quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

São João Bosco padroeiro da Juventude



João Melchior Bosco SDB (Castelnuovo d'Asti16 de agosto de 1815 — Turim31 de janeiro de 1888) foi um sacerdote católico italiano, fundador da Pia Sociedade São Francisco de Sales e canonizado em 1934. É popularmente conhecido como Dom Bosco. Foi aclamado pelo Papa João Paulo II como o “Pai e Mestre da Juventude”. Dom Bosco é o padroeiro da capital federal do Brasil, Brasília.João Melchior Bosco foi padre católico apostólico romano e educador. Desenvolveu a educação infanto-juvenil e o ensino profissional, sendo um dos criadores do sistema preventivo em educação. Dedicou-se também ao desenvolvimento da imprensa católica.
É o fundador da Pia Sociedade de São Francisco de Sales (1859), conhecida por salesianos, co-fundador da congregação das Filhas de Maria Auxiliadora, conhecidas por irmãs salesianas e fundador da Associação Internacional dos Cooperadores Salesianos. Foicanonizado em 1 de abril de 1934 pelo Papa Pio XI, sendo o padroeiro dos jovens e dos aprendizes. Seu dia é celebrado em 31 de janeiro.[1]Nasceu do segundo casamento de Francesco Bosco, tendo por mãe Margherita Occhiena. A família era ainda composta pelo irmão do primeiro casamento do pai, Antônio, e seu irmão mais velho, José.
Ficou órfão de pai quando tinha apenas dois anos de idade. Diante da difícil situação econômica porque passava o norte da Itália, sua infância foi marcada pela pobreza da família.Começou a estudar por volta dos nove anos, aos dezesseis anos passa a freqüentar a escola de Castelnuovo D'Asti e aos vinte ingressa no Seminário de Chieri, sendo ordenado sacerdote em 5 de junho de 1841, pelo bispo Luigi Fransoni. Após a ordenação, transfere-se para Turim. É o padroeiro da Juventude

Bispos prestigiam lançamento da nova Rede Século 21




Na noite da última quarta-feira, 30 de janeiro, a Fundação Século 21, de Campinas (SP) apresentou ao público três novidades: o início da transmissão em alta definição (HDTV) para a região, o lançamento da Rede Século 21 e o novo portal de internet RS21. A solenidade contou com a presença do arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Pedro Scherer, e do arcebispo de Campinas, dom Airton José dos Santos.

O jornalista Junior Guarda explicou na abertura do o novo projeto da rede. “Mais do que uma simples mudança de nome será uma mudança de conceito, pois a Fundação Século 21, detentora desta rede de comunicação, irá fornecer o Portal RS21, uma nova plataforma de multitecnologias que prestará serviços na realização de sua missão: a educação e evangelização do povo brasileiro através de mecanismos de comunicação”. 

O idealizador da Fundação Século 21, padre Eduardo Dougherty, falou que o projeto tem boa expectativa de crescimento. “Rede é maior união entre os vários meios de comunicação. Eu espero que nossos programas tenham grande valor, valor duradouro para fazer o bem para muitas pessoas”, aponta Padre Eduardo.

O descerramento da placa de inauguração foi realizado por dom Airton. Para ele, “com este trabalho a Rede Século 21 está dando outra ‘cor’ para a região metropolitana de Campinas. Com o sinal digital e toda tecnologia a serviço da evangelização, nós poderemos ir muito mais longe”.

O evento também foi prestigiado por autoridades políticas da região, e transmitido ao vivo para todo o país. No encerramento, o cardeal Odilo Scherer destacou a missão evangelizadora da TV: “faço votos que a Rede Século 21 chegue cada vez mais aos lares do Brasil e, assim, possa ajudar nessa missão da Igreja. Parabéns ao Padre Eduardo e a toda equipe que trabalhou para a realização deste projeto”.

Fonte: CNBB

Funeral de Terezinha Pinto



A manhã de quinta-feira, 31 de janeiro, foi de muita tristeza para os amigos, familiares e paroquianos de Tereza de Jesus Medeiros, conhecida por Terezinha Pinto. Às 9 horas da manhã, aconteceu a missa de exéquias, presidida por Dom Matias, concelebrada por vários padres da Arquidiocese de Natal. Após a missa, o corpo foi conduzido até o Cemitério municipal, onde houve o sepultamento. Terezinha faleceu no dia 30 de janeiro, em Natal. 

