quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Posse do Padre Francisco de Assis em Nova Cruz

Chegada do Pe. Assis

A Igreja Matriz ficou completamente lotada de fieis novacruzense e demais fieis de outras paróquias, como de Nossa Senhora do Livramento de Taipu e Poço Branco, ex-pároquia do Pe. Assis, na noite desta segunda-feira, dia 6, por ocasião da posse do pároco Padre Francisco de Assis Inácio.

O Padre Francisco de Assis foi acolhido na entrada da cidade pelo Vigário Paroquial, Padre Janilson Macedo, seguida de carreata até a Igreja Matriz, onde foi recebido pelo Prefeito de Nova Cruz, Flavio Azevedo Rodrigues de Aquino. Na ocasião o prefeito entregou a chave da cidade, passando para o novo pároco toda autoridade que exerce no município, como Igreja.


Momento da entrega da chave da cidade


Momento da leitura do Juramento de fidelidade ao assumir um ofício a exercer em nome da Igreja 


O Padre Francisco de Assis foi acolhido na entrada da cidade pelo Vigário Paroquial, Padre Janilson Macedo, seguida de carreata até a Igreja Matriz, onde foi recebido pelo Prefeito de Nova Cruz, Flavio Azevedo Rodrigues de Aquino. Na ocasião o prefeito entregou a chave da cidade, passando para o novo pároco toda autoridade que exerce no município como Igreja.

A solenidade teve inicio com a entrada do Padre Assis na igreja matriz, onde foi logo saudado pelos paroquianos. Ele foi até  o altar de onde acenou para os fieis e foi a capela do  Santíssimo Sacramento. Logo após teve inicio a celebração eucarística, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, concelebrada pelo Arcebispo emérito, Dom Matias Patrício.

Vários padres, diáconos e seminaristas da Arquidiocese de Natal/RN e das Diocese de Guarabira e João Pessoa/PB, e Floresta/PE, como também as religiosas Filhas do Amor Divino e Franciscana do Bom Conselho participaram da celebração. Entre os padres da Arquidiocese de Natal estava o Pe. Darci Lopes, coordenador do 8º zonal; Pe. Matias Soares, Vigário episcopal da região e Pe. Valtair Lira, Chanceler da Cúria metropolitana. 
A solenidade também reuniu diversas autoridades constituintes como  prefeito, vereadores e secretários, e o comandante do 8º BPM, Major Genilton Tavares. Fieis paroquianos de Taipu, de Petrópolis, da Arquidiocese de Natal, e da Paróquia de Araruna/PB, também participaram da posse.

Assinatua  Juramento de fidelidade

Durante a solenidade o Padre Francisco de Assis foi nomeado Pároco da Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz. A nomeação de um Pároco é feita pelo Senhor Bispo através de um documento que se chama Provisão de Pároco. Seguida da leitura da Provisão canônica feita pelo Chanceler da Cúria, Pe. Valtair Lira.


O pároco proclamou o evangelho


Depois da liturgia da Palavra o Pároco faz a renovação das promessas sacerdotais, onde Ele será interrogado publicamente para manifestar sua disposição de cooperar com o Senhor Bispo, trabalhando em comunhão com ele e cuidando com zelo da paróquia que lhe será entregue. Na Profissão de Fé o empossando antes de iniciar seus trabalhos como Pároco faz a sua Profissão, conforme determina a disciplina da Igreja. Outra parte da solenidade aconteceu conforme determina o ritual de posse tais como: Entrega da sede presidencial (a sede da presidência é entregue a novo Pároco de onde ele nos ensinará e nos conduzirá); Entrega da chave do Sacrário (o novo pároco recebe a chave do Sacrário, indo até à Capela do Santíssimo e o abre, fazendo uma breve adoração); Sacramento da penitência ou Confissão (Uma das tarefas mais importantes do Pároco consiste em administrar o Sacramento da Penitência; por meio desse Sacramento realiza-se a reconciliação dos pecadores com Deus ).

ENTREGA DOS LOCAIS QUE VIRÃO A SER CONSAGRADOS PELO SEU MINISTÉRIO


Entrega da sede presidencial: a sede da presidência é entregue a novo Pároco de onde ele nos ensinará e nos conduzirá;


Dom Jaime e Dom Matias

Fieis paroquianos de Nova Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário