sábado, 29 de junho de 2013

Comunidade Frei Damião tem mais um grupo de jovens

Foto: Novo grupo Foto0775.jpg
Mais um grupo de jovens é criado na comunidade do frei Damião.
Os jovens da crisam enseiavam participar de um grupo e a partir da
crisma  formamos um novo grupo.A reunião foi assessorada pelo
 Pe. Mário e auxiliada componentes do Jobs Aldine, Giovana, Attephannie,
Júnior e Kaique.
Foto: Foto0772.jpg

Foto: Foto0771.jpg

Dia de São Pedro


Hoje, sábado, 29 de junho, a Igreja comemora o dia de São Pedro. 
Em nosso nordeste fortíssimo é as festividades a são Pedro.
 Que o exemplo deste homem de Deus nos inspirem o amor e a solicitude pelos irmãos 
e irmãs, e, bem como o zelo pela pregação da Palavra oportuna e inoportunamente para que
 ao fim de nossas vidas possamos alcançar a coroa da glória, que será a contemplação da face
 de Deus! Excelente final de semana a todos e todas e que o mês de julho venha repleto de
 inúmeras bênçãos! hoje a comunidade de Serra do Meio finaliza a festa de seu padroeiro com 
Missa as 19 horas.

Evangelho do dia

Jesus cura o empregado de um oficial romano - Mt 8,5-17

Quando Jesus entrou em Cafarnaum, um centurião aproximou-se dele, suplicando: “Senhor, o meu criado está de cama, lá em casa, paralisado e sofrendo demais”. Ele respondeu: “Vou curá-lo”. O centurião disse: “Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e o meu criado ficará curado. Pois eu, mesmo sendo subalterno, tenho soldados sob as minhas ordens; e se ordeno a um: ‘Vai!’, ele vai, e a outro: ‘Vem!’, ele vem; e se digo ao meu escravo: ‘Faze isto!’, ele faz”. Ao ouvir isso, Jesus ficou admirado e disse aos que o estavam seguindo: “Em verdade, vos digo: em ninguém em Israel encontrei tanta fé. Ora, eu vos digo: muitos virão do oriente e do ocidente e tomarão lugar à mesa no Reino dos Céus, junto com Abraão, Isaac e Jacó, enquanto os filhos do Reino serão lançados fora, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes”. Então, Jesus disse ao centurião: “Vai! Conforme acreditaste te seja feito”. E naquela mesma hora, o criado ficou curado. Entrando na casa de Pedro, Jesus viu a sogra deste acamada, com febre. Tocou-lhe a mão, e a febre a deixou. Ela se levantou e passou a servi-lo. Ao anoitecer, levaram a Jesus muitos possessos. Ele expulsou os espíritos pela palavra e curou todos os doentes. Assim se cumpriu o que foi dito pelo profeta Isaías: “Ele assumiu as nossas dores e carregou as nossas enfermidades”.

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Cacimbas de baixo cria grupo de jovens

 No ultimo sábado dia 22 junho foi criado o grupo de jovens da comunidade cacimbas de Baixo, cerca de 15 jovens estavam presentes. A reunião conduzida pelo Pe. Mário, Expedita, Damião do grupo EBDP e acompanhada pelos componentes Kaique e Junior do grupo Jobs.



Evangelho do dia

Jesus cura um leproso - Mt 8,1- 4

Quando Jesus desceu da montanha, grandes multidões o seguiram. Nisso, um leproso se aproximou e caiu de joelhos diante dele, dizendo: “Senhor, se queres, tens o poder de purificar-me”. Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: “Eu quero, fica purificado”. No mesmo instante, o homem ficou purificado da lepra. Então Jesus lhe disse: “Olha, não contes nada a ninguém! Mas vai mostrar-te ao sacerdote e apresenta a oferenda prescrita por Moisés; isso lhes servirá de testemunho”.

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Criação do Jobinho- Novo grupo de jovens


Criação do grupo Jobinho. Hoje cerca de 18 adolescentes participaram da primeira do novo grupo da paróquia. Pois os pré adolescentes queriam participar do grupo de jovens JOBS, mas a idade não permitia, então criamos o Jobinho com a finalidade de acolher-los.

