terça-feira, 30 de abril de 2013

Associação Serra Viva é destaque em trabalhos voltados ao Turismo, Cultura, Educação e Agricultura Familiar.



https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjREiuwJEGjJ3vXl4Kp-ChR9TYUR88kRp759HkA26i-ZqTcl62T_0OqacTNOCAWmfeTcBQHLsaakque6kvSNnuO0ZnUydFC_kteVysFMRXbop4ibSkGTqYC5TGdvzd6fspLBL6gefrS6-V2/s400/Serra+Viva+01.jpg

A Associação Comunitária Rural Serra Viva, foi fundada em 2009 com objetivo de contribuir com o trabalho de radio difusão e sustentabilidade no município de Serra de São Bento. Com pouco menos de um ano de fundação já foi reconhecida como utilidade publica municipal e estadual e posteriormente viria a ser reconhecida como Utilidade Publica Federal recebendo o titulo de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP. Um título fornecido pelo Ministério da Justiça do Brasil.

Até o momento são diversos serviços prestado ao município de Serra de São Bento e região por meio de recursos adquiridos juntos ao governo federal, Estadual e parcerias firmadas entre setores publico e privado. Todo o valor arrecadado com a gestão publica pela Serra Viva qualquer cidadão tem acesso no site da transparência.

Em parceria com instituições locais, fomentamos o cultivo de hortaliças em suas diversidades, espinafre, rúcula, alface, beterraba, cenoura, tomate cereja, repolho, salsa, coentro, pimentão,  couve dentre outras especies e incentivamos a doação simultânea para o complemento da merenda escolar.

Por meio de projetos a Serra Viva já patrocinou publicação de diversos cordéis de poetas Serra-bentenses e Monte-gameleirense, apoiou a confecção de cd da cantoria de viola local, desenvolveu projetos do Programa de Aquisição de Alimentos, para Serra de São Bento e outras cidades. Foram inúmeras cestas básicas doadas pela  Serra Viva as famílias carentes no município, cursos profissionalizantes na área do turismo e artesanato dentre outros projetos realizados, registrados e prestado conta a  sociedade e entidades competentes. 

Organizou a Feira de Produtos Turísticos da Agricultura Familiar no Interior Potiguar - FEPROTAFIP. Tem diversos trabalhos científicos apresentados em universidades como a  Universidade Federal de Viçosa – MG, UFPB, UFPI, UFRN, UERN, UEPB,  em encontros internacionais na Argentina e em Portugal, sempre levando o nome de Serra de São Bento e as experiencia realizadas no município para o conhecimento de todos.

A Serra Viva serviu de inspiração para produção cientifica no curso de especialização em  Gestão Publica Municipal da UFPB, como uma instituição que fomentou o turismo na Agricultura Familiar no município de Serra de São Bento e foi pioneira na confecção de camisas e dos cartões postais do município através do projeto Conheça Serra de São Bento.  

Programa oficial da visita do Papa ao Brasil será divulgado em maio



O responsável pelas viagens internacionais do Papa, Alberto Gasbarri, confirmou  a visita do Santo Padre ao Santuário Nacional em Aparecida (SP). Gasbarri, acompanhado pelo Núncio Apostólico, Dom Giovanni D’ Aniello, e outros representantes da comitiva responsável pela visita do Pontífice ao Brasil, estiveram reunidos no Santuário Nacional para acertar detalhes dos possíveis itinerários da passagem do Papa Francisco ao santuário mariano. 

Estavam presentes na reunião, entre outros, o Arcebispo de Aparecida, Cardeal Raymundo Damasceno Assis, o Bispo auxiliar, Dom Darci Nicioli, o Arcebispo do Rio de Janeiro e Presidente do Comitê Organizador Local da JMJ (COL), Dom Orani João Tempesta, e representantes das Forças Armadas e da Polícia Federal.


Em entrevista ao Portal A12, Dom Raymundo afirmou que Alberto Gasbarri “ficou impressionado pelo que viu, uma vez que já conhece Aparecida”.

O Cardeal afirmou que o Santo Padre irá a Aparecida, mas ainda não há confirmação da data e da programação: “Podemos confirmar que o Santo Padre virá a Aparecida. A divulgação oficial da visita do Santo Padre, tanto no Rio de Janeiro como em Aparecida, será feita em maio, quando teremos essa informação oficial”.