Vários padres estiveram presente no funeral de Terezinha, entre eles, o Vigário Geral da Arquidiocese de Natal e ex-pároco, Pe. Edilson Soares Nobre, e os padres Bianor Francisco de Lima Junior, José Adelson, Mário Gomes, Cidinei Firmino, Iranildo Augusto, Vicente, João Maria, Carlos, e Pe. Assis, atual pároco de Nova Cruz. Também participaram da missa as Irmãs religiosas Filhas do Amor Divino e Franciscana Nossa Senhora do Bom Conselho, entre elas as Ir. Selma - FDC e Ir. Lima - Franciscana. 

No final da missa, alguns padres agradeceram pelo grande bem realizado por Terezinha na Paróquia de Nova Cruz. O Pe. Edilson falou que de todos os padres que já passaram por Nova Cruz e conviveram com ela, o tempo dele foi o mais difícil: "explicar para ela foi muito difícil e até para as pessoas entenderem quando ela já demostrava um estado de saúde frágil, mas ela dizia, não me troco por nenhum desses novos". O Pe. Carlos falou do tempo de seminário, na década de 90, quando ela foi mais que uma mãe para muitos, naquele tempo seminaristas, hoje padres: "temos muito a agradecer a Terezinha pelo bem que ela nos fez", acrescentou Pe. Carlos. As religiosas Ir. Lima e Ir. Selma também manifestaram seus agradecimentos a Terezinha Pinto.



Dom Matias presidiu a missa

Sobre o caixão, a bandeira da Paróquia de Nova Cruz

e o Jornal Comunicação e Fé, edição de janeiro/2012, 
quando homenageio Terezinha com sua entrevista 

Homenagem dos padres



quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Papa envia telegrama a dom Hélio Adelar e expressa pesar pela tragédia ocorrida em Santa Maria (RS)




   
A Secretaria de Estado do Vaticano divulgou o telegrama enviado pelo Papa ao arcebispo de Santa Maria, dom Hélio Adelar Rubert, expressando seu pesar pela tragédia ocorrida na cidade universitária. No incêndio da boate ‘Kiss’ morreram 232 jovens e 80 estão hospitalizados em estado grave.

“Consternado pela trágica morte de centenas de jovens em um incêndio em Santa Maria, o Sumo Pontífice pede a Vossa Excelência que transmita às famílias das vítimas suas condolências e sua participação na dor de todos os enlutados. Ao mesmo tempo em que confia a Deus Pai de misericórdia os falecidos, o Santo Padre pede ao céu o conforto e restabelecimento para os feridos, coragem e a consolação da esperança cristã para todos atingidos pela tragédia e envia, a quantos estão em sofrimento e ao mesmo procuram remediá-lo, uma propiciadora bênção apostólica”.

O telegrama de Bento XVI é assinado pelo cardeal Tarcísio Bertone, secretário de Estado de Sua Santidade, na manhã de segunda, 28 de janeiro.

Fonte: CNBB

Oitavo zonal inicia atividades




 As paróquias que compõem o oitavo zonal da Arquidiocese de Natal iniciou as atividades neste ano. No último dia 25, padres, religiosas, diáconos e leigos, entre os leigos jovens, participaram do primeiro encontro do zonal, realizado na Paróquia Nossa Senhora da Penha, em Monte Alegre. Na ocasião foi refletido o tema e lema da Campanha da Fraternidade, abordado pelo Diácono Inácio, do setor Juventude da Arquidiocese de Natal.

O encontro teve a participação do Pe. Matias Soares, vigário episcopal da região, falando sobre a importância da realização da CF 2013 e sobre as assembleias pastorais paroquiais que devem ser realizadas nas paróquias e que o planejamento paroquial deve está em sintonia com o plano arquidiocesano.

O coordenador do zonal, Pe. Iranildo Augusto, pediu aos padres que envolvam os jovens nesta Campanha da Fraternidade e apresentou a equipe de irá desenvolver os trabalhos pastorais no zonal. A equipe é composta pelos seguintes membros: Roberlan Roberto ficará responsável pelo setor Familiar; Pe. Francisco de Assis ficará responsável pelo setor Catequese; Pe. Mario Gomes, setor Juventude; Diácono José Jeová, setor Liturgia e o leigo Flavio Luiz, Pastoral da Comunicação.