Festa de São Pedro


Começou ontem a festa de São Pedro na comunidade da Serra do meio,
 as festividades irão até sábado dia 29. Na abertura, as comunidades
presentes eram: Panelas, Cacimbas de Cima e Centro.
as noites haverá quermesse.


Foto: Foto0746.jpg

Evangelho do dia

Quem entra no Reino do Céu. - Mt 7,21-29

“Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor! Senhor!’, entrará no Reino dos Céus, mas só aquele que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. Naquele dia, muitos vão me dizer: ‘Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizamos? Não foi em teu nome que expulsamos demônios? E não foi em teu nome que fizemos muitos milagres?’ Então, eu lhes declararei: ‘Jamais vos conheci. Afastai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade’. “Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática é como um homem sensato, que construiu sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não desabou, porque estava construída sobre a rocha. Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e ela desabou, e grande foi a sua ruína!” Quando ele terminou estas palavras, as multidões ficaram admiradas com seu ensinamento. De fato, ele as ensinava como quem tem autoridade, não como os escribas.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Padre natalense concelebra com o Papa


O padre Francisco Fernandes, do clero natalense, que até o final deste mês reside em Roma, encontrou-se com o Papa Francisco, no último sábado, dia 22. Na ocasião, ele concelebrou a Santa Missa, presidida pelo Papa Francisco, na capela da Casa Santa Marta, no Vaticano. Após a celebração, o sacerdote cumprimentou e conversou brevemente com o Pontífice. “Inicialmente, disse meu nome que, dada a coincidência, logo despertou um sorriso. Depois, contei-lhe de meus estudos e ele me perguntou em que área eu estava me especializando. Ao responder-lhe que era em Teologia Fundamental, o Papa muito espontaneamente disse: Em meus anos de estudo, sempre fui bom nas outras áreas, mas a Fundamental me causava certa dificuldade. Rimos juntos! Por fim, falei-lhe de meu retorno à Arquidiocese de Natal e pedi-lhe que me abençoasse nesta nova etapa de minha vida, ao que fui prontamente atendido. E o papa acrescentou: Reze por mim!”, relata o padre Francisco.

O Padre Francisco retorna ao Brasil, na próxima quinta-feira, 27. Ele residiu em Roma nos últimos cinco anos, onde cursou bacharelado em Teologia, no Ateneo Pontifício Regina Apostolorum, e Mestrado, na Pontifícia Universidade Gregoriana.

Fonte: Arquidiocesedenatal

Evangelho do dia

Os falsos profetas - Mt 7,15-20

“Cuidado com os falsos profetas: eles vêm até vós vestidos de ovelha, mas por dentro são lobos ferozes. Pelos seus frutos os conhecereis. Acaso se colhem uvas de espinheiros, ou figos de urtigas? Assim, toda árvore boa produz frutos bons, e toda árvore má produz frutos maus. Uma árvore boa não pode dar frutos maus, nem uma árvore má dar frutos bons. Toda árvore que não dá bons frutos é cortada e lançada ao fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.”

terça-feira, 25 de junho de 2013

Católicos e judeus juntos a favor da Paz

 

“Shalom!”: com esta saudação, o Papa recebeu esta manhã de segunda-feira, 24 de junho, na Sala Clementina, os membros do “Comitê Judaico Internacional para as Consultas Inter-religiosas”. Eles estão no vaticano para preparar o próximo encontro promovido em parceria com a Comissão para as Relações Religiosas com o Hebraísmo, que será realizado em outro em Madri, sobre o tema: “Desafios à fé nas sociedade contemporâneas”.

Em seu discurso, o Papa citou em especial a Declaração conciliar Nostra Aetate, que representa para a Igreja Católica um ponto de referência fundamental no que diz respeito às relações com o povo judaico.

Este Documento reconhece o patrimônio comum das duas religiões, além de condenar firmemente os ódios, as perseguições e todas as manifestações de antissemitismo. “Pelas nossas raízes comuns, um cristão não pode ser antissemita”, afirmou o Pontífice.