O Arcebispo de Aparecida falou também sobre a alegria que a visita do Pontífice despertará nos devotos da Mãe Aparecida: “Creio que os devotos da Mãe Aparecida, da Campanha dos Devotos e todos os brasileiros estarão felizes com essa visita e acorrerão para Aparecida para acolher e receber o Santo Padre, o papa Francisco, que irá trazer sua palavra e sua bênção”.

O programa oficial da viagem do Papa ao Brasil será divulgado no dia 7 de maio. A confirmação foi divulgada na quarta-feira,24 de abril.

Fonte: CNBB

Nota da CNBB pela rejeição da PEC 215


  
CNBBNa sexta-feira, 19 de abril, por ocasião do encerramento da 51ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, em Aparecida (SP), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), divulgou uma nota em que se posiciona contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que transfere ao Congresso a decisão sobre a demarcação de terras indígenas e se opôs à redução da maioridade penal. De acordo com a entidade, a demarcação, o reconhecimento e a titulação de territórios indígenas é dever constitucional do poder executivo.
A seguir, a nota na íntegra:
 
Em defesa dos direitos indígenas e quilombolas,
pela rejeição da PEC 215
 
 
Nós, bispos do Brasil, reunidos na 51ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB, em Aparecida-SP, de 10 a 19 de abril de 2013, manifestamo-nos contra a Proposta de Emenda Constitucional 215/2000 (PEC 215), que transfere do Poder Executivo para o Congresso Nacional a aprovação de demarcação, titulação e homologação de terras indígenas, quilombolas e a criação de Áreas de Proteção Ambiental.
Reconhecer, demarcar, homologar e titular territórios indígenas, quilombolas e de povos tradicionais é dever constitucional do Poder Executivo. Sendo de ordem técnica, o assunto exige estudos antropológicos, etno-históricos e cartográficos. Não convém, portanto, que seja transferido para a alçada do Legislativo.
Motivada pelo interesse de pôr fim à demarcação de terras indígenas, quilombolas e à criação de novas Unidades de Conservação da Natureza em nosso país, a PEC 215 é um atentado aos direitos destes povos. É preocupante, por isso, a constituição de uma Comissão Especial, criada pelo Presidente da Câmara para apressar a tramitação dessa proposição legislativa a pedido da Frente Parlamentar da Agropecuária, conhecida como bancada ruralista. O adiamento de sua instalação para o segundo semestre não elimina nossa apreensão quanto ao forte lobby pela aprovação da PEC 215.
A Constituição Federal garantiu aos povos indígenas e comunidades quilombolas o direito aos seus territórios tradicionais. Comprometidos com as gerações futuras, os constituintes também asseguraram no texto constitucional a proteção ao meio ambiente e definiram os atos da administração pública necessários à efetivação desses direitos como competência exclusiva do Poder Executivo.
Todas estas conquistas, fruto de longo processo de organização e mobilização da Sociedade brasileira, são agora ameaçadas pela PEC 215 cuja aprovação desfigura a Constituição Federal e significa um duro golpe aos direitos humanos. Fazemos, portanto, um apelo aos parlamentares para que rejeitem a PEC 215. Que os interesses políticos e econômicos não se sobreponham aos direitos dos povos indígenas e quilombolas.
Deus nos dê, por meio de seu Filho Ressuscitado, a graça da justiça e da paz!
Aparecida - SP, 17 de abril de 2013.
Cardeal Raymundo Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida
Presidente da CNBB
Dom José Belisário da Silva, OFM
Arcebispo de São Luís do Maranhão
Vice Presidente da CNBB
Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília 
Secretário Geral da CNBB
Fonte CNBB

Nomeados novos bispos para Ribeirão Preto (SP) e Santo Ângelo (RS)