Diácono Inácio falando sobre a CF

Pe. Iranildo Augusto, coordenador do zonal





Padres do oitavo zonal

Terezinha Pinto mulher apaixonada pela Igreja



 
Com o falecimento de Tereza de Jesus Medeiros, conhecida por Terezinha Pinto, ocorrido por volta das 9 horas, desta quarta-feira, 30 de janeiro. A  Paróquia de São Bento Abade, em Serra de São Bento, através do Pe. Mário presta suas condolências aos familiares. Quando  o Pe. Mário foi ordenado e transferido para Nova Cruz quem recebeu ele na secretaria foi Teresinha Pinto, ele diz que ela era muito forte, alegre e mesmo depois de aposentada era voluntária na paróquia de Nova Cruz. Ele trabalhou diretamente  com ela e sente muito pela sua morte. 
Resumo d a Pascom de Nova Cruz   
Terezinha colaborou com a Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, desde 1955, quando o Pe. Alcides Pereira, era o vigário paroquial. Por mais de 50 anos em que foi voluntária na Paróquia de Nova Cruz, ela ajudava nas noites de maio, festas de padroeiros, festivais, em tudo que precisava, estava sempre a disposição. No tempo em que o Pe. Pedro Moura estava em Nova Cruz Terezinha organiza o cinema da cidade, colocando a exibição de filmes. No ano de 1993, com a chegada do Pe. Bianor Francisco de Lima Junior, ela começou a ajudar nos trabalhos burocráticos da secretaria paroquial.

Velório de Terezinha Pinto acontece no Colégio de Nossa Senhora do Carmo, e às 9 horas, desta quinta-feira, dia 31, será realizado missa de corpo presente.

ETERNAS SAUDADES!





  



quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Muita gente procura Jesus





Evangelho do dia 


Mc 3,7-12

Jesus, então, com seus discípulos, retirou-se em direção ao lago, e uma grande multidão da Galileia o seguia. Também veio a ele muita gente da Judeia e de Jerusalém, da Idumeia e de além do Jordão, e até da região de Tiro e Sidônia, porque ouviram dizer quanta coisa ele fazia. Ele disse aos discípulos que providenciassem um barquinho para ele, a fim de que a multidão não o apertasse. Pois, como tivesse curado a muitos, aqueles que tinham doenças se atiravam sobre ele para tocá-lo. E os espíritos impuros, ao vê-lo, caíam a seus pés, gritando: "Tu és o Filho de Deus". Mas ele os repreendeu, proibindo que manifestassem quem ele era. 

Grupo de jovens Juc tem nova coordenção


hoje as 17 horas no centro pastoral dom Alair vilar o grupo de jovens Juc de Monte das Gameleiras reuni-se para eleger a nova coordenação. o padre Mário conduziu a reunião e os jovens elegeram por unanimidade Romário como novo coordenador, na mesma reunião Eduarda assumiu a tesouraria. Parabenizamos e desejamos a toda coordenação votos de um frutuoso trabalho.      

                                                  Hugo, lucas, Eduarda e Romário

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

O bem ou o mal no sábado?





Evangelho do Dia


Mc 3,1-6

Outra vez, Jesus entrou na sinagoga, e lá estava um homem com a mão seca. Eles observavam se o curaria num dia de sábado, a fim de acusá-lo. Jesus disse ao homem da mão seca: "Levanta-te! Vem para o meio!" E perguntou-lhes: "Em dia de sábado, o que é permitido: fazer o bem ou fazer o mal, salvar uma vida ou matar?" Eles ficaram calados. Passando sobre eles um olhar irado, e entristecido pela dureza de seus corações, disse ao homem: "Estende a mão!" Ele estendeu a mão, que ficou curada. Saindo daí, imediatamente os fariseus, com os herodianos, tomaram a decisão de eliminar Jesus. 

domingo, 20 de janeiro de 2013

Dia de São Sebastião




São Sebastião (França256 d.C. – 286 d.C.) originário de Narbonne e cidadão
 de Milão, foi um mártir e santo cristão, morto durante a perseguição levada a cabo
 peloimperador romano Diocleciano. O seu nome deriva do grego sebastós, que 
significadivino, venerável (que seguia a beatitude da cidade suprema e da glória altíssima).
De acordo com Actos apócrifos, atribuídos a Santo Ambrósio de Milão, Sebastião era um
 soldado que teria se alistado no exército romano por volta de 283 d.C. com a única intenção
 de afirmar o coração dos cristãos, enfraquecido diante das torturas. Era querido dos 
imperadores Diocleciano e Maximiano, que o queriam sempre próximo, ignorando tratar-se 
de um cristão e, por isso, o designaram capitão da sua guarda pessoal, a Guarda Pretoriana.
 Por volta de 286, a sua conduta branda para com os prisioneiros cristãos levou o imperador 
a julgá-lo sumariamente como traidor, tendo ordenado a sua execução por meio de flechas 
(que se tornaram símbolo constante na sua iconografia). Foi dado como morto e atirado no rio, 
porém, Sebastião não havia falecido. Encontrado e socorrido por Irene (Santa Irene), apresentou-se 
novamente diante de Diocleciano, que ordenou então que ele fosse espancado até a morte. 
Seu corpo foi jogado no esgoto público de Roma. Luciana (Santa Luciana, cujo dia é comemorado 
a 30 de Junho) resgatou seu corpo, limpou-o, e sepultou-o nas catacumbas 

