sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Evangelho do dia

A semente: paciência e esperança - Mc 4,26-34

Jesus dizia-lhes: “O Reino de Deus é como quando alguém lança a semente na terra. [...] Ora, logo que o fruto está maduro, mete-se a foice, pois o tempo da colheita chegou”. Jesus dizia-lhes: “Com que ainda podemos comparar o Reino de Deus? Com que parábola podemos apresentá-lo? É como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes. Mas, depois de semeada, cresce e se torna maior que todas as outras hortaliças, com ramos grandes a tal ponto que os pássaros do céu podem fazer seus ninhos em sua sombra”. Jesus lhes anunciava a palavra usando muitas parábolas como estas, de acordo com o que podiam compreender. [...].

Seminário de São Pedro celebra 95 anos de formação de sacerdotes


Fachada do quase centenário Seminário de São Pedro

Uma programação especial está sendo planejada, culminando com missa solene no dia 20 de fevereiro, momento em que serão ordenados quatro diáconos transitórios da Arquidiocese
Atuar na formação de novos sacerdotes. Esse é o propósito do Seminário de São Pedro, da Arquidiocese de Natal, que comemora este ano, 95 anos de fundação. Sob o tema "Seminário de São Pedro: 95 anos oferecendo mãos ungidas para o serviço da fé", uma programação especial está sendo planejada, com a realização de um tríduo preparatório, no período de 17 a 19 de fevereiro, no próprio Seminário, na av. Campos Sales, bairro Tirol, em Natal. A cada noite do tríduo, a celebração terá como presidente e concelebrantes, ex-alunos do Seminário. As atividades culminam no dia 20, com missa solene, às 17h, na Catedral Metropolitana, momento em que serão ordenados quatro diáconos transitórios da Arquidiocese.Segundo o reitor do Seminário, o padre José Nazareno, a comemoração da data representa uma oportunidade de dar graças a Deus pelos cristãos e padres formados na  instituição. "Acredito que o número de jovens que foram formados em nossa casa e foram ordenados, encontra-se muito acima dos 200 padres. Este é um momento propício para enaltecer a generosa e incansável doação dos reitores, demais formadores e fiéis leigos, que nestes quase 100 anos contribuíram imensamente para a formação de santos sacerdotes", comemora.
De acordo com o seminarista João Batista, que será um dos ordenados diáconos transitórios no dia 20 de fevereiro, a formação no Seminário representou para ele um divisor de águas. "Sou muito grato pela formação recebida no Seminário. Fui um dos mais jovens seminaristas a ingressar. Entrei no Seminário aos 17 anos, no ano de 2007. A formação recebida lá contribui para moldar o perfil de homens que possam estar sempre a serviço da Igreja no mundo atual, marcado por tantos desafios. Só tenho a agradecer, realmente", enfatiza.

Foto: José Bezerra

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Evangelho do dia

Jesus é a Lampada que ilumina - Mc 4,21-25

Jesus dizia-lhes: “Será que a lâmpada vem para ficar debaixo de uma caixa ou debaixo da cama? Pelo contrário, não é ela posta no candelabro? De fato, nada há de escondido que não venha a ser descoberto; e nada acontece em segredo que não venha a se tornar público. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!” Jesus dizia-lhes: “Considerai bem o que ouvis! A medida que usardes para os outros, servirá também para vós, e vos será acrescentado ainda mais. A quem tem, será dado; e a quem não tem, será tirado até o que tem”.

Bispos participarão de peregrinação no México

                       Dom Jaime e Dom Matias irão ao México
                                     Crédito: Cacilda Medeiros
Cerca de dez bispos, do Regional Nordeste 2, da CNBB, entre eles o Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, e o Arcebispo emérito, Dom Matias Patrício de Macêdo, participarão de uma peregrinação para o México, no período de 4 a 13 de fevereiro. A viagem é organizada pela Obra de Maria.
Segundo Dom Jaime, a viagem tenho cunho religioso e cultural. "Visitaremos, em especial, o Santuário de Nossa Senhora do Guadalupe, padroeira das Américas", diz o Arcebispo de Natal. O Santuário fica situado na Cidade do México.