 
Novosbispos24042013Na manhã desta quarta-feira, 24 de abril, a Nunciatura Apostólica do Brasil comunicou que o papa Francisco aceitou a renúncia do bispo diocesano de Santo Ângelo (RS), dom José Clemente Weber, 76 anos, conforme prevê o Cânon 401 do Código de Direito Canônico. Para sucedê-lo, foi nomeado o bispo auxiliar da arquidiocese de Passo Fundo (RS), dom Liro Vendelino Meurer. Para a vacante arquidiocese de Ribeirão Preto (SP), foi nomeado dom Moacir Silva, transferindo-o da sede episcopal de São José dos Campos (SP).
Dom Moacir é natural de São José dos Campos. Nasceu no dia 16 de julho de 1954. Estudou filosofia no Seminário Bom Jesus, em Aparecida (SP), e teologia no Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus, em Taubaté (SP). Foi ordenado sacerdote no dia 06 de dezembro de 1986. Sua nomeação episcopal aconteceu no dia 20 de novembro de 2004. Exercia a função de bispo de são José dos Campos desde 2004.
Seu lema episcopal é “Permanecei em mim” (Jo 15,4).
Dom Liro Vendelino Meurer é natural de Montenegro (RS). Nasceu no dia 13 de julho de 1954. Estudou Filosofia no Seminário Maior Nossa Senhora Imaculada Conceição, em Viamão (1957-1977). Sua ordenação presbiteral foi em 12 de dezembro de 1981, em Salvador do Sul (RS). Foi nomeado bispo em 14 de janeiro de 2009. Desde 2009, exercia a função de bispo titular de Tucca di Numidia, e auxiliar de Passo Fundo (RS).
Seu lema episcopal é “Servir com alegria”.

Evangelho do dia


“Não vos deixarei órfãos. Eu virei a vós” - Jo 14,27-31a

“Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Não é à maneira do mundo que eu a dou. Não se perturbe, nem se atemorize o vosso coração. Ouvistes o que eu vos disse: ‘Eu vou, mas voltarei a vós’. Se me amásseis, ficaríeis alegres porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu. Disse-vos isso agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, creiais. Já não falarei mais convosco, pois vem o chefe deste mundo. Ele não pode nada contra mim. Mas é preciso que o mundo saiba que eu amo o Pai e faço como o Pai mandou.”

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Aborto e luta pela vida são temas da nova pré-estreia na JMJ



O quarto filme anunciado entre os destaques da Mostra de Cinema do Festival de Juventude da JMJ Rio2013 denuncia a indústria de abortos nos Estados Unidos e convoca os católicos em uma militância a favor da vida. O documentário “Dinheiro de Sangue” (no original, “Blood Money”) tem em sua pré-estreia no próximo sábado, dia 27, no Museu Ciência e Vida.

O filme, contado pela Alveda King (sobrinha de Martin Luther King) mostra a indústria do aborto e recolhe impactantes testemunhos de pessoas diretamente envolvidas, tanto sobre a perspectiva da medicina, como a do paciente. O diretor David K. Kyle mostra com objetividade as perspectivas biológica, jurídica, econômica e médica do aborto no contexto americano, tão influente no resto do mundo.

O objetivo do longa é ajudar o público a reforçar a crença que a vida humana é sagrada, porque desde a concepção mostra a ação criadora de Deus, e permanece sempre numa relação especial com o Criador, o que é o seu único fim. Como membro do movimento estadunidense Priests for Life (Sacerdotes pela Vida), a  Alveda King demonstra o comprometimento com a cultura da vida e anima a lutar pela vida desde a concepção. Segundo o seu pensamento, o movimento pró-vida é uma continuação da luta pelos direitos civis.

O Museu Ciência e Vida fica na rua Ailton da Costa, em Duque de Caxias. Como nas pré-estreias anteriores, o ingresso é gratuito e, nesta oportunidade, não é preciso fazer a reserva para participar.

A Mostra de Cinema do Festival da Juventude da JMJ Rio2013 vai reunir filmes de várias partes do mundo que serão exibidos gratuitamente aos peregrinos durante a Jornada. As películas são escolhidas pelos valores que carregam em seu enredo e na mensagem de esperança e redenção que trazem em sua produção. A cada mês, um novo filme é apresentado ao público como um dos destaques da Mostra.



Igreja Matriz de Nova Cruz é interditada 

O Pe. Francisco de Assis interditou a Igreja Matriz da Paróquia da Imaculada Conceição, em Nova Cruz, por motivo de problemas no telhado e madeiramento. Na semana passada o Pe. Assis e uma equipe de pessoas subiram no teto da igreja para verificar uma molhação e foi constatado que o madeiramento está comprometido e várias telhas quebradas. 

A partir do último domingo, dia 28 de abril, o Pe. Assis presidiu a última missa na Igreja matriz e no final apresentou as fotos do telhado e madeiramento. "Por motivo de segurança, e após conversar com engenheiro que viu as fotos, acho melhor interdita a igreja e organizar como vamos trabalhar para arrecadar recursos para custear a obra", disse Pe. Assis, ao apresentar as fotos. O Pe. vai formar comissões para analisar e planejar como será realizada a campanha em prol da reforma do telhado e madeiramento da Igreja Matriz. 

