quinta-feira, 31 de maio de 2012

Maior carreata de Fé da Paróquia de São Bento


  
No ultimo dia do mês de Maio dia 31 aconteceu a maior carreata de Nossa Senhora. A carreata saiu de Serra de São Bento e chegou a Monte das Gameleiras uma hora e meia depois de sua saída. Foram contadas mais de 160 motos e 100 carros. Todas as comunidades da paróquia participaram, foi uma noite Santa, belíssima. Após a chegada na Serra de São Bento houve a Santa Missa de coroação de Nossa Senhora.  Em virtude desta coroação na Matriz as comunidades celebrarão do dia primeiro em diante.
Monte das Gameleiras fará a coroação amanha às 19 horas na capela de São Sebastião. O bairro do Frei Damião por sua também. Obrigado a todos em especial a: Policia Militar, Terço dos Homens, Prefeitura, pedro Mulato, Juninho Som, Erinilson Chunha, Monte das Gameleiras, Daya Confecções,  Coroinhas, Aos Noiteiros, Carros de Som, Grupo de cântico, Motorista e Motoqueiros, as Quermesses, ao grupo de ornamentação, a Todas comunidades.  
Viva a Nossa Senhora!





                           Não era possível faz fotos do final da carreata
                          Chegada em Monte das Gameleiras

Catedral de Natal conquista recorde brasileiro





A Catedral Metropolitana de Natal-RN entra em 2012 para o RankBrasil — empresa que registra recordes brasileiros—por ser a catedral com maior vão livre em concreto protendido, com a marca de 60 metros. 
Também conhecida como Catedral Nova ou Catedral Nova Cidade, a igreja foi inaugurada em 21 de novembro de 1988 e é dedicada a Nossa Senhora da Apresentação.

A área total da Catedral em planta é de 3.250 m² e por sua beleza arquitetônica e concepção estrutural, a obra é vista até hoje como extremamente moderna. Marconi Grevy desenvolveu o projeto arquitetônico. O estrutural é de autoria do engenheiro civil José Pereira da Silva e coautoria dos engenheiros civis Flávio César da Costa Pereira e Fábio Sérgio da Costa Pereira.

Ele explica que o concreto protendido foi utilizado para permitir vencer um vão livre de 60 metros, em cobertura com vigas curvas de altura variável: “Foi um desafio por ser a primeira obra de concreto protendido executada em Natal, com toda a equipe técnica, inclusive operários, radicada na cidade”. 
O engenheiro fala ainda sobre a importância de fazer parte do RankBrasil por um recorde conquistado através da Catedral. “O registro de uma obra emblemática para a engenharia estrutural nacional e para a cidade de Natal é um reconhecimento marcante”, destaca. 

Dificuldades - Entre os problemas enfrentados para executar o projeto, o engenheiro menciona a complexidade da Catedral, a equipe técnica estritamente local e a necessidade de fixação de escoramento e formas de madeira com até 25 metros de altura, sem nenhum acidente. 

Outro obstáculo tem relação com a Matemática: “Na época, o cálculo estrutural foi desenvolvido apenas com a utilização de régua de cálculo e máquina manual de calcular, da marca Facit”. 

Pela escassez de recursos e dificuldades de ordem construtiva, a obra foi executada de forma bastante lenta. Conforme o engenheiro, a Catedral ficou pronta em cinco anos. 

Concreto protendido - A Catedral de Natal foi edificada sem pilares ou vigas no seu interior, no sistema construtivo denominado concreto protendido. 

De acordo com José Pereira, o concreto protendido é recomendado para todas as obras com grandes vãos, nas mais diversas formas, com reduzidas dimensões e deformações. 

A obra - A obra foi toda executada por administração direta da Arquidiocese de Natal, com equipe técnica dirigida pelo engenheiro Malef Carvalho e supervisionada pelo autor do projeto estrutural. 

Uma das curiosidades da obra, segundo José Pereira, é que pela primeira vez foram utilizadas fundações excêntricas, constituídas de tubulões a céu aberto, parte deles servindo apenas de contrapeso. 
Visita do papa - Em 13 de outubro de 1991, a Catedral Metropolitana de Natal recebeu o papa João Paulo II, durante a sua terceira visita ao Brasil. 