Fonte: Arquidiocese de Natal

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Evangelho do dia


A vós é confiado o mistério do Reino de Deus - Mc 4,1-20

Outra vez, à beira-mar, Jesus começou a ensinar, e uma grande multidão se ajuntou ao seu redor. [...] Ele se pôs a ensinar-lhes muitas coisas em parábolas. No seu ensinamento, dizia-lhes: “Escutai! O semeador saiu a semear. [...]”. E acrescentou: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!” Quando ficaram a sós, os que estavam com ele junto com os Doze faziam perguntas sobre as parábolas. Ele dizia-lhes: “A vós é confiado o mistério do Reino de Deus. Mas para aqueles que estão fora tudo é apresentado em parábolas, de modo que, por mais que olhem, não enxergam, por mais que escutem, não entendem, e não se convertem, nem são perdoados”. [...].

Irmã Lúcia Domingos completa jubileu de prata de vida religiosa


Ir. Lúcia foi superiora da casas da Irmãs FDC em Nova Cruz
Fonte da Foto: fdc-br.blogspot.com.br

A Província Nossa Senhora das Neves, das Filhas do Amor Divino, celebra a profissão dos votos de castidade, pobreza e obediência, no próximo domingo, 2 de fevereiro, às 9 horas, no Colégio Nossa Senhora das Neves. A celebração será presidida pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha. A Ir. Lúcia Domingos também participará da solenidade. Ela foi superiora da casa da Irmãs FDC, na Paróquia de Nova Cruz.

Três religiosas farão a primeira profissão e uma fará a profissão de votos perpétuos. A celebração também será em ação de graças de jubileu de prata de vida religiosa das Irmãs Ana Maria de Araújo, Maria Lúcia Domingos e Magna Lira Rodrigues; e pelo jubileu de ouro das Irmãs Maria Acácia Carneiro, Maria das Mercês de Andrade e Maria Helena Guimarães. Na mesma celebração, Irmã Maria Anacleta Pereira, Irmã Miquelina Medeiros, Irmã Maria Gilberta Marques e Maria Josefa Cavalcante renderão graças a Deus pelo jubileu de diamante, ou seja, 60 anos de vida religiosa.


Fonte: Arquidiocese de Natal

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Evangelho do dia

Minha família é a que faz a Vontade de Deus - Mc 3,31-35

Nisso chegaram a mãe e os irmãos de Jesus. Ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo. Ao seu redor estava sentada muita gente. Disseram-lhe: "Tua mãe e teus irmãos e irmãs estão lá fora e te procuram". Ele respondeu: "Quem é minha mãe? Quem são meus irmãos?" E passando o olhar sobre os que estavam sentados ao seu redor, disse: "Eis minha mãe e meus irmãos! Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe". 

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Nova Coordenação do Terço dos Homens

Foto: Foto2179.jpg
A nova coordenação é formada por primeiro coordenador Paulo Adauto, 
segundo coordenador Carlos, tesoureiro Gerson e secretário Belinho. 
Agradecemos a Pedro Mulato pelos 3 anos a frente deste grupo da Matriz de São Bento. 
E Parabéns a nova coordenação.    
Foto: Foto2180.jpg

Evangelho do dia


Blasfêmia contra o Espírito Santo - Mc 3,22-30

Os escribas vindos de Jerusalém diziam que ele estava possuído por Beelzebu e expulsava os demônios pelo poder do chefe dos demônios. Jesus os chamou e falou-lhes em parábolas: “Como pode Satanás expulsar Satanás? [...] Em verdade, vos digo: tudo será perdoado às pessoas, tanto os pecados como as blasfêmias que tiverem proferido. Aquele, porém, que blasfemar contra o Espírito Santo nunca será perdoado; será réu de um ‘pecado eterno’”. Isso, porque diziam: “Ele tem um espírito impuro”.

domingo, 26 de janeiro de 2014

Construção da Capela de São José, no Sítio Jucá, Serra de São Bento.