As missas dominicais ainda não tem local definido. Em breve o Pároco divulgará onde acontecerão as missas dominicais e do mês de maio. 

 Fotos do madeiramento e telhado da Igreja Matriz




Fonte blog Pascom de Nova Cruz 

Paróquia de Lagoa de Pedras realiza 9ª Romaria Mariana



Acontece neste sábado, 27, a 9ª Romaria Mariana, saindo da comunidade Mandú, às 17 horas, para cidade de Lagoa de Pedras. A equipe de coordenação do evento dá dicas para os romeiros:


Veja as dicas abaixo:

- Ao começo da Romaria é aconselhado fazer um momento de alongamento dos músculos, para evitar contusões musculares durante o trajeto.

- Levar uma garrafinha(ou squeeze) para abastecer com a água ao longo da Romaria, pois a Comissão Organizadora será responsável em abastecê-la para hidratação do romeiro.

- Levar alimentação, pois no nosso trajeto não haverá comércio em todas as paradas para comprar tais alimentos.

- Já com a Romaria em andamento, sempre respeitar a Comissão Organizadora para uma melhor segurança do romeiro.

Bom, essas são algumas prevenções para que você aproveite a nossa Romaria de uma forma mais alegre, cheia de energia e de muita glorificação para Maria e Jesus.

Serra de São Bento/RN: Paróquia de São Bento Abade celebra o V Domingo de Páscoa, e empossa novos coroinhas.


O Padre Mario Gomes de França pároco da paróquia de São Bento Abade, celebrou ontem (28), às 19 horas, na Matriz de São Bento Abade, missa do V domingo da Páscoa, que contou com a participação de centenas de fieis. 

O padre também empossou os novos coroinhas da paróquia, Eduarda Targino, João Paulo, Juliana Pereira, Kaique Joaquim, Lucicléia Alves, Marcela Bernardino, Waléria Pereira e Weverton Moreira. E os coroinhas mirins Miguel e Daniel.

Fotos: Erinilson Cunha

Evangelho do dia


Jesus promete o Espírito Santo - Jo 14,21-26

“Quem acolhe e observa os meus mandamentos, esse me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele.” Judas (não o Iscariotes) perguntou-lhe: “Senhor, como se explica que tu te manifestarás a nós e não ao mundo?” Jesus respondeu-lhe: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra; meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada. Quem não me ama, não guarda as minhas palavras. E a palavra que ouvis não é minha, mas do Pai que me enviou. Eu vos tenho dito estas coisas enquanto estou convosco. Mas o Defensor, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito”.

sábado, 27 de abril de 2013

Salão Paroquial ganha pintura

No ultimo mês (Março) o salão paroquial ganhou uma pintura para complementar a gruta de Nossa Senhora de Fátima, o mesma faz parte do projeto de ambientação e acolhimento do salão de reuniões. A pintura foi realizado pelo aerografista André.  

Evangelho do dia


Em Jesus conhecemos o Pai - Jo 14,7-14

“Se me conhecestes, conhecereis também o meu Pai. Desde já o conheceis e o tendes visto.” Filipe disse: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta”. Jesus respondeu: “Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me conheces? Quem me viu, tem visto o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai’? Não acreditas que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo; é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. Crede-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Crede, ao menos, por causa destas obras. Em verdade, em verdade, vos digo: quem crê em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai. E o que pedirdes em meu nome, eu o farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes algo em meu nome, eu o farei”.

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Dia 26 de abril: aniversário da celebração da primeira MISSA no BRASIL


Dia 26 de abril: aniversário da celebração da primeira MISSA no BRASIL - Nosso país nasceu sob o mistério da Eucaristia!

A celebração da primeira missa no Brasil foi feita pelo Padre Henrique de Coimbrajunto com um Padre iniciante conhecido em Portugal como o iluminado seu nome era Marcos de Oliveira Ferreira e a primeira missa ocorreu no dia 26 de abril de 1500, um domingo, e descrita por Pero Vaz de Caminha na carta que enviou ao rei de Portugal,D. Manuel I (1469-1521), dando conta da chegada ao Brasil, então Ilha de Vera Cruz, pela armada de Pedro Álvares Cabral que se dirigia à Índia.

Mensagem do dia: Como lidar com pessoas difíceis?