Os princípios expressos nessa Declaração marcaram o caminho de maior conhecimento e compreensão recíproca entre judeus e católicos nas últimas décadas. Caminho que recebeu o impulso dos pontífices predecessores e se desenvolveu através também da elaboração de uma série de documentos.

Este percurso é feito em várias parte do mundo, e Francisco recordou os tempos em que era Arcebispo de Buenos Aires e teve a “alegria” de manter relações de amizade com alguns expoentes do mundo judaico.

“Conversamos com frequência acerca da nossa respectiva identidade religiosa, a imagem do homem contida nas Escrituras, as modalidades para manter vivo o sentido de Deus num mundo secularizado. (...) Mas sobretudo, como amigos, apreciamos um a presença do outro, nos enriquecemos reciprocamente no encontro e no diálogo, com uma atitude de acolhimento recíproco, e isso nos ajudou a crescer como homens e como fiéis.”

O Papa então encorajou o Comitê a prosseguir neste caminho, tentando envolver as novas gerações. “A humanidade necessita do nosso testemunho comum a favor do respeito da dignidade do homem e da mulher criados à imagem e semelhança de Deus, e em favor da paz. E concluiu com a mesma saudação com a qual recebeu o Comitê: paz, shalom.

Fonte: CNBB

Evangelho do dia

O caminho que leva à vida - Mt 7,6.12-14

“Não deis aos cães o que é santo, nem jogueis vossas pérolas diante dos porcos. Pois estes, ao pisoteá-las, se voltariam contra vós e vos estraçalhariam. Tudo, portanto, quanto desejais que os outros vos façam, fazei-o, vós também, a eles. Isto é a Lei e os Profetas. Entrai pela porta estreita! Pois larga é a porta e espaçoso o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram! Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida, e poucos são os que o encontram!”

segunda-feira, 24 de junho de 2013

"Os jovens que saem às ruas também participarão da JMJ", diz Dom Leonardo



Em entrevista concedida à Rádio Vaticano na manhã desta segunda-feira, 24 de junho, o secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner falou sobre as manifestações populares que tem ocorrido em todo o Brasil. “A situação é cada vez mais tranquila, calma, pois começam a se distinguir as manifestações pacíficas das violentas, e os próprios movimentos começam a insistir para que não haja violência. Um dos atos, por exemplo, é que quando começam o vandalismo e a violência, eles convidam todos a se sentar na rua, ou mesmo insistir para que ninguém vá encapuçado, ou com o rosto escondido. Nas redes sociais há um movimento para que todas essas manifestações sejam pacíficas e sem violência”.

Dom Leonardo enumerou os principais pontos de reivindicações apresentados nas manifestações. “Todo esse movimento visa melhorias importantes para a nossa sociedade, e penso que a mais importante seja a transparência nas contas públicas e o fim da corrupção na política. Além disso, há manifestações contrárias à PEC 37, que deseja retirar o poder de investigação do Ministério Público. A CNBB já se pronunciou contrária a ela”.

O secretário geral da CNBB também falou na entrevista sobre o encontro que a presidência da CNBB teve com a presidente da República, Dilma Roussef, na última sexta-feira, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF). “Dom Raymundo, Dom Belisário e eu tratamos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), e também de outros assuntos que nos preocupam, como a questão indígena e quilombola. Foi um diálogo muito tranquilo e muito bom”.

Em relação à Jornada Mundial da Juventude, o secretário geral fez questão de reafirmar que a programação está confirmada. “Tenho certeza que ela caminhará bem. As manifestações contam também com jovens das nossas comunidades, que tem entrado em contato com a secretaria geral da CNBB e que participam ativamente dessas manifestações”.

Fonte: CNBB

Dom Jaime é convidado para catequizar na JMJ

Dom Jaime, arcebispo de Natal
Crédito: Cacilda Medeiros


O Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, recebeu um convite do Cardeal Stanislaw Rylko, do Pontifício Conselho para os Leigos, da Santa Sé, para participar da Jornada Mundial da Juventude, como catequista para língua portuguesa. Dom Jaime vai atuar como catequista, nos dias 24, 25 e 26 de julho, além de presidir a eucaristia para o grupo com o qual trabalhará a catequese.