Prestação de contas: A capela encontra-se com as 2 caixas de portas colocadas, e as 5 janelas, as paredes de pedra já atingem 1,50, e foi iniciado a construção do Pórtico de entrada. Restou 15 sacos de cimento, que são insuficientes para esta semana, mas esperamos receber mais doações. A capela será matéria do programa da REDETV/RN da apresentadora ANNE MARJORIE, uma vez Anne Marjorie e a equipe de televisão foram registrar a construção da Capela, e já marcaram a volta para sua inauguração.
Isto são bençãos, é para quem tem fé e só teme a Deus. Agradecemos a dona Mariinha, Tânia, Socorro, aos pedreiros Clóvis, Denis e Dinho que atenderam nosso chamado e dia 25 estiveram doando um dia de seus trabalho, neste mesmo dia foi feito uma grande feijoada, tudo doado pelos os paroquianos de Serra de São Bento.  



Pesquisa mostra que há mais de nove mil grupos de jovens da PJ no Brasil

Existem hoje, no país, 9. 183 grupos de jovens da Pastoral da Juventude, em 2.675 paróquias. Foi o que informou o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, padre Antônio Ramos do Prado, durante a Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude (ANPJ), que acontece em Ribeirão das Neves, de 20 a 26 de janeiro. Os dados, apresentados pelo assessor, são resultados de uma pesquisa realizada junto aos regionais e dioceses do Brasil, com o objetivo de fazer um diagnóstico da realidade da Pastoral da Juventude no Brasil.


A pesquisa constata, ainda, que das 2.675 paróquias, 1765 têm coordenação de PJ, mas 1641 não têm assessoria e acompanhamento. No encontro, os jovens apontaram os desafios e avanços das dioceses e regionais com relação à Pastoral da Juventude e indicaram membros para a Comissão Nacional de Assessores, responsável por acompanhar as formações de assessores e jovens nos regionais. A Pastoral da Juventude comemora os seus 40 anos. A Ampliada aborda o tema “Somos Igreja Jovem: 40 anos construindo a civilização do amor” e lema “Não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos” (At 4, 20). Participam da ANPJ cem delegados de todos os regionais da CNBB, com a finalidade de avaliar a caminhada da PJ e definir diretrizes para a ação pastoral.





Fonte: CNBB

Evangelho do dia


Conversão e seguimento - Mt 4,12-23

Quando soube que João tinha sido preso, Jesus retirou-se para a Galileia. Deixou Nazaré e foi morar em Cafarnaum, às margens do mar da Galileia, no território de Zabulon e de Neftali, para cumprir-se o que foi dito pelo profeta Isaías: “Terra de Zabulon, terra de Neftali, caminho do mar, região além do Jordão, Galileia, entregue às nações pagãs! O povo que estava nas trevas viu uma grande luz, para os habitantes da região sombria da morte uma luz surgiu”. A partir de então, Jesus começou a anunciar: “Convertei-vos, pois o Reino dos Céus está próximo”. Caminhando à beira do mar da Galileia, Jesus viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam jogando as redes ao mar, pois eram pescadores. Jesus disse-lhes: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”. Eles, imediatamente, deixaram as redes e o seguiram. Prosseguindo adiante, viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam no barco, com seu pai Zebedeu, consertando as redes. Ele os chamou. Deixando imediatamente o barco e o pai, eles o seguiram. Jesus percorria toda a Galileia, ensinando nas sinagogas deles, anunciando a Boa-Nova do Reino e curando toda espécie de doença e enfermidade do povo.

Arcebispo de Natal participa de inauguração do Estádio Arena das Dunas

O arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, juntamente com uma comitiva de padres da Arquidiocese, participaram na tarde de ontem, quarta-feira, da inauguração do Estádio Arena das Dunas, em Natal, local onde serão abrigados os quatro jogos da Copa do Mundo, na capital potiguar. O evento contou a participação da presidente da República, Dilma Rousseff, que fez o desenlace simbólico da fita de inauguração.


Na foto, da esquerda para a direita: Padre Flávio Herculano, pároco da matriz de Nossa Senhora da Apresentação, arcebsipo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha e o padre Edilson Nobre, vigário geral da Arquidiocese - Foto: Luiza Gualberto

sábado, 25 de janeiro de 2014

Evangelho do dia

Encontro com Jesus, conversão, discipulado, comunhão e missão - Mc 16,15-18

E disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa-Nova a toda criatura! Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. Eis os sinais que acompanharão aqueles que crerem: expulsarão demônios em meu nome; falarão novas línguas; se pegarem em serpentes e beberem veneno mortal, não lhes fará mal algum; e quando impuserem as mãos sobre os doentes, estes ficarão curados”.