Não olhe para elas! Ninguém é mau, egoísta, falso, grosseiro ou indiferente porque quer! Não é que elas devam ser ingenuamente desculpadas ou isentas de responsabilidades. Nada disso! Porém, se não as compreendermos, seremos os primeiros a ser prejudicados.

É por isso que, antes de qualquer coisa, vale fazermos o exercício de olhar para as pessoas procurando enxergar bem mais do que são capazes de fazer, especialmente se nos causam medo, irritação e raiva. Há irmãos que, se não formos capazes de olhá-los assim, poderemos desistir deles; o que seria um grande mal.

Por favor, experimente olhar para as pessoas indo além das aparências. É bem provável que você encontre alguém que precise de ajuda!

SEAPAC e parceiros beneficiam mais de 10 mil famílias



Da esq.: Pe. Flávio Augusto (vigário geral de Mossoró), Dom Jaime Vieira (Arcebispo de Natal), Dom Heitor Sales (Presidente do SEAPAC) e Diác. Francisco Teixeira (coordenador estadual do SEAPAC)
Foto: José Bezerra



O Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários – SEAPAC – realizou assembleia geral ordinária, dia 24 último, às 9h30, no Centro de Treinamento de Ponta Negra. O objetivo foi apresentar os resultados das atividades realizadas em 2012, o balanço financeiro do exercício e o novo Projeto Trienal para 2013-2015.

Em 2012, o SEAPAC realizou 850 atividades em 33 municípios do RN, capacitou 2.718 pessoas e participou de 143 atividades. De forma direta, as ações da entidade chegaram a 1.894 beneficiários diretos e 9.470 indiretos. No relatório, destacou a mobilização nos espaços da articulação das organizações da sociedade civil. Nesse ponto, se sobressai o trabalho de construção de cisternas de placa: foram 9.475 em parceria com a ASA Potiguar, Fundação Banco do Brasil e Ministério do Desenvolvimento Social; e 4.687 cisternas, através da parceria com a SETHAS/ Governo do Estado e Fundação Banco do Brasil. Ao todo, foram beneficiadas mais de 10 mil famílias com a construção de cisternas de placas.


Fonte: Arquidiocese de Natal

Arquidiocese e GRECOM lançam autobiografia do Monsenhor Expedito



A Arquidiocese de Natal e o Grupo de Estudos da Complexidade – GRECOM, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte lançam a segunda edição do livro “Pelos Caminhos do Potengi”, uma autobiografia do Monsenhor Expedito Sobral de Medeiros. O lançamento acontece na próxima sexta-feira, 26, às 19 horas, no auditório da Casa da Indústria, da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte, localizada na Av. Senador Salgado Filho, 2860, no bairro de Lagoa Nova, Natal.

Na ocasião, acontecerá uma mesa redonda, com o tema “Os ensinamentos do Profeta das Águas”, em homenagem ao Monsenhor Expedito, que foi pároco de São Paulo do Potengi por cerca de 50 anos e faleceu em 16 de janeiro de 2000.  O Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha; a Dra. Maria da Conceição Xavier de Almeida, coordenadora do GRECOM da UFRN; e o Prof. Manuel Carlos Chaparro, da Universidade de São Paulo, serão os debatedores da Mesa.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Evangelho do dia


Jesus é o caminho, a verdade e a vida - Jo 14,1-6

“Não se perturbe o vosso coração! Credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Não fosse assim, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós. E depois que eu tiver ido e preparado um lugar para vós, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que, onde eu estiver, estejais vós também. E para onde eu vou, conheceis o caminho”. Tomé disse: “Senhor, não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?” Jesus respondeu: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim”.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Camisa da 1ª Vigília de Pentecostes

As camisas da Primeira Vigília estão a venda a partir da primeira sexta feita do mês de maio em todos os tamanhos ao valor de 15 reais. Quem desejar deve dirigi-se ao salão paroquial. O pedido foi apensa de 200 camisas para a paróquia toda.   

