sábado, 30 de junho de 2012

Enem 2012 terá 5,7 milhões de participantes


O resultado do ENEM 2011 deverá ser muito mais rápido este ano por conta de novos métodos de correção

Agência Brasil


Exatos 5.790.989 estudantes serão esperados para fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012, marcadas para os dias 3 e 4 de novembro. Este é o número exato de candidatos que confirmaram sua inscrição com o pagamento da taxa. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), é um recorde no número de inscritos desde a criação da prova em 1999. Do total de inscritos, 4 milhões ficaram isentos do pagamento da taxa de R$ 35 porque são alunos de escolas públicas ou porque pertencem a famílias de baixa renda. O número de candidatos pagantes do Enem 2012 é 1.761.233. Mais de 6,4 milhões tinham feito a pré-inscrição no site do Enem, o que significa que 609 mil não concluíram o processo com o pagamento taxa.
No primeiro dia de provas, os participantes terão quatro horas e meia para responder às questões de ciências humanas e da natureza. No segundo, será a vez das provas de matemática e linguagens, além da redação, com um total de cinco horas e meia de duração. A divulgação do gabarito está prevista para 7 de novembro, e o resultado final deve sair em 28 de dezembro.
Desde 2009, o Enem ganhou mais importância porque passou a ser usado por instituições públicas de ensino superior como critério de seleção em substituição aos vestibulares tradicionais. A participação no exame também é pré-requisito para quem quer participar de programas de financiamento e de acesso ao ensino superior, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Ciência sem Fronteiras.


FONTE:  http://noticias.cancaonova.com

Católicos permanecem sendo maioria, apontam dados do IBGE








Da Redação, com Arquidiocese do Rio de Janeiro


De acordo com o Censo Demográfico 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta sexta-feira, 29, os católicos permanecem sendo maioria, embora o número de fiéis tenha sofrido uma redução na última década (passou de 73,6%, em 2000, para 64,6%, em 2010) e haja uma maior diversidade religiosa da população brasileira.

Dos 64,6% da população que professam a fé católica, 72,2% estão no Nordeste, 70,1% no Sul e 60,6% no Norte do país. A proporção de católicos foi maior entre as pessoas com mais de 40 anos, chegando a 75,2% no grupo com 80 anos ou mais.

A análise mostra que outros 22,2% da população são compostos por evangélicos, 8% por pessoas que se declaram sem religião, 3% por outros credos e 2% por espíritas.

CERIS mostra "Igreja Viva"

O Censo Anual de 2010 realizado pelo Centro de Estatística e Investigações Sociais (CERIS) — entidade brasileira de pesquisa religiosa fundada pela CNBB — revelou uma “Igreja Viva”. É o que afirma a análise sociológica da evolução numérica da presença da Igreja no Brasil, feita pelo sociólogo Padre José Carlos Pereira, que também é colaborador do CERIS:

De acordo com o sociólogo, os dados apontam para o aumento do número de paróquias e para a criação de novas dioceses, mostrando uma Igreja em constante crescimento:

“Os teóricos da secularização dizem que a religião está fadada ao fracasso, mas o que vemos é o contrário, pois à medida que surge a necessidade da criação de mais paróquias e estas de serem setorizadas, ampliando, assim, o seu alcance, supõe-se que os resultados são de uma maior adesão religiosa, inclusive de pessoas afastadas”, especifica o texto.

O centro de estatísticas também apontou um crescimento considerável em relação às vocações sacerdotais e religiosas, confirmando no Brasil a tendência do aumento do número de sacerdotes diocesanos e religiosos no mundo — conforme divulgou o Setor Estatístico do Vaticano, na semana passada, ao afirmar que o número passou de 405 mil para 413 mil.

“O quadro geral mostra uma vitalidade da religião católica, por meio de um borbulhar de novas modalidades, ou novas formas de viver a fé católica, por meio das novas comunidades, novos movimentos eclesiais e da volta às origens dos ideais das primeiras comunidades cristãs, que tem refletido outro quadro estatístico, que é da evolução do número de presbíteros entre os anos de 1970 e 2010, conforme vemos na atual planilha do CERIS.Isso indica um retorno ao catolicismo dos afastados, mas também uma identificação maior daqueles que já praticavam o catolicismo, mas não se sentiam muito firmes, identificados com a doutrina católica. Sendo assim, por mais que se diga que houve aumento no número dos que se dizem sem religião, ou que cresceu o interesse e as adesões a novos grupos religiosos e a novas igrejas, a Igreja Católica se revela ainda mais estruturada e em franca expansão, com seus empreendimentos missionários como, por exemplo, os que foram propostos pela Missão Continental”, destaca a redação da análise.

