eu vos digo: não ofereçais resistência ao malvado! Pelo contrário, se alguém te bater na face direita, oferece-lhe também a esquerda! Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! Se alguém te forçar a acompanhá-lo por um quilômetro, caminha dois com ele! Dá a quem te pedir, e não vires as costas a quem te pede emprestado. Ouvistes que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’ Ora, eu vos digo: Amai os vossos inimigos e orai por aqueles que vos perseguem! Assim vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus; pois ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e faz cair a chuva sobre justos e injustos. Se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os publicanos não fazem a mesma coisa? E se saudais somente os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? Sede, portanto, perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito.”

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Cobertura da capela de São José




FÉ é a palavra. Capela de São José, Sítio Jucá, Serra de São Bento. Oitava semana de obras, a Capela está Coberta com Telhas Francesas, e colocado as pontes com suas Correntes. A obra continua, precisamos de doações. Obrigado a todos que contribuiriam na festa do ultimo sábado, o valor ajudou dar um  passo a mais, foi pago frete do transporte das telhas e madeiramento.    

Evangelho do dia


Pedro reconhece em Jesus o Filho de Deus - Mt 16,13-19

Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos discípulos: "Quem dizem as pessoas ser o Filho do Homem?" Eles responderam: "Alguns dizem que és João Batista; outros, Elias; outros ainda, Jeremias ou algum dos profetas". "E vós", retomou Jesus, "quem dizeis que eu sou?" Simão Pedro respondeu: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo". Jesus então declarou: "Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi carne e sangue quem te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. Por isso, eu te digo: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as forças do Inferno não poderão vencê-la. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus".

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Foram ordenados quatro diáconos transitórios

Na tarde desta quinta-feira (20), foram ordenados quatro diáconos transitórios da Arquidiocese de Natal, em solenidade presidida pelo arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, na Catedral Metropolitana de Natal. A ordenação integrou também o encerramento das comemorações alusivas ao aniversário de 95 anos do Seminário São Pedro.



Evangelho do dia

Tomar a cruz e seguir Jesus - Mc 8,34-9,1

Chamou, então, a multidão, juntamente com os discípulos, e disse-lhes: “Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me! Pois quem quiser salvar sua vida a perderá; mas quem perder sua vida por causa de mim e do Evangelho, a salvará. [...] Se alguém se envergonhar de mim e de minhas palavras diante desta geração adúltera e pecadora, também o Filho do Homem se envergonhará dele, quando vier na glória do seu Pai, com seus santos anjos”. E disse-lhes: “Em verdade vos digo: alguns dos que estão aqui não provarão a morte, sem antes terem visto o Reino de Deus chegar com poder”.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Catecismo da Igreja Católica será tema de Simpósio


No dia 05 de abril, a Arquidiocese de Natal realiza o I Simpósio Teológico Pastoral, que vai abordar o Catecismo da Igreja Católica, sendo um dos frutos da campanha “Um Catecismo em cada lar”, lançada no ano passado. As inscrições para o simpósio terão início no próximo dia 24 de fevereiro, e para participar, os interessados devem se inscrever na tesouraria da Arquidiocese (subsolo da Catedral), e pagar uma taxa de R$ 35, que dará direito ao lanche e almoço. As atividades vão acontecer no Colégio Nossa Senhora das Neves, no bairro Alecrim, em Natal, das 08h às 18h, e quem vai assessorar o encontro será o monsenhor Antonio Luiz Catalan, membro da comissão doutrinal da CNBB, que vai abordar diversos aspectos do Catecismo. 

Fonte: Arquidiocese de Natal

Evangelho do dia

Quem é Jesus para nós? - Mc 8,27-33

Depois Jesus e os seus discípulos foram para os povoados que ficam perto de Cesaréia de Filipe. No caminho, ele lhes perguntou: 
- Quem o povo diz que eu sou? 
Os discípulos responderam: 
- Alguns dizem que o Senhor é João Batista; outros, que é Elias; e outros, que é um dos profetas. 
- E vocês? Quem vocês dizem que eu sou? - perguntou Jesus. 
- O senhor é o Messias! - respondeu Pedro. 
Então Jesus proibiu os discípulos de contarem isso a qualquer pessoa. 
Jesus começou a ensinar os discípulos, dizendo: 
- O Filho do Homem terá de sofrer muito. Ele será rejeitado pelos líderes judeus, pelos chefes dos sacerdotes e pelos mestres da Lei. Será morto e, três dias depois, ressuscitará. 
Jesus dizia isso com toda a clareza. Então Pedro o levou para um lado e começou a repreendê-lo. Jesus virou-se, olhou para os discípulos e repreendeu Pedro, dizendo: 
- Saia da minha frente, Satanás! Você está pensando como um ser humano pensa e não como Deus pensa. 