Dia São Marcos Evangelista



Anunciai a Boa-Nova a toda criatura! - Mc 16,15-20

E disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa-Nova a toda criatura! Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. Eis os sinais que acompanharão aqueles que crerem: expulsarão demônios em meu nome; falarão novas línguas; se pegarem em serpentes e beberem veneno mortal, não lhes fará mal algum; e quando impuserem as mãos sobre os doentes, estes ficarão curados”. Depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi elevado ao céu e sentou-se à direita de Deus. Então, os discípulos foram anunciar a Boa-Nova por toda parte. O Senhor os ajudava e confirmava sua palavra pelos sinais que a acompanhavam.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Terço dos Homens de Monte das Gameleiras



O terço dos Homens de Monte da Gameleiras comemorou no ultimo Sábado dia 20 sete anos de caminhada na Evangelização de pais de famílias. Na comemoração o terço foi rezado pelos ruas com tochas luminosas. Depois o Pe. Mário presidiu a missa de aniversário. Na mesma oportunidade foi apresentado a nova coordenação do terço. Hilário é o novo coordenado do Terço dos Homens de Monte das Gameleiras  Parabéns a todos que ajudaram na festividade. 

 Novo coordenador Hilário 
    

CDL - Curso de Dinâmica para Lideres- Lagoa Salgada

 A paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Lagoa Salgada recebeu nos dia 19 a 21 de abril o CDL - Curso de Dinâmica para Lideres, que contou com a presença de mais de 30 participantes. Estavam presentes jovens das paróquias circo vizinhas, entres eles  coordenadores de grupos de jovens, catecistas, e membros da Legião de Maria. O curso começou na sexta feira a noite e se estendeu até o domingo dia 21. O meso foi aplicado pelo coordenador do zonal Pe. Mário, Felipe, Keila e teve apoio de Diogo e Karla Priscila. O objetivo do curso é despertar novas lideranças e capacita-los para o trabalho em equipe. 
 Monitores da Equipe CDL- Natal


Dois bispos Ortodoxos foram sequestrados em Aleppo.




Dois bispos das Igrejas ortodoxas síria e grega foram sequestrados segunda-feira, 22 de abril, em um povoado da província de Aleppo, no norte da Síria, anunciou a agência oficial de notícias síria Sana. De acordo com a agência oficial libanesa, ANN, o diácono que os acompanhava teria sido assassinado.

“Um grupo terrorista armado sequestrou hoje o Bispo Yohanna Ibrahim, responsável pela Igreja síria ortodoxa (em Aleppo), e o Bispo Boulos Yazikhi, responsável pela Igreja grega ortodoxa (em Aleppo), quando realizavam trabalhos humanitários no povoado de Kafr Dael, na província de Aleppo”, informou a Sana.

“Os terroristas interceptaram o carro dos bispos no povoado de Kafr Dael, fizeram o motorista descer, o mataram e sequestraram os bispos”, informa a agência.

Fontes da diocese greco-ortodoxa de Aleppo contatadas pela France Press, não deram declarações, mas cristãos residentes na cidade, que pediram para não ter sua identidade revelada, confirmaram o sequestro e disseram que o motorista do veículo foi executado.

Os cristãos, que constituem cerca de 5% da população síria, são especialmente vulneráveis ao contexto de anarquia que impera no país desde o início da revolta contra o regime do Presidente Bashar al Assad, em março de 2011.

No início de fevereiro, dois padres foram sequestrados por homens armados no sul de Aleppo. Dos padres Michel Kayyal, armênio católico, e Maher Mahfuz, greco-ortodoxo, não se têm notícias desde então, quando o veículo em que viajavam rumo a Damasco foi interceptado por milicianos.

A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou uma nota em que afirma que o Papa Francisco foi informado deste novo episódio, que se soma à violência crescente dos últimos dias e à vasta emergência humanitária que atinge o país. Francisco acompanha os eventos com muita participação e preces intensas pela saúde e a libertação dos dois bispos sequestrados e para que, com o esforço de todos, o povo sírio possa finalmente ver respostas eficazes ao drama humanitário e o surgimento no horizonte de esperanças reais de paz e reconciliação.

Fonte: CNBB

Evangelho do dia


Crer em Jesus é crer no Pai - Jo 12,44-50

Jesus exclamou: “Quem crê em mim, não é em mim que crê, mas naquele que me enviou. Quem me vê, vê aquele que me enviou. Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas. Se alguém ouve as minhas palavras e não as observa, não sou eu que o julgo, porque vim não para julgar o mundo, mas para salvá-lo. Quem me rejeita e não acolhe as minhas palavras já tem quem o julgue: a palavra que eu falei o julgará no último dia. Porque eu não falei por conta própria, mas o Pai que me enviou, ele é quem me ordenou o que devo dizer e falar. E eu sei: o que ele ordena é vida eterna. Portanto, o que eu falo, eu o falo de acordo com o que o Pai me disse”.