As catequeses são atividades já tradicionais na programação das Jornadas Mundiais da Juventude. Conduzida por bispos de diversas nacionalidades, convidados pelo Pontifício Conselho para os Leigos, da Santa Sé, a catequese é um momento de reflexão e aprofundamento sobre o lema da Jornada. Na JMJ Rio2013, que acontecerá de 23 a 28 de julho, o lema é: "Ide e fazei discípulos entre todas as nações" (Mt 28, 29). Jovens de diferentes países, falantes de um mesmo idioma, se reúnem com sacerdotes, bispos e cardeais para rezar e meditar sobre o amor de Deus.

Geralmente, a programação das catequeses começa por volta das 9 horas, com animação, conduzida por voluntários, seguida pregação com o bispo. As atividades encerram com a celebração eucarística.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Evangelho do dia

O nascimento de João Batista - Lc 1,57- 66.80

Quando se completou o tempo da gravidez, Isabel deu à luz um filho. Os vizinhos e os parentes ouviram quanta misericórdia o Senhor lhe tinha demonstrado, e alegravam-se com ela. No oitavo dia, foram circuncidar o menino e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. A mãe, porém, disse: “Não. Ele vai se chamar João”. Disseram-lhe: “Ninguém entre os teus parentes é chamado com este nome!” Por meio de sinais, então, perguntaram ao pai como ele queria que o menino se chamasse. Zacarias pediu uma tabuinha e escreveu: “João é o seu nome!” E todos ficaram admirados. No mesmo instante, sua boca se abriu, a língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. Todos os vizinhos se encheram de temor, e a notícia se espalhou por toda a região montanhosa da Judeia. Todos os que ouviram a notícia ficavam pensando: “Que vai ser este menino?” De fato, a mão do Senhor estava com ele. O menino crescia e seu espírito se fortalecia. Ele vivia nos desertos, até o dia de se apresentar publicamente diante de Israel.

sábado, 22 de junho de 2013

Francisco convida jovem com síndrome de Down para subir no papamóvel


VATICANO, 19 Jun. 13 / 03:30 pm (ACI).- Ao finalizar a Audiência Geral de hoje quarta-feira, o Papa Francisco em outro gesto de simplicidade e ternura, convidou Alberto di Tulli, um jovem de 17 anos com síndrome de Down para subir no papamóvel e sentar-se em seu lugar por um breve instante.
O Santo Padre deu um forte abraço no jovem que vestia uma camiseta da seleção argentina com o número 10, que é o número que o conhecido Lionel Messi costuma usar, presente que o seu pároco lhe deu momentos antes de partir de Boiano, perto de Nápoles (Itália), para Roma e participar da audiência.
"O Papa o viu, abraçou-o. Logo Alberto apontou para o automóvel, assim que ele o convidou para subir!", relatou emocionado o pai do jovem, Celestino di Tullio em declarações à imprensa italiana.
Entre as numerosas demonstrações de afeto que o Papa esbanjou nesta manhã na Praça de São Pedro, Francisco beijou numerosas criançaspresentes e pediu a seus pais que coloquem bonés nas nelas para protegê-las do forte sol romano.
Ele mesmo colocou um boné verde em um dos pequenos que cumprimentou.

Fonte: http://www.acidigital.com

Nova Cruz acolheu o novo vigário paroquial




A Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, acolheu o novo vigário paroquial, Pe. Pedro Cunha. o evento aconteceu na ultima  quinta-feira, dia 20, ele foi apresentado a comunidade Novacruzense. Na ocasião aconteceu a missa de acolhida, presidida pelo Pároco Pe. Francisco de Assis, e concelebrada pelos padre Iranildo e Severino e participação dos fieis paroquianos e dos agentes das pastorais, movimentos e serviços. 

Pe. Pedro da Cunha Júnior, foi ordenado no último dia 11, pelas mãos consecratória do Arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha, que o nomeou vigário paroquial de Nova Cruz. Ele é natural Angicos/RN, Paróquia de São José. Pe. Pedro Nasceu no dia 29 de junho de 1979 e foi ordenado diácono em 28 de agosto de 2012.