Monte das Gameleiras/RN: Devotos de São Sebastião participam de caminhada penitencial


Monte das Gameleiras/RN

O blog participou na manhã de hoje (19) da ultima caminhada penitencial em Monte das Gameleiras, os fieis devotos de São Sebastião saíram com destino à capela Nossa Senhora da Boa Saúde, tivemos uma boa participação. Um clima maravilhoso e uma visão encantadora do alto onde estar erguida a capelinha de Nossa Senhora da Boa Saúde.

Fotos e postagem: Blog Erinilson Cunha






Monte das Gameleiras/RN 






Monte das Gameleiras/RN: Padre Mário celebra ultima novena em homenagem a festa de São Sebastião 2013

Monte das Gameleiras/RN

Ontem à noite (19) foi celebrada a ultima novena em homenagem a festa de São Sebastião 2013, e teve como noiteiros o Terço dos Homens de Serra de São Bento, e os padrinhos do altar as famílias, Felismino, Faustino e Freitas, Após a celebração os padrinhos do altar ganharam uma pequena lembrança da festa de São Sebastião pela participação nas festividades.

A novena foi celebrada pelo padre padres Mário Gomes pároco da paróquia de São Bento Abade, Serra de São Bento e Monte das Gameleiras. E contou com grande participação popular. Na tarde de hoje (20) acontece procissão de encerramento da festa de São Sebastião 2013.

postado por Blog de Erinilson Cunha
Fotos: Erinilson Cunha

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Jesus curou e perdoou



Evangelho do Dia
Mc 2,1-12

Jesus passou por Cafarnaum, e espalhou-se a notícia de que ele estava em casa. Ajuntou-se tanta gente que não havia mais lugar. Jesus dirigia-lhes a palavra. Trouxeram-lhe um paralítico, carregado por quatro homens. Como não conseguiam apresentá-lo a ele, por causa da multidão, abriram o teto e, pelo buraco, desceram a maca do o paralítico. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: "Filho, os teus pecados são perdoados". Alguns escribas pensavam: "Como pode ele falar deste modo? Está blasfemando. Só Deus pode perdoar pecados!"Jesus disse-lhes: "Por que pensais assim? Que é mais fácil, dizer ao paralítico: 'Os teus pecados são perdoados', ou: 'Levanta-te, pega a tua maca e anda'? Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem poder para perdoar pecados - disse ao paralítico: levanta-te, pega a tua maca e vai para casa!" O paralítico se levantou e saiu carregando a maca. Todos ficaram admirados e louvavam a Deus dizendo: "Nunca vimos coisa igual!" 

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Setor Juventude promoverá evento em preparação para Jornada Mundial da Juventude



Cartaz do Ilumina fé

A partir deste mês de janeiro, o Setor Juventude da Arquidiocese de Natal promoverá, uma vez por mês, uma atividade intitulada “Ilumina Fé”. O evento faz parte da preparação para a Jornada Mundial da Juventude - JMJ, que ocorrerá no Rio de Janeiro, de 23 a 28 de julho deste ano. O primeiro Ilumina Fé acontecerá no próximo dia 26, na Catedral Metropolitana, iniciando às 22 horas, com a celebração da missa. Após a missa, será implantado e rezado o Terço da Juventude, seguido de uma catequese sobre a JMJ. Às duas da madrugada, terá início uma adoração ao Santíssimo Sacramento, seguindo-se Vigília dos Jovens Adoradores, até às 6 da manhã do domingo, 27. Durante toda a noite, haverá animação por conta de ministérios de música, além de momentos de formação com base no YouCat - o catecismo jovem, ação de graças e louvor.

“Acredito que o Ilumina Fé será uma excelente oportunidade de conversão, solidificação da fé e perseverança da minha dos nossos jovens”, destaca o coordenador arquidiocesano do Setor Juventude, Diácono Inácio Lopes.

O Ilumina Fé também tem o objetivo de preparar os jovens para a Semana Missionária, evento que acontecerá na Arquidiocese de Natal, antecedendo a Jornada Mundial da Juventude.

Fonte: Arquidiocese de Natal