Papa Francisco nomeia novo bispo auxiliar de Brasília (DF)

FONTE: CNBB

O papa Francisco nomeou na última quarta, dia 19, monsenhor Marcony Vinícius Ferreira como bispo auxiliar de Brasília (DF). Atualmente, atua como vigário geral da mesma arquidiocese.
Monsenhor Marcony nasceu no dia 03 de março de 1964, em Brasília (DF). Ingressou para o Seminário Maior Nossa Senhora de Fátima, em 1982, onde cursou Filosofia e Teologia. Recebeu a ordenação presbiteral em 03 de dezembro de 1988. Especializou-se em Liturgia no Instituto Teológico Pastoral de Bogotá, em 1989, e no Pontifício Instituto Litúrgico Santo Anselmo em Roma, de 1993 a 1996. Possui mestrado em Liturgia pela Pontifícia Universidade Santa Cruz de Roma. Em sua caminhada como presbítero, monsenhor Marcony foi coordenador de Pastoral da arquidiocese de Brasília, membro do Conselho de Presbíteros e do Colégio de Consultores. Também foi coordenador da formação litúrgica-doutrinal dos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística e responsável pelo folheto litúrgico “Povo de Deus”. Foi secretário geral do 16º Congresso Eucarístico Nacional, em 2010, e vigário episcopal do vicariato centro, em Brasília. Foi pároco da paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, de Sobradinho (DF), de 1989 a 1993,e da Catedral de Brasília, de 1996 a 2010.Atividades Monsenhor Marcony tem uma trajetória no sacerdócio dedicada à formação de padres. Lecionou diferentes disciplinas no Seminário Maior Nossa Senhora de Fátima, Ordinariado Militar de São Paulo e Seminário Redemptoris Mater. Atualmente é professor do Curso Superior de Teologia, da arquidiocese de Brasília, e autor de diversos artigos sobre religião publicados no Jornal de Brasília

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Evangelho do dia

Jesus e o cego de Betsaida - Mc 8,22-26

Chegaram a Betsaida. Trouxeram-lhe um cego e pediram que tocasse nele. Tomando o cego pela mão, levou-o para fora do povoado, cuspiu nos olhos dele, impôs-lhe as mãos e perguntou: “Estás vendo alguma coisa?” Erguendo os olhos, o homem disse: “Estou vendo as pessoas como se fossem árvores andando”. Jesus impôs de novo as mãos sobre os seus olhos, e ele começou a enxergar perfeitamente. Ficou curado e era capaz de ver tudo claramente. Jesus despediu-o e disse-lhe: “Não entres no povoado”.

Dom Jaime será um dos co-ordenantes do novo bispo de Caicó


O arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, será um dos co-ordenantes do novo bispo de Caicó, Padre Antônio Carlos Cruz Santos. “Ele (Pe. Antônio) telefonou para mim, fez o convite e disse que já era um sinal de comunhão com a Província Eclesiástica de Natal”, comentou Dom Jaime. O outro co-ordenante será o bispo de Crato (CE), Dom Fernando Panico. O ordenante será o bispo emérito de Pinheiro (MA), Dom Ricardo Pedro Paglia. Foi ele quem presidiu a ordenação sacerdotal do Padre Antônio Carlos. Dom Fernando e Dom Ricardo pertencem à mesma Congregação do Padre Antônio: Missionários do Sagrado Coração de Jesus.
A ordenação episcopal acontecerá no dia 10 de maio, em São Gonçalo (RJ). A posse, em Caicó, está marcada para às 17 horas, do dia 24 de maio.

Fonte: Arquidiocese de Natal

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Evangelho do dia

O fermento dos fariseus - Mc 8,14-21

Os discípulos se esqueceram de levar pães [...]. Percebendo, Jesus perguntou-lhes: “Por que discutis sobre o fato de não terdes pães? Ainda não entendeis, nem compreendeis? Vosso coração continua endurecido? Tendo olhos, não enxergais, e tendo ouvidos, não ouvis? Não vos lembrais? Quando reparti cinco pães para cinco mil pessoas, quantos cestos recolhestes, cheios de pedaços?” – “Doze”, responderam eles. “E quando reparti sete pães com quatro mil pessoas, quantos cestos recolhestes, cheios de pedaços?” – “Sete”, responderam. Jesus então lhes disse: “E ainda não entendeis?”