Natalense faz experiência missionária no Paraguai


Randenclécio Xavier, coordenador arquidiocesano do Dízimo-Foto: José Bezerra

O coordenador da Pastoral do Dízimo, na Arquidiocese de Natal, Randenclécio Xavier, está em Assunção, capital do Paraguai, participando da "Missão Verão", atividade missionária realizada anualmente, no mês de janeiro, naquele país, com a presença de agentes pastorais brasileiros. São 15 pessoas de vários estados do Brasil, entre os quais Randenclécio, representando a Igreja do Rio Grande do Norte. Ele e os demais missionários permanecerão no Paraguai no período de 17 a 28 de janeiro. No dia 14, Randenclécio, com familiares e amigos, participou da missa de envio, presidida pelo Pe. Edvaldo Brito, coordenador da Comissão Pastoral para a Ação missionária, da Arquidiocese de Natal, na capela do Santíssimo, da Catedral Metropolitana.

A missão consiste em momento de formação sobre a realidade do lugar em que será realizado o trabalho missionário, normalmente na periferia de Assunção; visitas a famílias e caminhadas penitenciais. "Aqui, em Natal, estamos iniciando uma experiência de Famílias Missionárias. Lá, eu também conhecerei o trabalho para enriquecer a experiência de Natal", explica Randenclécio.



sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Evangelho do dia

Jesus constitui sua equipe de apóstolos - Mc 3,13-19

Jesus subiu um monte, chamou os que ele quis, e eles foram para perto dele. Então escolheu doze homens para ficarem com ele e serem enviados para anunciar o evangelho. A esses doze ele chamou de apóstolos. Eles receberam autoridade para expulsar demônios. Os doze foram estes: Simão, a quem Jesus deu o nome de Pedro; Tiago e João, filhos de Zebedeu (a estes ele deu o nome de Boanerges, que quer dizer "Filhos do Trovão"); André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu; Tadeu, Simão, o nacionalista; e Judas Iscariotes, que traiu Jesus.

Vaticano divulga Mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações



O Pontifício Conselho para as Comunicações divulgou na quinta-feira, 23, a mensagem do papa Francisco para o 48º Dia Mundial das Comunicações Sociais, a ser celebrado em 1º de junho. O texto traz como tema “Comunicação a serviço de uma autêntica cultura do encontro”. O papa reconhece a importância dos meios de comunicação e novas mídias sociais digitais. " Podem ajudar a sentir-nos mais próximo uns dos outros; a fazer-nos perceber um renovado sentido de unidade da família humana”, afirma. Porém, faz um alerta para que as redes não sejam usadas para o isolamento social. “O próprio mundo dos mass media não pode alhear-se da solicitude pela humanidade, chamado como é a exprimir ternura. A rede digital pode ser um lugar rico de humanidade: não uma rede de fios, mas de pessoas humanas”, acrescenta o papa.

Confira a íntegra do texto: Mensagem para o Dia Mundial das Comunicações

Fonte: CNBB

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Evangelho do dia

De todas as partes,uma grande multidão o seguia - Mc 3,7-12

Jesus, então, com seus discípulos, retirou-se em direção ao lago, e uma grande multidão da Galileia o seguia. Também veio a ele muita gente da Judeia e de Jerusalém, da Idumeia e de além do Jordão, e até da região de Tiro e Sidônia, porque ouviram dizer quanta coisa ele fazia. Ele disse aos discípulos que providenciassem um barquinho para ele, a fim de que a multidão não o apertasse. Pois, como tivesse curado a muitos, aqueles que tinham doenças se atiravam sobre ele para tocá-lo. E os espíritos impuros, ao vê-lo, caíam a seus pés, gritando: "Tu és o Filho de Deus". Mas ele os repreendeu, proibindo que manifestassem quem ele era.

Papa pede aos migrantes para que não percam a esperança

No dia Mundial do Migrante e do Refugiado, celebrado ontem, 19, o papa Francisco pediu, ao final da Oração do Ângelus, para que os migrantes não percam a esperança de um mundo melhor. “Desejo que vivais em paz nos países que os acolhem, guardando os valores de vossas culturas de origem”, disse Francisco aos peregrinos presentes na Praça de São Pedro.
 