Foto: Pe. Pedro
Crédito: Cacilda Medeiros e Pascom de nova Cruz 

Paróquia de Nova Cruz inicia obra na Igreja Matriz




A Paróquia da Imaculada Conceição, em Nova Cruz, iniciou no último dia 18, a reforma e melhoramento do telhado e madeiramento da Igreja Matriz. A obra está sendo realizado pela empresa Cap Construções e Engenharia, de Natal. A previsão do término do serviço é de 90 anos, podendo ser concluída antes. Segundo o Pároco Pe. Assis a comissão da Campanha da Igreja Matriz esta visitando várias famílias afim de arrecadar recursos para o custeio da obra: a Comissão em prol da reconstrução do teto da Igreja Matriz da Imaculada Conceição continua a Campanha, junto às famílias de Nova Cruz, enquanto o MONUMENTO encontra-se interditado por motivos de segurança

Para Pe. Assis essa é a hora de ajudar a Igreja: A hora é de ajudar a recuperar o templo da nossa Matriz, verdadeiro monumento e obra de arte que, muito significa para toda a história da Cidade de Nova Cruz. Esta ação da Comunidade deve transcender qualquer credo ou opção religiosa, pois o que está ameaçado é o símbolo fundacional desta Freguesia que comemorará este ano 157 anos. A Igreja Matriz foi interditada no dia 28 de abril. 




Novas telhas

Evangelho do dia

Deus e as riquezas - Mt 6,24-34

“Ninguém pode servir a dois senhores: ou odiará o primeiro e amará o outro, ou aderirá ao primeiro e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e ao dinheiro! Por isso, eu vos digo: não vivais preocupados com o que comer ou beber, quanto à vossa vida; nem com o que vestir, quanto ao vosso corpo. Afinal, a vida não é mais que o alimento, e o corpo, mais que a roupa? Olhai os pássaros do céu: não semeiam, não colhem, nem guardam em celeiros. No entanto, o vosso Pai celeste os alimenta. Será que vós não valeis mais do que eles? Quem de vós pode, com sua preocupação, acrescentar um só dia à duração de sua vida? E por que ficar tão preocupados com a roupa? Olhai como crescem os lírios do campo. Não trabalham, nem fiam. No entanto, eu vos digo, nem Salomão, em sua glória, jamais se vestiu como um só dentre eles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje está aí e amanhã é lançada ao forno, não fará muito mais por vós, gente fraca de fé? Não vivais preocupados, dizendo: ‘Que vamos comer? Que vamos beber? Como nos vamos vestir?’ Os pagãos é que vivem procurando essas coisas. Vosso Pai que está nos céus sabe que precisais de tudo isso. Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão dadas por acréscimo. Não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá sua própria preocupação! A cada dia basta o seu mal.”

domingo, 16 de junho de 2013

III Assembleia dos Namorados

PASTORAL DA JUVENTUDE- REALIZAR A 3ª ASSEMBLEIA DOS NAMORADOS 

NESTA NOITE DE SÁBADO (15) PAROQUIA DE SÃO BENTO ABADE,IGREJA SÃO SEBASTIÃO DA CIDADE DE MONTE DA GAMELEIRAS ADMINISTRADA PELO O PADRE MÁRIO  JUNTO COM PJ PASTORAL DA JUVENTUDE- E O GRUPO JUC  REALIZOU A 3ª  EDIÇÃO DA ASSEMBELIA DOS NAMORADOS ONDE SE REUNIRAM VÁRIOS GRUPOS DE JOVEM  DAS CIDADE VIZINHAS COMO: SÃO JOSÉ DE CAMPESTRE,LAGOA DANTAS SERRA DE SÃO BENTO E A REVOLUÇÃO JOVEM  DE PASSA E FICA -RN  ONDE MAIS UMA VEZ FORAM CONVIDADOS PARA ESSE ENCONTRO QUE ANIMARAM BASTANTE E A TODOS QUE SE FIZERAM PRESENTES O NOSSO MUITO OBRIGADO. VEJA ALGUMAS FOTOS DO ENCONTRO ABAIXO. FONTE blog do joseilson nogueira








 


 POR JOSEILSON NOGUEIRA