Alguns números da pesquisa

Paróquias

Os dados revelam um crescimento vertiginoso no número de paróquias entre os anos de 1994 a 2010, em diversos Regionais da CNBB, com destaque para os regionais Leste 2 (de 1.263 para 1.722) e Sul 1 (de 1.651 para 2.431) , que correspondem ao Estado de Minas Gerais e Espírito Santo (Regional Leste 2) e ao Estado de São Paulo (Regional Sul 1), que são os dois maiores Regionais em número de paróquias e de contingente populacional.

Padres

Em 2000 eram 16.772 padres. Em 2010 chegou a 22.119 padres. A distribuição de padres por habitantes é outro fator levantado pela pesquisa. Em 2000 havia pouco mais de 169 milhões de habitantes e para cada sacerdote eram 10.123,97 habitantes. Dez anos depois havia aproximadamente 190 milhões de habitantes e cada padre teria o número de 8.624,97 habitantes.

A concentração do clero por regiões brasileiras, segundo a pesquisa do CERIS, mostrou que havia uma concentração maior na região sudeste em detrimento das outras regiões. Do total de padres no país a região sudeste concentrava quase metade dos sacerdotes, com 45%. O sul ficava com um quarto da população de padres, 25%, o nordeste 16%, o centro-oeste apenas 9%. Já o norte seria a região com menos padres, apenas 3%.

FONTE: http://noticias.cancaonova.com

LEIA COM ATENÇÃO E REFLITA!

Recado de Jesus
"A resposta de Deus…."

 Você diz: “Isso é impossível”
Deus diz: “Tudo é possível”

Você diz: “Eu já estou cansado”
Deus diz: “Eu te darei o repouso”

Você diz: “Ninguém me ama de verdade”
Deus diz: “Eu te amo tanto”

Você diz: “Não tenho condições”
Deus diz: “Minha graça é suficiente”

Você diz: “Eu não posso fazer”
Deus diz: “Você pode fazer tudo”

Você diz: “Estou angustiado”
Deus diz: “Eu te livrarei da angústia”

Você diz: “Não vale a pena”
Deus diz: “Tudo vale a pena”

Você diz: “Eu não mereço perdão”
Deus diz: “Eu te perdôo”

Você diz: “Estou sempre frustrado e preocupado”
Deus diz: “Confiai-me todas as suas preocupações”

Você diz: “Eu não tenho talento suficiente”
Deus diz: “Eu te dou sabedoria”

Você diz: “Eu me sinto só e desamparado”
Deus diz: “Eu nunca te deixarei nem desampararei”

FONTE: MENSAGENS DIÁRIAS DO PE. MARCELO ROSSI

Matrícula do Sisu está suspensa em instituições federais

Da Redação, com Agência Brasil


Os estudantes aprovados em 48 instituições federais de ensino superior que participaram do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) não poderão fazer a matrícula, que estava marcada para começar hoje, 29. O processo foi suspenso por decisão do comando de greve da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (Fasubra). A entidade representa os servidores das universidades e institutos federais, que estão em greve desde o dia 11 deste mês.

De acordo com a coordenadora geral da entidade, Janine Teixeira, os técnicos administrativos de todas as universidades federais e institutos federais de educação profissional aderiram à paralisação. Por isso, a matrícula deverá ser suspensa nessas instituições – são 48 entre as 56 que participaram desta edição do Sisu. As outras são instituições estaduais.

A matrícula dos aprovados em primeira chamada estava marcada para começar hoje e terminar em 9 de julho. Após o fim do prazo, seria convocada uma segunda chamada, em 13 de julho. O MEC ainda não se posicionou sobre o assunto. Ainda não se sabe se o resultado da segunda chamada será adiado, nem se o processo de matrícula está mantido nas outras instituições que participaram do Sisu, mas não fazem parte do movimento grevista.
 
FONTE:  http://noticias.cancaonova.com

Papa saúda arcebispos que receberam o pálio

Da Redação, com Rádio Vaticano

Arquivo
O Papa Bento XVI saudou os arcebispos que receberam o pálio nesta sexta-feira, 29
 
 
O Papa Bento XVI recebeu na manhã deste sábado, 30, os arcebispos, juntamente com familiares e amigos que foram a Roma, que receberam o pálio ontem, 29. A entrega deste símbolo de honra e responsabilidade foi realizada durante a celebração de São Pedro e São Paulo, na basílica do Vaticano.

Nas palavras que dirigiu aos presentes, o Papa sublinhou que “a presença dos Arcebispos Metropolitas, provindo de diversas partes do mundo, manifesta de modo visível a universalidade da Igreja, chamada a fazer conhecer Cristo e anunciar o Evangelho em todos os continentes e nas várias línguas”.