O papa também agradeceu às pessoas que trabalham com os migrantes, “acolhendo-os e acompanhando-os em seus momentos difíceis, para defende-los daqueles que o beato Scalabrini definia como ‘os mercadores de carne humana’, que querem escraviza-los”.
O papa agradeceu, em particular, à Congregação dos Missionários de São Carlos, aos padres e religiosas scalabrinianos, “que tanto bem fazem à Igreja e se ‘fazem migrantes entre os migrantes’”.
“Neste momento, pensemos em tantos migrantes e refugiados, em seus sofrimentos, em sua vida muitas vezes sem trabalho, sem documentos... em tanta dor”, disse o papa ao convidar os fiéis para rezar uma Ave Maria.
Fonte: CNBB

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Evangelho do dia

Centralidade do amor - Mc 3,1-6

Jesus foi outra vez à sinagoga. Estava ali um homem que tinha uma das mãos aleijada. Estavam também na sinagoga algumas pessoas que queriam acusar Jesus de desobedecer à Lei; por isso ficaram espiando Jesus com atenção para ver se ele ia curar o homem no sábado. Ele disse para o homem: 
- Venha cá! E perguntou aos outros: - O que é que a nossa Lei diz sobre o sábado? O que é permitido fazer nesse dia: o bem ou o mal? Salvar alguém da morte ou deixar morrer? Ninguém respondeu nada. Então Jesus olhou zangado e triste para eles porque não queriam entender. E disse para o homem: - Estenda a mão! O homem estendeu a mão, e ela sarou. Logo depois os fariseus saíram dali e, junto com as pessoas do partido de Herodes, começaram a fazer planos para matar Jesus.

Féies encerram a festa de São Sebastião 2014 com Procissão e Missa

Terminou ontem (20) dia de São Sebastião na cidade de Monte das Gameleiras o encerramento da festa de São Sebastião padroeiro da cidade com procissão e missa celebrada pelo Padre Mario Gomes de França pároco da Paróquia de São Bento Abade da cidade de Serra de São Bento/RN, e concelebrada pelo diácono permanente Francisco Nelson.A procissão percorreu as principais ruas da cidade em seguida aconteceu missa de encerramento em frente à capela de São Sebastião. O blog do Erinilson parabeniza a coordenação da festa pelo encantamento que a mesma representou para os devotos de São Sebastião.

Fotos: Erinilson Cunha





















































terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Evangelho do dia



A controvérsia do dia de sábado - Mc 2,23-28

Certo sábado, Jesus estava passando pelas plantações de trigo, e os discípulos começaram a abrir caminho, arrancando espigas. Os fariseus disseram então a Jesus: “Olha! Por que eles fazem no dia de sábado o que não é permitido?” Ele respondeu [...]. E acrescentou: “O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. Desse modo, o Filho do Homem é Senhor também do sábado”, e os discípulos começaram a abrir caminho, arrancando espigas. Os fariseus disseram então a Jesus: “Olha! Por que eles fazem no dia de sábado o que não é permitido?” Ele respondeu [...]. E acrescentou: “O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. Desse modo, o Filho do Homem é Senhor também do sábado”

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Devotos de São Sebastião participam da ultima caminhada penitencial

Os devotos de São Sebastião participaram da ultima caminhada penitencial de 2014 em Monte das Gameleiras, os fieis devotos de São Sebastião saíram ás 05:00 h da manha da capela de São Sebastião rezando o santo terço com destino ao belíssimo cruzeiro onde fica a capela de Nossa Senhora da Boa Saúde. A caminhada contou com a presença do Padre Mário Gomes de França e do diácono Francisco Nelson. Mesmo com um frio forte não foi o suficiente para tirar a fé dos devotos de São Sebastião.
No local onde fica a capela no alto do cruzeiro se tem uma vista maravilhosa da cidade de Monte das Gameleiras. Após a caminhada foi servido um café comunitário no salão da capela de São Sebastião. Parabéns a todos os organizadores.
Fotos: Erinilson Cunha