Natal Luz - No ano de 2005, a Catedral teve a iluminação do projeto Natal Luz, da Eletrobras. A igreja foi escolhida para obter a decoração especial entre 70 monumentos selecionados em 55 cidades do Brasil. 
A escolha da Catedral aconteceu pela sua moderna arquitetura e por estar localizada no coração da cidade. Ao todo 100 mil lâmpadas e 500 metros de cordão luminoso decoraram a edificação. 


Fonte: http://www.avozdaserra.com.br/

Visita de Maria (Nossa Senhora) a Santa Isabel



"Feliz daquela que acreditou que seriam cumpridas as coisas que lhe foram ditas da parte do Senhor" (Lucas 1, 45)


Evangelho (Lucas 1,39-56)

Quinta-Feira, 31 de Maio de 2012
Visitação de Nossa Senhora




— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

39Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.
42Com um grande grito exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre!” 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre.45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”.
46Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, 48porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 50e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o temem.
51Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 52Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 53Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. 54Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia,55conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”. 56Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Dia Mundial sem Tabaco: cigarro pode matar 8 milhões até 2030

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil


Brasília – O cigarro deve matar em 2011 quase 6 milhões de pessoas em todo o mundo – dessas, 600 mil são fumantes passivos. O número representa uma morte a cada seis segundos. Até 2030, a estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que 8 milhões de pessoas podem morrer em consequência do fumo.
A OMS classificou o tabaco como um dos fatores que mais contribuem para a epidemia de doenças não contagiosas como ataques cardíacos, derrames, câncer e enfisema. O grupo é responsável por 63% de todas as mortes no mundo. Dados indicam que metade dos fumantes deve morrer em razão de uma doença relacionada a esse hábito.
No Dia Mundial sem Tabaco, lembrado hoje (31), a OMS listou avanços no enfrentamento ao cigarro. Entre os destaques estão países como o Uruguai, onde os alertas sobre o risco provocado pelo cigarro ocupam 80% das embalagens. A China, Turquia e Irlanda também receberam elogios por leis que proibem o fumo em locais públicos.
Entretanto, menos da metade dos países que aderiram à Convenção de Controle do Tabaco (2003) e que enviaram relatórios à OMS registraram progresso no combate ao fumo. Apenas 35 de um total de 65, por exemplo, registraram aumento nos investimentos para pesquisas no setor..
Um estudo feito pelo Ministério da Saúde mostra que entre 2006 e 2010 a proporção de brasileiros fumantes caiu de 16,2% para 15,1%. Entre os homens, a queda foi maior – o hábito de fumar passou de 20,2% para 17,9%. Entre as mulheres, o índice permaneceu estável em 12,7%. Pessoas com menor escolaridade - até oito anos de estudo - fumam mais (18,6%) que as pessoas mais escolarizadas - 12 anos ou mais (10,2%).


FONTE: agenciabrasil.ebc.com.br/               

ENCERRAMENTO DO MÊS DE MAIO E COROAÇÃO DE NOSSA SENHORA

É hoje, o encerramento do mês de Maio na Igreja Matriz de São Bento Abade, com a coroação de Nossa Senhora com carreata apartir das 18hs saindo da Igreja Matriz de Serra de São Bento  até  a Cidade de Monte das Gameleiras  e retornando a Serra de São Bento com as Comunidades Rurais à Margem da pista para juntos celebrarmos em União a coroação de Nossa Senhora em Serra de São bento. Todos são Convidados a participar desta grande festa.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Processo de beatificação de Frei Damião segue para Roma em junho

Convento de São Félix
O candidato a beato, Frei Damião, que viveu 66 anos de missão na região Nordeste do Brasil
 
Um homem de fé, que levou uma vida de doação de si em prol dos necessitados. Assim foi a trajetória de Frei Damião de Bozzano, que viveu 66 anos de missões na região do Nordeste brasileiro. Diante de sua fama de santidade, foi aberto o pedido para que o frei seja beatificado. Com o término da fase diocesana do processo de beatificação no último domingo, 27, a expectativa para a aprovação da Santa Sé aumenta, principalmente entre os nordestinos, que puderam acompanhar de perto a obra de Frei Damião.

A abertura oficial do processo de beatificação do frei foi no dia 31 de janeiro de 2003. Desde então, o vice-postulador da causa aqui no Brasil, frei Jociel Gomes, vem trabalhando na chamada fase diocesana, em que se faz o levantamento de documentos sobre a vida do candidato a beato e se colhe depoimentos que comprovem a prática das virtudes cristãs.