Bento XVI dirigiu saudações em diferentes línguas aos vários grupos presentes. Veja abaixo as suas palavras dirigidas aos arcebispos brasileiros que receberam o pálio:

“Saúdo com alegria os Arcebispos brasileiros, Dom Wilson Jönck, de Florianópolis; Dom José Francisco Dias, de Niterói; Dom Esmeraldo de Farias, de Porto Velho; Dom Jaime Rocha, de Natal; Dom Airton dos Santos, de Campinas; Dom Jacinto de Brito Sobrinho, de Teresina; e Dom Paulo Peixoto, de Uberaba; e também o Arcebispo de Malanje em Angola, Dom Benedito Roberto, que ontem receberam o Pálio, sinal de particular comunhão com o Sucessor de Pedro. Queridos Arcebispos, sede para o vosso Povo um sinal de Cristo, Bom Pastor, que guia as suas ovelhas. Dou também as boas-vindas aos sacerdotes, religiosos e fiéis que vos acompanham, pedindo-lhes que rezem pelos seus Arcebispos para que não lhes faltem as forças no cumprimento da sua missão. E, como penhor de alegria e de paz no Senhor, concedo a vós aqui presentes e às vossas comunidades arquidiocesanas a minha Bênção Apostólica.”

FONTE: http://noticias.cancaonova.com

EVANGELHO DO DIA


 CRUZ_2 - RAE 57.JPG

Evangelho (Mateus 8,5-17)

Sábado, 30 de Junho de 2012
12ª Semana Comum







— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 5quando Jesus entrou em Cafarnaum, um oficial romano aproximou-se dele, suplicando: 6“Senhor, o meu empregado está de cama, lá em casa, sofrendo terrivelmente com uma paralisia”.
7Jesus respondeu: “Vou curá-lo”. 8O oficial disse: “Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e o meu empregado ficará curado. 9Pois eu também sou subordinado e tenho soldados sob minhas ordens. E digo a um: ‘Vai!’, e ele vai; e a outro: ‘Vem!’, e ele vem; e digo a meu escravo: ‘Faze isto!’, e ele faz”.
10Quando ouviu isso, Jesus ficou admirado, e disse aos que o seguiam: “Em verdade, vos digo: nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé. 11Eu vos digo: muitos virão do Oriente e do Ocidente, se sentarão à mesa no Reino dos Céus, junto com Abraão, Isaac e Jacó, 12enquanto os herdeiros do Reino serão jogados para fora, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes”.
13Então, Jesus disse ao oficial: “Vai! e seja feito como tu creste”. E, naquela mesma hora, o empregado ficou curado. 14Entrando Jesus na casa de Pedro, viu a sogra dele deitada e com febre. 15Tocou-lhe a mão, e a febre a deixou. Ela se levantou, e pôs-se a servi-lo. 16Quando caiu a tarde, levaram a Jesus muitas pessoas possuídas pelo demônio. Ele expulsou os espíritos, com sua palavra, e curou todos os doentes, 17para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías: “Ele tomou as nossas dores e carregou as nossas enfermidades”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Setor Juventude faz assembleia e define prioridades



Participantes da Assembleia do Setor Juventude
Foto: Daniely Barbosa

Representantes de pastorais e movimentos que trabalham com a juventude, na Arquidiocese de Natal, se reuniram, nos últimos dias 22 e 23 de junho, no Colégio Marista de Natal, e definiram prioridades para o segundo semestre de 2012, com vistas à Jornada Mundial da Juventude - JMJ, que acontecerá no Rio de Janeiro, em julho de 2013.

Durante a assembleia, os participantes pensaram na comemoração do Dia Nacional da Juventude - DNJ, em outubro; definiram os primeiros passos para a organização da Semana Missionária, que antecederá a Jornada Mundial da Juventude; escolheram os representantes da Arquidiocese de Natal que participarão do Encontro da Juventude, em nível de Regional Nordeste 2, da CNBB, neste mês de julho, em Recife (PE); e as atividades que compõem o calendário interno do Setor Juventude.

Outro assunto definido pela Assembleia foi a realização do “Bote Fé na Vida”, que acontecerá dia 22 de julho, marcando a contagem regressiva para a JMJ. O “Bote Fé na Vida” terá concentração na Catedral Metropolitana de Natal, às 14 horas, com celebração eucarística, seguida de uma caminhada até o Largo Dom Bosco, na Ribeira. Essa atividade deverá acontecer em todas as dioceses do Brasil, com a programação de acordo com cada realidade.

“A Assembleia, dias 22 e 23 de junho, foi a primeira sob a coordenação do seminarista Inácio Lopes, que assumiu o Setor Juventude da Arquidiocese, no mês passado”, explica a secretária do Setor, Daniely Barbosa. Participaram da Assembleia, representantes da Pastoral da Juventude, Pastoral da Juventude do Meio Popular, Pastoral da Juventude Estudantil, Comunidade Shalom, Renovação Carismática, Centro Marista de Juventude, Juventude Missionária, Juventude Mariana Vicentina e Articulação da Juventude Salesiana.

Fonte: Arquidiocese de Natal