“Recolhemos toda a documentação pessoal, escolar, religiosa, também tudo aquilo que foi escrito pelo Frei Damião. Também escutamos os testemunhos de pessoas que o conheceram de perto, conviveram com ele e puderam dar um testemunho, principalmente acerca daquilo que a Igreja pede para o processo de beatificação e canonização que são as virtudes: a fé, a esperança e a caridade”, explicou o vice-postulador.

Para Frei Jociel, essas três virtudes resumem os fatores que agregaram a frei Damião a fama de santidade. “Frei Damião era um homem de muita fé, por causa da fé ele deu a sua vida. Eu sempre digo que Frei Damião foi um homem movido pela fé. Pela fé ele viveu pela fé ele se doou”, disse.

Ele contou ainda que o povo nordestino sempre viu em Frei Damião uma voz de esperança e revelou outra grande característica do candidato a beato que pode ser modelo hoje: o dom da escuta.

“Dentro desses 66 anos, Frei Damião confessou uma imensidão de gente. Alguns que conhecem a vida de santos e de missionários dizem que ele confessou até mais do que Padre Pio. E uma escuta não só dos pecados, mas uma confissão que às vezes também se tornava aconselhamento. Frei Damião parava para escutar as dores e alegrias, a partilha desse povo sofrido”, informou.

Expectativas

A solenidade de encerramento da fase diocesana foi presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, no Convento de São Félix, onde Frei Damião foi sepultado. Como tudo foi feito de acordo com as devidas orientações, frei Jociel acredita que a causa será de fato aceita pela Santa Sé. “No coração do nordestino, Frei Damião já tem um altar, mas a santidade dele precisa realmente ser reconhecida pela Igreja”.

Frei Jociel também informou que, quando esteve em Roma, em fevereiro, ficou sabendo que lá na apostulação geral existe uma grande ansiedade pela chegada do processo de Frei Damião. Se o processo for entregue em junho, seguindo o prazo, em cerca de dois anos a Santa Sé deve dar uma resposta.

Tal retorno está sendo esperado ansiosamente aqui no Brasil. Frei Jociel se diz impressionado com o interesse de pessoas do país inteiro na causa de Frei Damião. Ele informou que já existe uma pesquisa acerca dos possíveis milagres que o frei tenha realizado e que ele está acompanhando cinco casos em especial. Saindo a beatificação, já existe a intenção de entrar com o pedido de canonização.

O Vice-postulador citou ainda o papel dos meios de comunicação, que lá no Nordeste têm anunciado constantemente novidades sobre o processo. “Os meios de comunicação já noticiam tanta coisa negativa então colocar para o Brasil, para outras regiões este testemunho de santidade de Frei Damião como um farol é algo bom a ser transmitido e a gente não pode esquecer essa memória”, finalizou.

Frei Damião

Frei Damião de Bozzano nasceu na Itália em 1898. Aos 33 anos, deixou o país e veio ser missionário no Nordeste do Brasil, onde teve como primeira residência o Convento de Nossa Senhora da Penha. Viveu 66 anos para realizar as “santas missões”, estilo próprio que encontrou para evangelizar. Dedicou sua vida à pregação, à confissão, à celebração da Eucaristia e ao convite para uma conversão e mudança de vida. Já com a saúde debilitada, Frei Damião faleceu no dia 31 de maio de 1997, aos 98 anos, após sofrer um derrame cerebral no Real Hospital Português do Recife. Seus restos mortais repousam numa capela especial, dedicada à N. Sra. das Graças, no Convento de São Félix de Cantalice, onde viveu seus último dias. 
 
FONTE: cancaonova.com/noticia

Evangelho (Marcos 10,28-31)

        


Terça-Feira, 29 de Maio de 2012 8ª Semana Comum

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 28começou Pedro a dizer a Jesus: “Eis que nós deixamos tudo e te seguimos”. 29Respondeu Jesus: “Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e do Evangelho, 30receberá cem vezes mais agora, durante esta vida — casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições — e, no mundo futuro, a vida eterna.
31Muitos que agora são os primeiros serão os últimos. E muitos que agora são os últimos serão os primeiros”.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.